sábado, 22 de dezembro de 2012



CONHEÇA OS ADOÇANTES NATURAIS QUE PODEM SUBSTITUIR O AÇÚCAR NA SUA ALIMENTAÇÃO

  

03/12/2012 Que o consumo de açúcar refinado faz mal a sua saúde não é nenhuma novidade. Por ser um produto sintético, super concentrado em sacarose e  cheio de aditivos químicos, ele deve ser evitado ou mesmo abolido para quem quer ter uma dieta saudável e equilibrada. Para substitui-lo a melhor opção são os adoçantes naturais, de preferência o melado, mascavo ou mel que contêm micronutrientes.
Uma pesquisa mundial revelou que o brasileiro ingere de 3 a 6 vezes mais açúcar do que a média mundial, não somente quando adoça o café ou chá, mas quanto à quantidade de açúcar que coloca nos doces, e quanto à necessidade de comer tanto doce. Os açúcares são alimentos essencialmente energéticos e a maioria deles por apresentar velocidade de transformação em glicose extremamente elevada, funciona praticamente como injeção de glicose na veia. Isso significa dizer que, uma vez ingeridos, são rapidamente transformados em glicose, a qual é quase que totalmente liberada na corrente sangüínea, causando picos glicêmicos
Em conseqüência deste pico glicêmico, o pâncreas é ativado para solucionar tal desarmonia, liberando insulina (hormônio de armazenagem de glicose e gordura) na circulação sangüínea, provocando assim um triplo comando de obesidade:
*Armazenar gordura.
*Não liberar a gordura armazenada.
*A taxa de glicose no sangue cai demasiadamente (< 70 dg/l), e o cérebro – grande devorador de glicose – libera uma mensagem de que necessita de glicose para seu perfeito funcionamento, ou seja, comer mais doce.
Diante disso, os adoçantes naturais, denominação usada para classificar os adoçantes encontrados na natureza, são sem dúvida a melhor poção.
Conheça alguns dos principais adoçantes naturais:
Esteviosina – bioadoçante sem calorias e de alta qualidade, é retirado da planta estévia. Possui propriedades de equilibrar a insulina, e seu poder adoçante chega a ser 250 vezes maior do que o açúcar convencional.
Frutose – adoçante refinado que possui a mesma estrutura molecular do açúcar da fruta. Possui o potencial de adoçar duas vezes mais do que o açúcar branco.
Mel de Arroz – adoçante com sabor característico concentrado, textura de xarope e doçura suave. Possui um grande teor de maltose e carboidratos complexos.
Amasake – como o próprio nome já diz, este adoçante é de origem Oriental. É produzido a partir de arroz integral e outros cereais, e possui textura consistente.
Mel comum (mistura natural de glucose e frutose) – este adoçante é do tempo da vovó, além de ser muito saboroso, é duas vezes mais doce do que o açúcar, e por isso, pode ser ministrado em quantidades menores. Contêm vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas. Mas deve-se evitar em grandes quantidades, pois pode subir o nível do colesterol.
O xarope de bordo – E uma opção na hora de adoçar as comidas. Ele é obtido da sálvia do bordo e o seu grande benefício é que contêm menos calorias que o mel e o açúcar; além disso, é mais fácil de digerir que o açúcar de cana. Ele contêm minerais como o cálcio, o ferro e o potássio.


DICAS PARA NÃO ENGORDAR COM AS FESTAS DE FIM DE ANO

  

20/12/2012 Final de ano é época de confraternização, comemoração, troca de presentes e de muita, muita comilança. Quem por aqui não fica com água na boca só de imaginar a mesa de Natal e Ano Novo? Isso sem contar com os petiscos, bebidas e sobremesas doces. Calorias a mais que custumam pesar na balança. Mas, alguns cuidados e atitudes podemos driblar esses quilinhos indesejados. Anote as dicas!
Meia hora antes da hora de jantar coma uma banana meio madura, nem muito dura e nem muito mole, isso porque a banana vai te deixar com aquela sensação de “estomago cheio” e ai você não vai precisar comer loucamente na hora da ceia, sem contar que a banana serve para nutrir o corpo.
Coma fibras, elas vão te deixar com a sensação de estomago cheio. Comendo um pouquinho antes da ceia você já vai sentir a sensação de estomago cheio.
Algumas vezes, por mais estranho que pareça, o nosso organismo está com sede e nós temos a impressão de que tudo é fome, então antes de começar a comer tome um copo de água que vai trazer a sensação de saciedade mais cedo do que se você for direto para a comida.
Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente, inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembrem-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.
Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso.
Cuidado com a bebida alcóolica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram.
Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
Não abuse nas quantidades, nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro.
Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia.
No dia da ceia e do almoço do Natal ou ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física.

Homem mais lindo do mundo


Talvez nem seja para você, mas devido a uma pesquisa, onde milhares de pessoas foram entrevistadas, inclusive alguns homens, os homens que se destacaram na pergunta de quem era o homem mais lindo do mundo fisicamente, foram os quatro das fotos acima, ou seja, George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e Jude Law.

Em minha opinião, o Matt Damon e o George Clooney, nem são tão lindos assim, já o Brad Pitt e o Jude Law, concordo que eles tenham sido bem votados. Eles são realmente maravilhosos! Mas gosto não se discute, e se eu tivesse que escolher o homem mais lindo do mundo, seria um pouco diferente!

Enfim, acima você fotos dos homens que foram consagrados os mais lindos do mundo, se eles são realmente, é difícil dizer, pois os gostos são ecléticos, e uma pessoa que eu ache linda, você pode achar feia, e assim vai. Mas mesmo que você não acha que eles sejam os homens mais lindos do mundo, pelo menos você deve concordar que não são de jogar fora, e que seria o máximo estar ao lado de algum destes homens.

domingo, 30 de novembro de 2008

Homens bonitos


Imagine algum destes homens acima te convidando para sair, qual seria a sua resposta? Duvido que você responderia não para homens bonitos  como estes. Mas lembre-se que você também deve dar valor, para o que um homem deste tem por dentro, ou seja, como ele é em seu interior.
De que adiantaria toda esta beleza se ele só falasse de si mesmo, reparasse em seus defeitos, não fosse carinhoso, atencioso, fiel, companheiro, ou se ele te maltratasse? Pense nisso também, na beleza interior das pessoas, ok?
Mas é claro que um homem bonito como estes acima, nunca quer um compromisso serio, não é mesmo? Pois todas devem cair em cima deles, são apenas para o nosso divertimento. Ao menos que conseguíssemos conquistar realmente um homem desses, quem perderia a oportunidade?

Textos postados na categoria Para refletir…

COMO COMBATER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO


Se você sente as pernas tremerem, o coração bater mais rápido, as mãos ficarem geladas, falta de ar, esquecimento, vontade de correr e sumir do mapa, quando precisa falar em público, saiba que você não está sozinho e existe tratamentos e métodos que vão te ajudar a afastar esse medo para bem longe. Estes sintomas surgem por saber que pessoas estarão nos avaliando e aparece o receio de cometer erros e fazer feio. Este medo se chama “verbofobia” ou “pulpitofobia” e identificar esse sentimento irá ajudar a impedir que o medo atrapalhe seu desenvolvimento profissional.
Falar bem em público não é um dom reservado a certas pessoas, e sim uma habilidade que qualquer pessoa pode desenvolver. Uma dica preciosa a todo profissional que utiliza a oratória é não se assustar com o medo, porque isso ajuda a alimentar ainda mais nervosismo. Em raras profissões não acontecem situações em que precisamos falar com outras pessoas, seja para apresentar um projeto, vender uma idéia ou até mesmo participar de uma reunião.
Seguem algumas dicas que irá deixar você mais seguro e confiante para superar a dificuldade de discursar:

Leia, pesquise, se interesse, domine o assunto, é preciso ter intimidade com o que será exposto. Não tenha pressa em terminar o seu discurso. É preciso ter uma atitude equilibrada. Jamais seja arrogante e nem subestime a inteligência de quem está ouvindo. A persuasão só acontece quando há emoção e entonação correta.

Não tente ser nada além de você mesmo. Crie o seu estilo. Por exemplo, não faça piadas se você não é naturalmente engraçado. Uma das piores sensações do mundo é o silêncio pairando no ar depois de uma gracinha. Sorrir é um dos pontos importantes para se conquistar a simpatia do público e te ajuda a relaxar.

Ser humilde e não se preocupar excessivamente com o que os outros estão pensando de você também pode garantir uma certa tranqüilidade. Explorar seus pontos fortes é uma das melhores estratégias para se tornar um bom orador.
Não menos importante é o treino, que por sinal é fundamental, pois a qualidade do discurso será proporcional à quantidade de tempo gasto preparando-o. Um dos pré-requisitos de qualquer boa apresentação é falar como no cotidiano. Converse com a platéia. Quem tenta discursar como se escreve perde a naturalidade. Não decore o texto, prefira entendê-lo.
Prepare-se para todo tipo de pergunta. É inevitável que o público levante questões menos exploradas na sua apresentação. Se você realmente dominar o assunto, terá como prever dúvidas e possíveis objeções. Devolva a pergunta para a platéia – alguém pode saber a resposta – ou dê referências sobre o assunto, mesmo que você desconheça a resposta exata.
O receio de não conseguir cativar o público é comum. Em primeiro lugar, tire da cabeça a idéia de que o público está lá para criticar. Lembre-se de que as pessoas também têm medo de falar em público e, por isso, admiram a sua coragem.
Relaxe com relação ao comportamento de quem está te ouvindo. A preocupação de controlar as reações do público só atrapalha. O fato de alguém estar bocejando pode significar apenas passou a noite com insônia. Alguém que levanta pode ter uma emergência para resolver. Não se escravize pelo comportamento da platéia. Apenas leia os seus sinais para monitorar a sua exposição, para saber, por exemplo, quando fazer uma pergunta ou quando abrir espaço para um debate.
Seja breve senão as pessoas vão ficar inquietas e começar a conversar, a levantar, e você sentirá insegurança.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


outubro
2004

O mundo vai acabar?

Parece que sim, segundo os conspirólogos. Não sabemos como nem quando. Mas teorias sobre como isso poderá ocorrer é que não faltam

por Cláudia de Castro Lima

Não adianta chorar, acender uma vela e rezar. Nem fritar o cérebro tentando imaginar um jeito milagroso de impedir o inevitável: a vida na Terra vai acabar. É o que garantem os conspirólogos do fim do mundo. A principal dúvida sobre a extinção da humanidade é quando isso vai acontecer. A resposta mais provável é: a qualquer hora. Aliás, caro leitor, agora mesmo, enquanto você folheia esta revista, um meteoro pode estar vindo em direção ao nosso planeta e nos acertar em cheio (bem, ao menos você estaria fazendo uma coisa bacana quando tudo acabasse).
Uma das teorias escatológicas mais aterradoras – talvez por já estarmos no meio do processo – é a do superaquecimento da Terra. O vilão, neste caso atende pelo nome de efeito estufa. A atmosfera, a camada de ar que envolve a Terra, funciona como um cobertor que retém o calor do Sol e mantém o planeta aquecido. Sem ela, aqui seria um lugar muito frio. Mas, com a emissão de cada vez maiores quantidades de dióxido de carbono e a destruição das florestas, a temperatura média na Terra está aumentando consideravelmente.
Até aí, nada muito alarmante. O problema é que, com o calor, as calotas polares podem derreter e emitir mais gás carbônico. Como? Liberando-o de dentro de bolhas que estão congeladas nas geleiras. Com isso, o calor aumentaria ainda mais. O superaquecimento também liberaria bilhões de toneladas de outro gás responsável pelo efeito estufa, o metano, existente em determinadas rochas. Percebeu o efeito dominó? Quanto mais gases tóxicos na atmosfera, mais o planeta esquenta.
O resultado seria catastrófico: cidades inteiras seriam inundadas, países sumiriam do mapa, tornados e furacões violentíssimos devastariam o que encontrassem pela frente. As plantações secariam e haveria fome. A economia entraria em colapso. Guerras poderiam eclodir nesse cenário caótico de pouca comida. E, quanto mais seco o planeta, mais quente ele ficaria. Até que a superfície da Terra ficasse parecida com a de Vênus – onde a vida, exceto talvez algumas bactérias, é incapaz de vingar. As simulações climáticas feitas em computador por cientistas do apocalipse são quase unânimes: o nosso tempo estará esgotado lá pelo ano 2050.
QUE FRIA!
Mas corremos o risco de tudo acontecer exatamente ao contrário e entrarmos literalmente numa fria. Isso porque o período de temperaturas amenas em que vivemos é uma exceção. Explica-se: a Terra é um planeta gelado que, de tempos em tempos, fica um pouco mais quente. Os períodos gelados, ou glaciações, normalmente duram 100 000 anos e ocorrem em ciclos. Entre um ciclo e outro, há os períodos interglaciais, que costumam durar cerca de 10 000 anos. É num destes intervalos que estamos atualmente – mas o nosso já dura 12 000 anos. Quer dizer: a qualquer momento, podemos virar picolés.
O mais tenebroso é que as eras glaciais chegam sem aviso prévio. Em determinadas regiões, a temperatura pode cair cerca de 15 graus Celsius. Em outras, pode despencar 40 graus. Nenhuma mudança climática dessa magnitude ocorre impunemente: ela viria acompanhada de tempestades fortíssimas; muitas vezes, de neve. Essa neve se acumularia de tal forma que se transformaria em geleiras. Rios e mares ficariam congelados e muitos animais morreriam. E o que dizer da produção de alimentos? Claro que seria completamente paralisada. Quem não morresse congelado, portanto, morreria de fome. Qual das opções você iria preferir?
É BOMBA!
Outro perigo iminente que enfrentamos é o de uma guerra nuclear. Entre todas as ameaças descritas nesta reportagem, a explosão nuclear é a maior, segundo o astrônomo inglês Martin Rees, da Royal Society e do King’s College da Universidade de Cambridge. Apesar de dizer que a guerra não exterminaria a vida no planeta, Rees acredita que seria um tremendo retrocesso na civilização humana. “Escapamos de um conflito nuclear durante a Guerra Fria. Mas, no decorrer deste século, a ordem política pode renovar o confronto de energias poderosas em que teríamos menos sorte”, disse ele a SUPER. “O risco de um desastre nuclear ocorrer nos próximos 100 anos é de 50%.”
Em seu livro Our Final Hour (“Nossa Hora Final”, inédito no Brasil), Rees afirma que o colapso da União Soviética, por exemplo, deixou como herança uma quantidade de plutônio e urânio enriquecido suficiente para a produção de 70 000 bombas nucleares. Se dividíssemos o poder de fogo só dos Estados Unidos e da Rússia pela população mundial, daria 33 toneladas de explosivos per capita.
Se, por acaso, você tiver a sorte de sobreviver a uma conflagração nucelar, é melhor correr para algum refúgio bem seguro. Onde possa ficar por, pelo menos, um ano. Isso porque haveria uma chuva de partículas radioativas por alguns dias e noites, sem parar. E, até que o nível de radioatividade baixasse, seria preciso esperar umas quatro estações. Na verdade, com tanta fumaça e fuligem na estratosfera, os raios solares ficariam bloqueados por muito tempo. Sem sol nem calor, viveríamos num inverno nuclear, que exterminaria muitas formas de vida, acabaria com nosso suprimento de comida e promoveria, durante algumas gerações, mutações genéticas imprevisíveis.
Outra grande ameaça à humanidade apontada pelo astrônomo Martin Rees é a tecnologia. “Vai ser muito mais difícil tentar controlá-la, pois as novas tecnologias não vão envolver equipamentos grandes e pesados”, diz o cientista. Ao contrário, o que vem por aí será invisível a olho nu: a nanotecnologia. Os aparelhos desenvolvidos por ela têm dimensões medidas em nanômetros, a milionésima parte de um milímetro. Hoje em dia, já há nanotubos e nanofios. E os nanocientistas prevêem o desenvolvimento de nanocomponentes com capacidade de transformar qualquer matéria bruta em outra substância qualquer. Por exemplo: eles conseguiriam rearranjar átomos simples de carbono de forma que o composto vire diamante.
Por causa do tamanho desses nanocomponentes, é muito difícil para os cientistas manejá-los. Por isso, o caminho mais provável é inventar nanocomponentes capazes de se duplicar. Aí é que mora o perigo: um nanocomponente faria uma cópia de si mesmo, e a cópia faria outra cópia, e assim sucessivamente. Até que tudo o que conhecemos neste mundo – inclusive você e eu – fosse varrido da face da Terra. Todos os nossos átomos virariam nanomáquinas replicantes. “O último século foi marcado por imensas conquistas tecnológicas, e o ritmo de mudança deverá ser ainda maior neste novo século. Por isso, o que hoje nos parece ficção científica pode virar uma ameaça concreta”, afirma o astrônomo Rees.
PRESENTE DO CÉU
Outra ameaça que paira no ar é a possibilidade de um meteoro se chocar com a Terra. Essa hipótese não era levada muito a sério até 1978, quando o físico americano Luis Walter Alvarez (Prêmio Nobel da Física em 1968) e o geólogo Walter Alvarez (seu filho) anunciaram que os dinossauros não haviam sido extintos por alguma razão evolucionária, e sim devido ao impacto de um corpo celeste gigante que colidiu com a Terra. A teoria permaneceu sob desconfiança até 1991, quando satélites da Nasa, a agência espacial americana, descobriram uma cratera enorme na Península de Yucatán, no México. Os cientistas calculam que o meteoro que teria acabado com os dinossauros produziu um impacto semelhante ao de 5 bilhões (!) de bombas atômicas. Pobres dinossauros, imagine você.
E não foi somente o impacto em si que causou estragos. A poeira e os escombros da explosão que subiram para a atmosfera obstruíram os raios solares, provocando uma drástica queda da temperatura, o que teria matado muitos seres.
A história deste planetinha azul está recheada de outros casos de impacto de corpos celestes, alguns mais, outros menos desastrosos. Por isso, cientistas do mundo inteiro mapearam o céu e resolveram permanecer em vigilância constante. A Nasa afirma que pode saber com antecedência quando uma dessas ameaças estiver no nosso caminho. Mas, mesmo que nos avisem na véspera, que diabos poderemos fazer? Além disso, há muita gente que não bota fé na bola de cristal dos cientistas. Um exemplo: em março de 1988, um cometa gigante vinha em nossa direção. Ninguém percebeu até que ele já tivesse passado. E, por pura sorte, se desviado da Terra. O argumento de quem acredita que um meteoro é uma grande ameaça é um só: isso já aconteceu. Portanto, pode se repetir a qualquer momento.
Pensando bem, o mais indicado neste momento é acender uma vela e começar a rezar. Ou melhor ainda: esquecer tudo isso, relaxar e aproveitar bastante o pouco tempo que ainda nos resta.

Vivendo perigosamente

Outras ameaças ao planeta azul que podem tirar seu sono. É melhor nem pensar
Buraco negro à solta
Um buraco negro nada mais é do que uma região no espaço cujo campo gravitacional é tão forte que nada consegue escapar dele – nem mesmo a luz. Por essa razão, o “enxergamos” com uma imensa região escura. Normalmente, um buraco negro não fica por aí passeando no Universo. Mas os conspirólogos advertem: eles têm capacidade para isso – e podem chegar até nós, engolindo nosso pobre planeta.
Que os raios gama não nos partam
O Universo é bombardeado por explosões gigantescas todos os dias. Em segundos, uma energia igual à que o Sol emite durante sua vida toda é liberada nesses fenômenos. O resultado das explosões é uma quantidade absurda de raios gama – a mais poderosa radiação do Universo. As estrelas causadoras dos raios gama existem na nossa parte da galáxia. Se (ou quando) esses raios atingirem a Terra, seria como se uma bomba que arrasou a cidade de Hiroshima em 1945 explodisse em cada pedaço do planeta – ao mesmo tempo!
O Cinturão de Kuiper
O Cinturão de Kuiper é uma região situada em algum ponto entre os planetas Netuno e Plutão. É uma espécie de depósito de rochas geladas. Estima-se que haja pelo menos 70 000 desses objetos ali – alguns bem grandinhos. O problema de um deles bater na Terra nem é a parte mais perigosa da história. O que amedronta os cientistas é que os corpos celestes podem ser arremessados em direção ao Sol e explodir. Se isso acontecer, sua poeira seria atraída pela gravidade do Sol e o tamparia, deixando nosso planetinha sem luz nem calor.
O colapso do vácuo quântico
A física quântica estuda as supermicropartículas que constituem a matéria do Universo. Pois se matéria e energia são quase a mesma coisa (lembra-se de E=mc2?), a quantidade de energia existente nessas partículas é imensa. E é justamente um experimento desse tipo que pode dar bem errado. Explorar o vácuo quântico pode iniciar uma terrível reação em cadeia, liberando uma quantidade de energia incomensurável. A explosão seria suficiente para acabar com metade do sistema solar.

Eu acredito!

“Eu acredito nessa linha dos cientistas. Nada é eterno mesmo, e um dia o show termina. Acho que pode acontecer um desastre ecológico de proporções enormes. Já temos aí o efeito estufa. Uma tragédia que provavelmente vai resultar em conflitos e guerras. Como no filme O Dia Depois de Amanhã (não perco um filme de catástrofe, de meteoro caindo na Terra). Agora, nesse lance que em teologia chamam de escatologia, o final dos tempos, o grande acerto de contas etc., nisso tudo eu não acredito – apesar de achar o tema fascinante.”
Laerte, cartunista

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A juventude e o mercado de trabalho
A juventude é uma etapa muito boa, e que certamente traz inúmeros aprendizados, para todas as pessoas. Pois é neste período que os jovens fazem diversas descobertas, realizam atitudes novas, “quebram” a cara, enfim é na juventude que vários deles se descobrem, ou pelo menos tentam se descobrir. Sendo assim é muito bom passar pela juventude com vontades de aprendizados novos, pois são com eles, que os jovens poderão aprender futuramente. E a juventude serve exatamente para isso, ou seja, errar para aprender. Outro grandioso aprendizado que os jovens, ou a maioria deles passa são os empregos. Pois todo jovem ao terminar os estudos do colégio, ou até mesmo de uma universidade necessitam iniciar, a sua busca pelo primeiro emprego. Porém esta busca pode ser difícil, mas nada impossível, para os jovens.
Assim como a juventude o mercado  de trabalho vive em constantes mudanças. E isso acontece em todas as áreas. Exatamente, por isso é que os jovens necessitam estar atualizados, em suas áreas. E estas atualizações acontecem quando, eles buscam se atualizar, ou seja, quando eles buscam novos, e importantes estudos. Mesmo por que, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e por esta razão é que são selecionados sempre os melhores, e aqueles que possuem maiores estudos, e qualificações. E com o mercado de trabalho para os jovens, não é nada diferente, passa na frente os melhores, e que possuem maiores formações. Exatamente por isso, é que os jovens necessitam buscar as suas qualificações, e isso não importa qual seja sua área. Pois o conhecimento está sendo pedido em todos os lugares do mercado de trabalho. E sai na frente os que têm mais informações, e estudos, os que não possuem ficam para trás e perdem grandes chances no mercado de trabalho.
Portanto a juventude, assim como o mercado de trabalho nunca pode ficar parado, ou seja, eles necessitam de mudanças, e as mudanças dos jovens é a qualificação para poder atender a todas, as exigências do mercado de trabalho. E assim fazer sua história em seu emprego.

OPINIÃO: “JUVENTUDE E TRABALHO”- POR ANA FLÁVIA

Confira o artigo da diretora estadual da UNE no Mato Grosso sobre Juventude e Trabalho
“Há tempos são os jovens que adoecem”  [Legião Urbana]
 Em meio às comemorações do mês do “Dia Internacional do Trabalho”, data instituída pela Internacional Socialista, em 1889, em homenagem aos trabalhadores assassinados pela  polícia da cidade de Chicago (EUA), quando manifestavam em favor da redução da jornada e por melhores  condições de trabalho, é importante fazer uma reflexão sobre as atuais condições de trabalho, em especial da juventude, parcela que representa mais de 30% da População Economicamente Ativa (PEA).
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em todo o mundo há 75 milhões de jovens sem emprego e essa taxa de desemprego é o triplo da verificada entre os adultos. Além disso, eles representam quase 40% do total de pessoas sem ocupação.
Quanto ao ingresso dos jovens no mercado de trabalho, ele está intimamente relacionado com a condição social dos mesmos: os jovens vindos de camadas populares começam a trabalhar antes da idade permitida por lei (16 anos, e de 14 a 15 na condição de aprendiz), sem mesmo ter completado o ensino fundamental. Já os de renda mais elevada, ingressam no mercado de trabalho os 18 anos, normalmente após já terem concluído o nível escolar médio. Além disso, os primeiros geralmente vão exercer os chamados “trabalhos não protegidos” (sem carteira assinada, com jornada de trabalho excessiva, em horário incompatível com os estudos, etc.).
Tal situação desfavorável também é vivenciada pelas jovens mulheres, por pessoas negras (de ambos os sexos), por  pessoas portadoras de deficiência e pertencentes ao grupo LGBT.
Assim, infelizmente, para a juventude, o mundo  do trabalho ainda é muito desfavorável: somos cerca de 40% do total de desempregados; os primeiros a serem demitidos em momentos de crise; somos expostos à precarização e recebemos os piores salários. Também  somos as principais vítimas dos assédios moral e sexual. Se negros, essas condições desfavoráveis são ainda mais intensas.  Ainda sem experiência profissional, alcançar o primeiro emprego é algo muito complicado.
Outros fatores ligados ao “mundo” juvenil, como o linguajar, o uso de piercing, tatuagens, corte e cor do cabelo, etc., também são fatores discriminatórios e que dificultam o jovem a alcançar um posto de trabalho.
Estudos têm mostrado que a falta de emprego gera uma série de transtornos para a juventude. Segundo pesquisa realizada por Sarriera e Verdin (1996), jovens desempregados apresentam menor nível de bem-estar psicológico, devido a um sentimento  de “vazio” e impotência frente às dificuldades de inserção no mercado de trabalho, que os desmotiva, privando-os de atitudes mais  positivas e perseverantes na busca  do mesmo.
Entendemos que para a inserção integral do jovem no mercado de trabalho a educação tem papel fundamental. Por isso, insistimos na reivindicação da garantia de um ensino “universal, público, gratuito e de qualidade” e na ampliação da formação profissional e tecnológica.
A  disponibilização de linhas de créditos para financiar empreendimentos específicos da juventude, sejam individuais ou cooperativos, é, também, necessário no caso de querer garantir trabalho autônomo e renda para os mesmos.
Entretanto, talvez o maior desafio a ser perseguido seja o de implementar políticas públicas que possibilitem ao jovem compatibilizar trabalho, estudo e vida social. Afinal, o trabalho não pode causar prejuízos que impeça a elevação da escolaridade e qualificação profissional da juventude.
politico sangue suga thumb Crônica do Sanguessuga Brasileiro
Aproveitando a deixa de nossos ilustres anônimos que adoram de tempos em tempos dar uma cutucadela na Política de situação com requintes de crueldade em nosso mural de recados, já que denúncia anônima é coisa de gente de caráter duvidoso ou de seres tão inferiores que meu arsenal de profanações e adjetivos seria insuficiente para caracterizar.
No meio militar, janeleiros, fofoqueiros e toda sorte de gentalha deste nível tem vida curta, desde bem pequeno usando a farda do melhor Colégio de Minas Gerais, o CMBH, aprendi que homem (no sentido do ser humano) é aquele que tem coragem de falar o que pensa com quem quer que seja e assumir o que fala e pensa, os que não agem assim se prestam a existências insignificantes baseadas em galgar degraus defamando outras pessoas ou afirmando que aqueles que nos fazem frente são de alguma forma incapazes, logicamente e quase sempre bem longe das vítimas, como é costume dos verdadeiros sanguessugas (sangue suga é incorreto)
Os verdadeiros Sanguessugas da sociedade são as pessoas que não produzem, que em um cargo público simplesmente embolsam o salário pago pela sociedade e não fazem outra coisa além de mentir, defamar e criticar o trabalho alheio, aliás trabalho quase sempre que essas pessoas são incapazes de fazer, seja por incapacidade, preguiça ou incompetência, ou quando por um milagre divino o fazem, é sempre copiando o modelo que deu certo.
Realmente tenho que concordar quando dizem que muita gente que critica é como a Raposa que não alcança as uvas e por isso prefere falar mal delas, sendo assim, se você não bebeu um Red Label “on the rocks” (eu odeio, prefiro tequila) na compania do alto escalão municipal, reveja seus conceitos e quem sabe com um trabalho social bem feito, você ganhe uma latinha de refrigerante ou de skol de um cidadão comum agradeicdo por algo que você tenha feito, como eu já ganhei (uma caixa), pode ter certeza, tem muito mais valor.
O Portal Jaguaraçu, como é de costume, quer ver o circo pegar fogo não faz nenhum tipo de censura aos comentários dos internautas, mas seria tão bom se as pessoas assumissem o que tem pra dizer.
45912453 7b21b6ae7c thumb Crônica : Manhã de Sábado
- Papai, quero uma coxinha
- De jeito nenhum, você vai almoçar daqui a pouco e sua mãe pediu para não te dar porcarias.
Não adiantava, os pedidos da mãe nunca eram atendidos, afinal todo sábado lá pelas 11 da manhã era sagrado, Alcides dava uma desculpa e o compromisso na rua tinha sempre uma razão, tomar uma cervejinha no boteco da esquina, se é que podia chamar aquela portinhola com uma geladeira Prosdócimo dos anos 60 e uma estufa suja de boteco, aquilo ali era um mafuá de quinta categoria, mas que por motivos que fogem a compreensão humana era ali que ficava reunida a turma da pelada, os jogadores de baralho e gente como Alcides, que gostava de simplesmente ficar ali jogando conversa fora.
No arraial, um distrito de lugar nenhum se pregava a trilogia de cidade pequena, ou seja, falar de futebol, de política e da vida dos outros e enquanto garrafas eram consumidas junto com churrasquinho de carne de segunda amaciada com Coca-Cola, a meninada movida a balas e salgadinhos de milho que o dono da birosca  estrategicamente colocava bem ao alcance da molecada, se divertia com uma bola de meia na rua de terra batida que o Prefeito prometera asfaltar no primeiro mandato
- Feliciano é uma traíra, não se elege nem para vereador mais, é uma vergonha isso aqui
As críticas tinham razão de ser, em dois mandatos, o Prefeito não tinha cumprido quase nada que prometera mas as filhas estavam na melhor faculdade de medicina da capital e a mulher desfilava siliconada pelas festas da sociedade local
- Papai, me dá uma coxinha
Alcides tinha acreditado que o caçula tinha esquecido do salgado, afinal era uma questão sanitária negar o pedido, aqueles salgados eram sistematicamente motivo de reclamações de diarréias e outros transtornos digestivos dos corajosos que depois de duas ou três doses de aguardente resolviam desafiar o bom senso e arriscar-se em um terreno sombrio
- Alcides, as Galinhas já reencarnaram e essas coxinhas ainda estão aí
Apesar da maledicência, o quesito higiene não era o forte do dono do lugar, pois o velho bebia mais do que os clientes e a mulher, que as más línguas locais diziam que não gostava de tomar banho era quem preparava os petiscos suspeitos em um fogão imundo no fundo do cômodo junto a caixas de cerveja. A panela usada para o preparo continha uma substância preta viscosa que em algum momento da história da humanidade poderia ter sido óleo de soja.
Certa época cismaram em vender pizzas pelo telefone, arrumaram um velho celular e colocaram um cartaz escrito a mão “Fazemos pitssas e entregamo na casa do fregueis”. Pelo que consta só tiveram um cliente que corajosamente em um domingo a tarde encomendou uma de tamanho família de queijo e frango
- Capricha pra mim no frango hein
Dizem que quando a encomenda chegou embrulhada em papel de açougue para espanto do cliente havia alguns pedaços de queijo minas bem grandes além de duas asas e um pé de galinha rodeado de tomates e rodelas de cebola como recheio.
- Menino, esquece essa coxinha, pega lá um refrigerante e um pacote de pururuca
Pouco a pouco os homens iam tomando rumo, o assunto acabando e o alcool subindo a cabeça, além disso Alcides sabia que a Mulher fatalmente repetiria a mesma ladainha de todo sábado:
- Encheu a barriga do menino de porcaria né Alcides, agora ele não almoça.
A lembrança e a previsão do futuro fizeram Alcides verter em um gole só o último copo de Cerveja, pagou a bebida, a despesa do garoto e gesticulou para os amigos
- Vamos embora menino, o almoço deve estar pronto.
O Caçula deu uma última olhada para a quitanda como quem procura mais alguma coisa para pedir mas foi puxado pela mão do Pai e pouco depois sumiram atrás da poeirada levantada por um automóvel que passava
André Henrique G. Lécio – Março de 2011

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

bartolomeubbs + Follow Direitos e deveres do cidadão pelos alunos by bartolomeubbs on Sep 05, 2011 574 views No comments yet Subscribe to comments Post Comment Direitos e deveres do cidadão pelos alunos Direitos e deveres do cidadão pelos alunos Document Transcript 1. UMA BOA EDUCAÇÃO GARANTE UM FUTURO MELHOR:Todo mundo tem que ter educação e ser comprometido com os estudos.Sem educação não há futuro. Danilo – 6º ano BPara termos um belo futuro precisamos de uma boa educação.Para sermos médico, professor, precisamos ser educados e precisamosestudar. Beatriz aparecida – 6º ano BPara ter um futuro melhor depende da educação, dos estudos, etc,e se quisermos que os filhos tenham um futuro melhor,tem que ter educação, se não tiver não consegue nem arrumar emprego. Nathália Paranaíba – 6º ano BA educação nos traz aprendizagem melhor,e no futuro, quando formos fazer um currículo,nós já sabemos ler e escrever melhor. Flávia – 6º ano BToda criança tem direito ao estudo.Todas crianças que estudam, aprendem a ler e a escrevere quando terminar os estudos, elas têm direito ao trabalho. Mayene – 6º ano BSe estudarmos muito, teremos uma boa educaçãoe teremos um futuro bem melhor e muitas ideias. Quelita – 6º ano BCom uma boa educação nós conseguimos tudo:um bom emprego, uma boa casa, uma vida melhor de se viver e um bomfuturo. Elias – 6º ano BCom educação, todo mundo consegue alcançar o que quer:estudo, emprego e muitas coisas a mais.Uma boa educação vem de dentro de casa. Otávio – 6º ano B 2. Com uma boa educação e uma boa aprendizagemgarantimos o futuro que queremos para nós.Sem estudo nós não conseguimos ter o futuro que queremos. Vandelúcio – 6º ano BSe nós estudarmos, fizermos uma boa faculdade,podemos ter um futuro melhor como médico, engenheiro, etc. Nathália de Fátima – 6º ano BUma boa educação nos leva a um futuro melhorcom condição de emprego melhor,como empreiteiro ou médico. Wisio – 6º ano BNão adianta só estudar e ser inteligente.Tem que ter educação,tem que ter os dois para ficar perfeito. Dávila – 7º ano BSe você tiver uma boa educação,você terá um futuro onde você será respeitado por todose terá um trabalho melhor. Daniel Ferreira – 7º ano BA educação, para mim, é como se fosse uma chavepara garantir um bom futuroe, em alguns casos, muitas pessoas perdem amizadee, às vezes, até o emprego por não terem educação.A educação é importante, porque sem ela vocês não chega a lugar algum! Nayara – 7º ano BDevemos ir à escola e estudar...Não fazer bagunça e não enturma com mal elemento,Não procurar o caminho errado, mas estudar sim...Para quando crescer, se formar e ter um trabalho melhor. Pedro Henrique Medeiros – 7º ano B 3. TODA CRIANÇA TEM DIREITO AO ESTUDOAs crianças sempre devem estudar, pois assim terão um futuro melhor.Muitos brasileiros são analfabetos, pois não estudaram e sim, trabalharam,enquanto deveriam estar estudando. Wisio – 6º ano BCrianças têm que estudar, ter educação, promover um futuro, uma carreiraprofissional e aprender mais e mais sobre tudo. Nathália de Fátima - – 6º ano BToda criança tem o direito de estudar porque sem estudo as crianças nãoconseguem um futuro melhor. As crianças têm direito a melhores estudos,bons professores, acompanhamento e incentivo dos pais. Vandelúcio – 6º ano BSem estudo como nós vamos viver?Sem estudar nós não conseguimos um bom emprego e nem uma boa vida. Elias – 6º ano BTodas as crianças de toda raça, cor, de todo jeito tem que ter direito deestudar. Flávia – 6º ano BTodas as crianças merecem um estudo, porque sem estudo as pessoas nãotêm caráter, e sem caráter não tem respeito. Danilo – 6º ano BSe todas as pessoas tivessem estudo, não teria tanta violência que existehoje no nosso país. Maria Eduarda Santos – 7º ano BO estudo é uma oportunidade grande de enxergarmos o mundo melhor. Janaina – 7º ano BEducação é uma coisa que ninguém consegue tirar da gente. Kaique – 7º ano B 4. CADA SER HUMANO É ÚNICO E TODOS MERECEM RESPEITOSe eu respeito você, eu sou respeitada.Cada um de nós precisa ser respeitado.Só por que eu sou negra, posso ser respeitada? Com certeza, não!Todos nós merecemos respeito.Todos somos filhos de Deus! Beatriz Aparecida – 6º ano BNão importa se é pobre, rico, negro, branco, pardo, grande ou pequeno...Todos merecemos respeito.Todos somos iguais,Ninguém é diferente de ninguém. Nathália F. Paranaíba – 6º ano BCada ser humanoPode ser negro, branco, usar óculos, ter algum problema...Todos merecem respeito,Todos nós somos iguais! Flávia – 6º ano BTodo ser humano tem direito ao respeito.E dar o respeito é dever de todos.Ajude a mudar este mundo...Todos devemos e merecemos o respeito.Respeite-se e aos outros também! Mayene – 6º ano BCada estado tem seu modo de falar diferente,Cada região tem sua cultura diferente...Por isso, nós temos que respeitar a todosPelo que eles são,E não pelo que eles não são... Elias – 6º ano B 5. Toda pessoa merece respeitoE também tem que respeitar as outras pessoas.Ser único não quer dizer melhor do que o outro.Todos nós somos iguais! Otávio – 6º ano BDevemos respeitar cada pessoa, respeitando a cor e a nacionalidade,Não importando se é diferente ou não.Nós devemos respeitar cada qual à sua maneira,Com amizade, sem nenhum tipo de preconceito com a pessoa.Todos merecem respeito! Vanderlúcio – 6º ano BTodos nós somos diferentesCom nossa raça, nacionalidade, religião, ou deficiência...Todos merecemos respeito,Porque todos nós somos especiais! Wizio – 6º ano BTodo mundo tem que respeitar ao próximo.Rezo todo dia para que no futuro não exista preconceito. Kaique – 7º ano BRespeito é sagrado para mim...Eu sei que devemos respeitar os outros,mas principalmente os mais velhos. Dávila – 7º ano BNão devemos julgar as pessoas, e sim aceitá-las como elas são.Todos têm seu jeito, mas se você olhar bem,verá que elas são bem diferentes do que você imagina. Daniel Ferreira – 7º ano B 6. OS IMPOSTOS PAGOS POR NÓS DEVEM SER TRANSFORMADOS EM BENEFÍCIOS PARA TODOS!Todos nós pagamos impostos e, algumas vezes a gente, não vê e váriosprefeitos pegam esse dinheiro para eles e não para melhorar os benspúblicos. Mayene – 6º ano BNós devemos pagar os impostos, porque com o nosso dinheiro podemos fazervárias coisas melhores para o nosso país. Flávia – 6º ano BOs impostos que pagamos devem se transformar em benefícios para nósmesmos, mas temos que ficar atentos para saber se é isso mesmo que estásendo feito. Bárbara – 6º ano B OS BENS PÚBLICOS PERTENCEM A TODOS NÓS!Com certeza os bens públicos pertencem a todos nós,mas por isso não podemos descuidar deles,temos que cuidar deles e lembrar que eles são de todos. Danilo – 6º ano BOs bens públicos são todos nossos,mas nós devemos conservar,não podemos sair destruindo tudo o que a gente vê pela frente. Otávio – 6º ano BDevemos contribuir com a nossa parte:ajudando as escolas, hospitais, creches, ajudando a cidade melhorar. Rafaella – 6º ano B 7. NÃO BASTA VOTAR, TEM QUE PARTICIPAR!Nós temos que cobrar dos políticos o que eles estão fazendo para melhoraras condições de vida das pessoas. Não podemos eleger quem não faz nada. Vanderlúcio – 6º ano BNão adianta só votar, tem que saber o que o prefeito, vereador ougovernador estão prometendo, pois temos que saber se eles irão cumprircom a promessa. Nathália Paranaíba – 6º ano BAos 16 anos, todos têm o direito de votar, e eles votam e não ajudam afazer as coisas. Tem que ajudar, não basta só votar. Participe mais dasações do prefeito. Mayene – 6º ano BTodo mundo pode ajudar a construir um mundo melhor. Klayver – 7º ano BNão adianta as pessoas só votarem.Elas têm que participar, conhecer bem em quem vai votar,e vê se essa pessoa tem competência para mudar e ajudar as pessoas. Janaina – 7º ano B
Direitos e Deveres do Cidadão Brasileiro Cidadão brasileiro, Sociedade, Direitos e deveres. Palavras simples, mas que abrigam sentidos tão complexos. Todos os indivíduos têm direitos e deveres. Devemos lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los. Na constituição brasileira os artigos referentes a esse assunto podem ser encontrados no Capítulo I, Artigo 5º que trata Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Às vezes cidadãos se vêem privados de usufruírem de seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo; é incrível mas ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal só porque não pertencem a mesma classe social, raça ou religião que a sua. Nós cidadãos brasileiros temos direitos e devemos fazer valer o mesmo independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas estão se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso estão correndo atrás de seus direitos. Mas como cidadão brasileiro não temos apenas só direitos, mas deveres para com a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade. Por fim, se realmente queremos ser cidadãos plenos e conscientes de nossos deveres de cidadania, temos que lutar para que seja cumprida todas as leis! A Declaração do Homem e do Cidadão 1- Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. 2- A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. 3- O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente. 4- A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei. 5- A lei não proíbe senão as acções nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene. 6- A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos. 7- Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência. 8- A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada. 9- Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei. 10- Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei. 11- A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei. 12- A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada. 13- Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades. 14- Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a cobrança e a duração. 15- A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração. 16- A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição. 17- Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indemnização.
Direitos e Cidadania Cidadania (do latim, civita, "cidade"), é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, no entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Direitos e deveres do Cidadão Constituição Federal de 1988 Devemos lutar para que os nossos direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter a consciência de nossos deveres e cumpri-los. Como Cidadão você tem direito de: Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz; Direito de igualdade perante a Lei; Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante; Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações telegráficas, de dados e telefônicas; Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, cientifíca, literária, e de comunicação; Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas; Direito à Informação, Direito de propriedade; Como Cidadão você tem o dever de: Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo; Cumprir a leis; Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes; Educar e proteger nossos semelhantes, Proteger a natureza; Proteger o patrimônio comunitário; Proteger o patrimônio público e social do país; Colaborar com as autoridades Direitos do Consumidor Cód. de Defesa do Consumidor Os consumidores têm o direito de denunciar estabelecimentos comercias quando se sentirem prejudicados por eles na aquisição de bens , produtos ou serviços.Abaixo seguem os casos mais comuns de abusos contra o consumidor: Preços diferentes nas gôndolas e no caixa; Produtos com prazo de validade vencido ou sem a data do vencimento; Mercadorias expostas nas vitrines sem preços; Financiamentos sem explicar o numero de prestação, valor total a vista, valor total aprazo e valor dos juros; Propaganda enganosa;

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Agradecimento Eu agradeço a Deus... Pelos impostos que eu pago, porque isso significa que tenho um emprego ... Pela confusão que eu tenho que limpar após uma festa, porque isso significa que estive rodeado de amigos... Pelas roupas que estão um pouco apertadas, porque isso significa que tenho alimentos para comer ... Pela minha sombra que me segue, porque isso significa que ando ao sol... Pelas paredes de casa, que precisam ser pintadas, pela lâmpada que precisa ser trocada, porque isso significa que tenho minha moradia ... Por todas as críticas que faço às coisas que não me satisfazem, porque isso significa que tenho liberdade de expressão... Pelo único lugar para estacionar que encontro, bem ao fundo do estacionamento, porque isso significa que, além de ter a felicidade de poder andar, tenho a sorte de ter um meio de transporte ... Por aquela senhora que, desafinadamente, canta atrás de mim, porque isso significa que posso ouvir... Pelo cansaço e os músculos doloridos que eu sinto ao final do dia, porque isso significa que tenho saúde para trabalhar... Pelo despertador que toca às primeiras horas da manhã, porque isso quer dizer que estou VIVO ! E, finalmente... Pelos e-mails que recebo diariamente, o que significa que tenho amigos que pensam em mim, ainda que em poucos minutos, diante de uma tela... Por mais difícil que esteja sua situação, tente sorrir. Você verá que será mais fácil passar por mais essa prova... E repasse essa mensagem. Se não resolver seu problema, ao menos irá iluminar o dia de alguém!
Hora atual no Brasil
19:13:09
Sex (14)
20:13:08
Sex (14)
19:13:08
Sex (14)
18:13:08
Sex (14)
19:13:08
Sex (14)
20:13:09
Sex (14)
Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Martin Vaz e Trindade:


O Brasil utiliza três fusos horários e como outros países, também faz uso do Horário de Verão. O primeiro fuso abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Atol das Rocas e os penedos de São Pedro e São Paulo. Nessas ilhas a diferença para o fuso padrão UTC é de 2 horas e de 1 hora a mais com relação ao Distrito Federal. As ilhas brasileiras não observam o horário de verão.
O segundo fuso abrange todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Estado de Goiás e o Distrito Federal. Em todos esses Estados, a diferença para o fuso padrão UTC é de -3 horas.
O terceiro fuso engloba os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a diferença com relação ao UTC é de -4 horas.

Horário de Verão
O Horário de Verão brasileiro tem início a zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e vigora até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro, mas apenas em parte do território nacional, quando os relógios são adiantados em 1 hora.
Quando houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento da hora de verão ocorrerá no domingo seguinte.
A hora de verão é observada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia (desde 2011) e no Distrito Federal.
Os Estados da Região Norte e Nordeste não aplicam o Horário de Verão (Com exceção da Bahia, que em 2011 aplicou a medida).


Rio Grande do Sul -3-2
20:11:41
Santa Catarina-3-2
20:11:41
Paraná-3-2
20:11:41

São Paulo -3-2
20:11:41
Rio de Janeiro-3-2
20:11:41
Minas Gerais-3-2
20:11:41
Espírito Santo-3-2
20:11:41

Goiás-3-2
20:11:41
Mato Grosso-4-3
19:11:41
Mato Grosso do Sul -4-3
19:11:41
Brasília (DF)    Hora Legal-3-2
20:11:41

Amazonas-4-4
18:11:41
Amapá-3-3
19:11:41
Acre-4-4
18:11:41
Pará-3-3
19:11:41
Rondônia-4-4
18:11:41
Roraima-4-4
18:11:41
Tocantins-3-3
19:11:41

Alagoas-3-3
19:11:42
Bahia-3-3
19:11:42
Ceará-3-3
19:11:42
Maranhão-3-3
19:11:42
Paraíba-3-3
19:11:42
Pernambuco-3-3
19:11:42
Piauí-3-3
19:11:42
Rio Grande do Norte-3-3
19:11:42
Sergipe-3-3
19:11:42

Pernambuco
Fernando de Noronha
-2-2
20:11:42
Ilhas
Trindade, Martin Vaz, Atol das Rocas
Penedos de São Pedro e São Paulo
-2-2
20:11:42

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012









:





a)       os produtores-_________________________________________

b)      os consumidores-_________________________________________________________________

2) Quando a ave representada no esquema acima morrer quem se beneficiará na cadeia alimentar?

_____________________________________________________________________________________

3)Cite uma interferência que o ser humano realiza no meio ambiente que pode causar  um desequilíbrio de uma cadeia alimentar. Justifique sua resposta: 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Por causa da falta de chuva alguns animais da fazenda de João morreram. Analise a situação e responda:

a)Por que esses animais morreram? _________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

b)Essa cadeia alimentar está em equilíbrio? ______________________

c)O que acontecerá com os animais mortos se eles permanecerem no solo ou forem enterrados?

5) Escreva o nome do processo que auxilia os vegetais na produção do seu próprio alimento:

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Escola Estadual Leme  do  PradO

LADARIO, ---------------------------------------------------
ALUNO(A)-------------------------------------------------------------------------------
EXAME  FINAL DE GEOGRAFIA
PROFESSORA FATIMA  DOROTEIA 



1- A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 15 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.

a) 10 horas   b) 11 horas   c) 12 horas     d) 18 horas

2- Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.

a) 6 horas   b) 7 horas      c) 12 horas     d) 13 horas



Utilize o mapa de fusos horários do Brasil para responder as questões a seguir:



3- Quantos fusos horários o Brasil possui?
4- Explique porque foram traçados limites práticos no mapa?
5 - O horário da sua cidade está atrasado quantas horas em relação ao fuso horário de Greenwich?


6- Se na Bahia forem 6 horas que horas serão em:

a) Acre
b) Brasília 
c) Fernando de Noronha 
d) Roraima
e) São Paulo

7- As amigas Milena e Maria Clara que moram em Pernambuco resolveram passar férias em Manaus no Amazonas. As duas saíram de Pernambuco às 11 horas, sendo que a viagem de avião durou 4 horas. Considerando o fuso horário do Brasil, que horas as amigas chegaram em Manaus? Lembre-se de somar a duração da viagem.


8 - São 9:00 horas em Minas Gerais, que horas são em Rondônia?
9-São 8:00 horas no Mato Grosso do Sul, que horas são na Bahia?


Aprenda mais brincando!

Clique no link e jogue! http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swft



BOA PROVA!!!!!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESCOLA ESTADUAL LEME  DO  PRADO
 

1)Decomponha os números a seguir:
a) 2.796 =
b) 4.860 =
c) 1.908 =
d) 15.082 =


2)Escreva os números formados em cada caso:
3.000 + 700 + 80 + 2 =
500 + 7 =
10.000 + 2.000 + 900 =
6.000 + 600 + 60 + 6 =



4)Marquinho ganhou de sua mãe uma cédula de R$ 5,00, duas de R$ 2,00 e três moedas de: R$ 0,25 o que dá um total de:
(A) R$ 7,25
(B) R$ 7,75
(C) R$ 9,25
(D) R$ 9,75


5)A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano.
Estações do ano Total de visitantes (aproximadamente)

Verão 1 148 - Outono 1 026 - Inverno 1 234 - Primavera 1 209





6)Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes?
(A) Inverno.
(B) Outono.
(C) Primavera.
(D) Verão.


7)Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?
(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6


8)Ontem começou a chover às 15 horas e a chuva só parou hoje às 8 horas da manhã. Quanto tempo ficou chovendo?
(A) 7 horas
(B) 11 horas
(C) 17 horas
(D) 23 horas


9)Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário
de Antônio?
(A) 10
(B) 14
(C) 19
(D) 40

10)O Circo “Los Pampas” anuncia que o espetáculo vai começar às 15h 20min e terá duração de 2 horas e 30 minutos.
Então a que horas vai terminar o espetáculo do circo?
(A) 17h 10min
(B) 17h 20min
(C) 17h 30min
(D) 17h 50min

11)Um operário inicia seu trabalho na fábrica todos os dias às 8 horas e termina suas atividades às 14 horas. Quantas horas este operário fica na fábrica?
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8


12)Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25. Que quantia Fernando tem no cofrinho?

(A) R$ 1,55
(B) R$ 1,80
(C) R$ 2,05
(D) R$ 4,05

13)O número 5.001 é igual a
(A) 500 + 1
(B) 500 + 10
(C) 5.000 + 1
(D) 5.000 + 10

14)Uma passagem de ônibus da cidade de Abuí para Batatu custa 13 reais. Em uma viagem, o trocador vendeu 15 passagens. Quanto ele recebeu?
(A) 28 reais
(B) 60 reais
(C) 185 reais
(D) 195 reais

15)Em uma viagem, um caminhão transporta 2.250 tijolos. Quantos tijolos transportará em 35 viagens, levando sempre essa quantidade?
(A) 76.550
(B) 77.750
(C) 78.750
(D) 78.785

16)O resultado de 38.080 – 27.132 é
(A) 10.948
(B) 11.152
(C) 11.948
(D) 11.958


17)Qual é o resultado desta operação?
10.000 – 589
(A) 9.411
(B) 9.521
(C) 10.521
(D) 10.589

18)O produto de 50 x 231 é
(A) 11.050
(B) 11.550
(C) 11.600
(D) 11.650

19)O resultado da multiplicação 64 x 32 é:
(A) 320
(B) 1.048
(C) 1.948
(D) 2.048

20)O cálculo de 480÷5 é
(A) 106
(B) 96
(C) 86
(D) 76

21)O resultado de 848 ÷ 8 é
(A) 126
(B) 116
(C) 106
(D) 196

22)Uma boneca custa R$10,50. Qual é o MAIOR número de bonecas que eu posso comprar com R$ 50,00?
( ) uma
( ) duas
( ) três
( ) quatro

23) A temperatura normal de uma pessoa é 36,5 graus. Jane está com febre e sua temperatura está medindo 39 graus.Quantos graus acima do normal está a temperatura de Jane?
Calcule:


R:_________________________________________________________
24)Qual é o resultado desta operação?
100.000 – 50.890
Calcule:


R:_________________________________________________________
25)Qual é o resultado de 98.764 + 9.876 + 987?

Calcule:




R:____________________________________________________
Aluno(a): __________________________________________________________________________
Data: _____/_____/________      ANO : _______________      Professora: _______________________
  EXAME FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
Valor da prova (4.0)
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS DE 1 A 5:
A GALINHA E OS OVOS DE OURO
                                            Esopo (com adaptações)
Certa manhã, o fazendeiro Claudionor descobriu que sua galinha Griselda tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à sua mulher Matilde, dizendo:
__ Veja Matilde! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou:
"Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.
Moral: Quem tudo quer tudo perde.


1)    O homem ficou rico porque        (0.5)
( A ) apanhou o ovo, correu para casa e mostrou para a esposa.
( B ) descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.
( C ) matou uma galinha que tinha um tesouro dentro da barriga.
( D ) vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.
2)    A história trata, principalmente, da         (0.5)
( A ) esperteza.
( B ) ganância.
( C ) ignorância.
( D ) maldade.
3)    O fazendeiro resolveu matar a galinha porque (0.5)
( A ) achou que ela escondia um tesouro.
( B ) descobriu que ela botava ovos comuns.
( C ) percebeu que ela era igual às outras galinhas.
( D ) vendeu o segundo ovo por melhor preço.
4)    O fazendeiro acreditou que dentro da galinha havia                   (0.25)
( A ) carne.
( B ) dinheiro.
( C ) ovos.
( D ) tesouro.
5)    O texto “A GALINHA E OS OVOS DE OURO” é                                       (0.25)
( A ) uma carta.
( B ) um conto de fadas.
( C ) uma fábula.
( D ) um bilhete.
 
6)       Reescreva a frase trocando as palavras grifadas por um sinônimo:           (0.5)
a) A galinha tinha posto um ovo de ouro.
________________________________________________________________________________
b) Por dentro, ela era igual a qualquer outra.
________________________________________________________________________________
7)       Reescreva a frase trocando as palavras grifadas por um antônimo:          (0.5)
a) A galinha era igual às outras = ________________________________________________________________________________
b) O fazendeiro ficou rico = ________________________________________________________________________________
8)       Retire do texto:          (0.5)
a) 3 substantivos próprios: __________________________________________________________________________________
b) 3 substantivos comuns: __________________________________________________________________________________
c) 2 palavras com encontro consonantal: __________________________________________________________________________________
d) 2 palavras com encontro vocálico: __________________________________________________________________________________
9)       Ditado de PALAVRAS       (0.5)
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________