sábado, 30 de março de 2013

Passamos a vida em busca da felicidade. Procurando o tesouro escondido. Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade. Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes. E, assim, uns fogem de casa para serem felizes
e outros fogem para casa para serem felizes. Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes. Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes. Uma busca infinda. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto. Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos. Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo,
naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo tem que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes. Saiba: A única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser passamos a vida em busca da felicidade repartida. Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo. Desejo muitas Felicidades!

André e Fernanda com fãs em Praia Seca (Araruama-RJ) #andre #fernanda #vilanelli #bbb13 #praiaseca

André e Fernanda com fãs em Praia Seca (Araruama-RJ) #andre #fernanda #vilanelli #bbb13 #praiaseca: André e Fernanda com fãs em Praia Seca (Araruama-RJ) #andre #fernanda #vilanelli #bbb13 #praiaseca

sexta-feira, 29 de março de 2013

Fernanda e André posam em clima de conto de fadas: ‘Meu desejo era que André embarcasse nesse sonho’

André e Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
Tamanho do texto A A A
“Você está lindo de príncipe”, elogia Fernanda, ao ver André vestido a caráter para o ensaio da Retratos da Vida. “Só não elogio mais porque vai ficar metido”, provoca a mineira, assustada com o título de princesa, após faturar o prêmio de R$ 1,5 milhão do “BBB13”: “Minha mãe sempre chamou meu pai de príncipe. Quando conheci o André, meu desejo era que ele embarcasse nesse sonho, mas é de uma responsabilidade muito grande. Temos que nos comportar, sobretudo por causa do público infantil que torcia muito por nós”, explica a loura.
André e Fernanda
André e Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
Ela descarta posar nua para não desagradar os pais. “Não é o perfil que quero para mim”, avisa. André derrete-se pela amada, mas dá sinais de que, sim, está assustado com a fama repentina. “Já me acostumei em ser o príncipe da Fernanda, mas não o príncipe do Brasil”, confessa o bonitão.
Fernanda
Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
Na próxima segunda-feira, a nova queridinha do Brasil tem reunião decisiva na Globo para definir seu futuro artístico na emissora: “Acredito que meu perfil seja de apresentadora porque sou apaixonada por comunicação. Mas independentemente do que for decidido, quero estudar e me preparar antes”.
André e Fernanda
André e Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
Fernanda, que dará o dinheiro do prêmio à família, faz planos para o futuro. “Quero comprar um apartamento, realizar o sonho da casa própria. E vai ser aqui no Rio porque mineiro não sai da praia, nem com chuva”, gargalha.
André e Fernanda
André e Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
André
André Foto: Marcelo Theobald / Extra
Fernanda
Fernanda Foto: Marcelo Theobald / Extra
Produção: Rita Moreno

Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/fernanda-andre-posam-em-clima-de-conto-de-fadas-meu-desejo-era-que-andre-embarcasse-nesse-sonho-7978520.html#ixzz2OwRZA8pE

segunda-feira, 25 de março de 2013

Consumismo, o maior inimigo da natureza.

O consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que produz os impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e vegetais, bem como, alterações climáticas.
O consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e politica. Tem passado a ser encarado como um dever do cidadão.
Assim, a problemática ambiental relaciona-se com os altos padrões de consumo e estilos de vida.
O século XXI está a ser marcado por profundas inovações que afetam as nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da Internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor. Já em 1992 se realizou no Rio de Janeiro uma cimeira (congresso, conferência, cúpula) onde se definiu que a eliminação do consumismo deveria ser das tarefas principais a serem efetuadas pela humanidade, pois só assim se poderia salvar o planeta para a catástrofe que se avizinha.
Já se passaram 16 anos desde a realização daquela cimeira convocada pelas Nações Unidas, e descontando as centenas de discursos, o incumprimento de compromissos e as mil promessas dos governantes dos países ricos e industrializados, a verdade é que muito pouco se fez. Enquanto isso, a consciência do perigo mortal vai crescendo e os efeitos da deterioração ambiental multiplicam-se.
Precisamos passar de uma sociedade de Produção Industrial, consumista e individualista, que sacrifica os ecossistemas e penaliza as pessoas, destruindo a sócio-biodiversidade, para por uma Sociedade de Sustentação de Toda a Vida, que se oriente por um modo socialmente justo e ecologicamente sustentável de viver.
O Futuro da Terra passa por todos nós.
Para se tentar enfrentar todos estes problemas surgiram muitas propostas de politica ambiental, como o consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável, mas não chega.
 

Consumismo: causas, efeitos e hábitos de consumo.

Consumismo: causas, efeitos e hábitos de consumo.


Consumistas Compulsivos
 
 
Consumista compulsivo é um indivíduo, que procura a sua realização pessoal através do consumo exacerbado de bens, produtos e serviços. É uma vítima dos media, embora nem sempre tenha consciência disso. Está sempre infeliz. Ao comprar tudo o que vê, a vontade de comprar, em vez diminuir como seria de esperar, aumenta ainda mais. Se não tem recursos para comprar, fica revoltado, depressivo e pode se tornar um perigo para a sociedade. A compulsão consumista é uma doença e precisa ser curada, para que o indivíduo reencontre o verdadeiro caminho da felicidade.
A Palavra de Deus adverte contra este mal e faz um combate directo ao afirmar: "Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.".
A Bíblia não condena o ter e o desejar bens dentro dos padrões divinos. Ainda assim, alerta para que não confiemos nos bens; orienta sobre a forma de adquiri-los; aconselha a que vivamos uma vida sensata e prudente e revela também, que somos mordomos de Deus, ao Quem deveremos prestar contas, de todos os nossos bens.
 
O objetivo fundamental de todos os anúncios é associar o objeto de consumo a sensações agradáveis, despertando o desejo do consumidor. Frequentemente, é vendido um estilo de vida mais do que o próprio produto. Para tal, as marcas recorrem a várias técnicas publicitárias:

Última moda
É sugerido que utilizar um produto “novidade” irá fazer do consumidor o centro das atenções e despertar a inveja alheia.

Fatos comprovados
São utilizados dados estatísticos ou testemunhos reais, de forma a comprovar a eficácia do produto. Por vezes, são apresentados depoimentos de pessoas “especializadas” na área do produto (médicos, técnicos, etc.) o que transmite uma maior confiança ao consumidor.

Apelo à beleza
O consumidor é atraído pela beleza associada ao produto, no seu aspecto, às pessoas e lugares presentes aos anúncios. A criatividade é o fator crucial neste tipo de anúncios. É muitas vezes utilizado o recurso a efeitos especiais ou edição de imagem, de forma a criar uma realidade mais atrativa.

Ambiente familiar
O produto é apresentado no seio de uma família tradicional, associando um ideal de família ao objeto de consumo. As famílias “perfeitas” são felizes e divertidas, e os problemas desaparecem com a aquisição do bem apresentado.

Criar uma personagem
Pode ser uma figura de animação conhecida, um super-herói, uma personagem fictícia que represente a marca, etc. É uma estratégia de apelo às sensações de afeto e de identificação com a personagem, que são diretamente relacionados com o produto.

Slogans

“Just do it” – Nike
“Porque você merece” (“Because you`re worth it”, no original) – Lóreal

São normalmente de cariz pessoal e remetem a uma característica ou a um conjunto de características individuais. O objetivo é dar a entender ao consumidor que a escolha de determinado produto é decisiva para o estilo de vida que quer para si e para a sua relação com os outros.

Generalização da marca

“Kleenex” – Lenço de papel
“Vaselina” (do inglês “Vaseline”) – Gel de petrólio

O nome da marca é fortemente associado a um determinado produto, fazendo com que este comece a ser conhecido pelo nome do fabricante e não pelo próprio nome.

Cuidado e afeto
Quando aparecem animais ou crianças, o anúncio remete para os instintos de proteção. O produto é associado ao ato de tomar conta de algo ou de alguém.

Celebridades

O desejo pela fama e reconhecimento está presente na maioria de nós. Quando um produto é apresentado por uma figura conhecida, é vendida a ideia de que só os melhores usam aquele produto e, consequentemente, o produto irá aumentar o sucesso do consumidor.

Música
O uso extensivo de música nos blocos publicitários constitui uma das principais fontes de exposição à música no Ocidente.
A música transmite ideias e sensações, que podem ser adaptadas a cada produto específico. Muitas marcas acabam mesmo por criar a sua própria música, de forma a que possa ser identificada mais facilmente com o produto.
As letras representam também um fator importante, uma vez que podem conter uma mensagem apelativa e ficam na cabeça da audiência mais do que as mensagens faladas.

Sex Appeal
Como o próprio nome indica, este tipo de anúncios apela à atração sexual. Biologicamente, estamos programados para procurar um/a parceiro/a sexual, e este tipo de publicidade transmite a ideia de que existem produtos capazes de facilitar essa tarefa.

AS PROFISSÕES DO FUTURO

AS PROFISSÕES DO FUTURO

Uma das maiores dificuldades das pessoas, no mundo atual, reside no mercado de trabalho. No Brasil, há uma multidão de desempregados. Os jovens vivem angustiados na escolha de um curso superior que lhe garanta sustentabilidade. Hoje se sabe que o mundo inteiro está em crise e muitos trabalhadores perderam os seus empregos e estão à procura de uma vaga de trabalho em um mundo muito concorrido. E, olhando essa realidade, quais são as profissões que mais bem pagas no Brasil? Atualmente, as pessoas não estão mais pensando em trabalhar em algo que lhes dê prazer, desejam um trabalho que garanta boa remuneração, boa qualidade de vida para si e sua família.
Todavia, esse sonho de bom emprego e boa qualidade de vida está se tornando cada dia mais difícil, principalmente em virtude da crise mundial financeira, excesso de pessoas a procura de trabalho, falta de boa qualificação e etc. E é por essa razão que os jovens estão se preocupando não somente em fazer uma faculdade e se qualificar na área de gostam, pensam, também, no campo que lhes proporcione uma melhor renumeração. Contudo, escolher a carreira na qual seguir é muito complicado e gera uma dezena de dúvidas. A maior preocupação está relacionada às áreas mais bem pagas, entre elas estão: Juízes e Desembargadores, Diretores Gerais, Médicos, Empresários de empresas de pequeno e médio porte, Engenheiros Eletroeletrônicos, Engenheiros Civis, Engenheiros, Profissionais em Pesquisa e Análise Econômica, Engenheiros Mecânicos, Diretores de Áreas de Apoio, Técnicos e Fiscais de Tributação e Arrecadação, Agrônomos, Engenheiros Químicos, Analistas de Sistemas, Cirurgiões Dentistas, Arquitetos, Advogados, Contadores e Auditores, Administradores, Nutricionistas, Engenheiros de Alimentos e outros. Essas são as áreas profissionais mais bem pagas no mercado brasileiro.
Mas as pistas não param aí. É preciso ter mais informações. Assim, buscando informar ao leitor o que há de consensual nos estudos prospectivos quanto ao futuro das profissões e do emprego no mundo, encontrou-se na Revista @prender mais de 100 fontes de informações sobre o tema e se selecionou as principais tendências mundiais, quanto o mercado de trabalho e as profissões.
Setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas
· Informática;
· Saúde;
· Meio Ambiente;
· Turismo, lazer e entretenimento;
· Biotecnologia;
· Administração;
· Tecnologia da Informação;
· Terceiro Setor;
· Educação.
"Profissões do Futuro"
· Administradores de Comunidades Virtuais.
· Engenheiros de Rede.
· Gestor de Segurança na Internet.
· Coordenadores de Projetos.
· Consultor de Carreiras.
· Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento.
· Designer e planejador de Games.
· Gestor de Patrocínios.
· Gestor de Empresas do Terceiro Setor.
· Especialista na preservação do Meio Ambiente.
· Engenharia Genética.
· Gerentes de Terceirização.
· Gestor de Relações com o Cliente.
· Especialista em Ensino a Distância (EAD).
· Tecnólogo em Criogenia.
Profissões de Futuro (com possibilidade de crescimento)
· Turismo;
· Hotelaria;
· Sistema de Informações (Informática);
· Comunicação Social;
· Moda;
· Administração;
· Gastronomia;
· Logística;
· Marketing;
· Telecomunicações;
· Comércio Exterior e Relações Internacionais.
O encolhimento e o desaparecimento de diversos mercados de trabalho é um movimento que já vem sendo acompanhado há mais de duas décadas. Só agora, no entanto, ele se configura como irreversível. Não há governo ou sindicato que possa alterar esse quadro. Absolutamente nada poderá deter a marcha da imprevisibilidade. Profissões desaparecerão, mas novas oportunidades surgirão. O que as pessoas precisam entender é que as coisas não serão mais como eram antes. O mundo passa por grandes mudanças e transformações. É natural, pois, que as necessidades de trabalho também mudem. É preciso ficar atento quanto ao mercado de trabalho, para não se cair em decepção.

(Texto do blog de Luisa Galvão Lessa)

Questões trabalhistas


Questões trabalhistas

37 perguntas e respostas sobre Direito Trabalhista

1 - Qual o prazo que o empregador tem para efetuar o pagamento de salário ao empregado?
O pagamento em moeda corrente, mediante recibo, deverá ser feito até o 5º dia útil do período (mês, quinzena, semana) subseqüente ao vencido. É permitido o pagamento por cheque ou depósito bancário a alfabetizados, desde que o horário do banco permita ao empregado movimentar a conta, devendo a empresa pagar as despesas de condução, se o banco não estiver próximo. A movimentação da conta através de cartão magnético também é permitida.
2 - Qual o procedimento a ser adotado se o empregado que está cumprindo aviso prévio praticar irregularidades no trabalho?
Caso o empregado pratique irregularidades no período do aviso-prévio, o empregador poderá converter a dispensa imotivada (simples) em dispensa por justa causa.
3 - O que fazer se o empregado demitido, comparecendo ao sindicato ou ao Ministério do Trabalho para homologação da rescisão trabalhista, se negar a receber as verbas devidas?
Nesse caso, é recomendável ingressar, no mesmo dia ou no subseqüente, com ação de consignação em pagamento na Justiça do Trabalho, visando demonstrar a intenção de pagar o empregado.
4 - O que é Convenção Coletiva de Trabalho?
Consoante ao art. 611, da Consolidação das Leis do Trabalho, “Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos da categoria econômica e profissional estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho”. O SECOVISP é o sindicado dos condomínios na maior parte do Estado de São Paulo e celebra convenções coletivas com os sindicatos de empregados da categoria em suas bases territoriais.
5 - Na rescisão por justa causa é possível a homologação pelo sindicato ou no Ministério do Trabalho?
Sim, de acordo com a IN-03/2002 (Instrução Normativa da Secretaria de Relações do Trabalho), que não exige a expressa confissão do empregado de haver cometido falta grave para que se efetue a homologação. Realizada a homologação, o empregado, se quiser, pode recorrer à Justiça do Trabalho, pleiteando as verbas não recebidas pelo motivo de sua dispensa.
6 - O empregado que trabalha no horário noturno caso seja transferido para o horário diurno, perde o direito ao adicional noturno?
O empregado perde o adicional, caso seja transferido para o horário diurno, conforme dispõe a Súmula 265 do Tribunal Superior do Trabalho - TST; sendo importante que o empregador obtenha a anuência do mesmo por escrito; caso contrário a mudança de horário não será lícita, por ferir o art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. É devido o adicional noturno ao empregado que trabalhar no período entre as 22:00 horas de um dia e as 5:00 horas do dia seguinte. Esse adicional é de 20% (vinte por cento) sobre a remuneração do trabalho diurno.
7 - O empregado que se afastar por motivo de doença, tem o direito de correção salarial igual àquela obtida por outros funcionários, após seu retorno ao trabalho?
A legislação determina que o empregado afastado por motivo de doença tem direito à correção salarial que, em sua ausência, tenha sido concedida à categoria a que pertença.
8 - É possível desistir após ter dado aviso prévio ao empregado?
Existe tal possibilidade, pois a rescisão se torna efetiva somente depois de expirado o respectivo prazo. Mas se a parte notificante reconsiderar o ato antes de seu término, a outra parte pode aceitar ou não a reconsideração e, caso aceite, o contrato continuará vigorando como se não tivesse havido o aviso prévio. O aviso prévio é em princípio de 30 (trinta) dias corridos.
9 - Qual a duração da jornada de trabalho?
A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá a oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, desde que não seja fixado expressamente outro limite em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
10 - Quantas horas de descanso deve haver entre uma jornada de trabalho e outra?
Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso.
11- O trabalho realizado em dia feriado não compensado é pago de que forma?
A cláusula pertinente ao trabalho em domingos e feriados (folgas trabalhadas) da Convenção Coletiva de Trabalho dos Empregados em Edifícios e Condomínios, determina a remuneração em dobro do trabalho em domingos e feriados não compensados, sem prejuízo do pagamento do repouso remunerado, desde que, para este, não seja estabelecido outro dia pelo empregador.
12 - Qual é o prazo para pagamento da remuneração das férias e abono solicitados?
O pagamento da remuneração das férias e do abono será efetuado até dois dias antes do início do respectivo período.
13 - Quantas vezes o empregado pode faltar ao serviço sem perder o direito às férias?
Após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito às férias, na seguinte proporção, conforme a CLT: “I - 30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes; II - 24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas; III - 18 dias corridos, quando houver tido de 15 a 23 faltas; IV - 12 dias corridos, quando houver tido de 24 a 32 faltas “.
14 - Qual é o prazo para pagamento das verbas oriundas da rescisão do contrato de trabalho?
De acordo com o parágrafo 6º do art. 477 da Consolidação das Leis do Trabalho, o pagamento das parcelas constantes do instrumento da rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: • até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; • ou até o décimo dia, contado do dia da notificação referente à demissão, quando da ausência do aviso-prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.
15 - Em caso de morte do empregado, qual o procedimento que o síndico deve ter para efetuar a rescisão?
Em virtude da morte do empregado, o pagamento dos direitos cabíveis pode ser efetuado aos seus dependentes habilitados perante a Previdência Social (Certidão de Dependentes emitida pelo INSS), ou mediante apresentação de alvará judicial.
16 - Qual a quantidade de horas extras permitidas para o funcionário de condomínio?
Conforme preceitua o art. 59 da CLT, a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente a duas horas por dia.
17 - As horas extras ficam incorporadas ao salário?
A incorporação das horas extras ao salário não vigora mais, em função do Enunciado 291, do Tribunal Superior do Trabalho que assim determina: “A supressão, pelo empregador, do serviço suplementar prestado com habitualidade durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor das horas mensais suprimidas para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço acima da jornada normal. O cálculo observará a média das horas suplementares efetiva-mente trabalhadas nos últimos 12 meses, multiplicado pelo valor da hora extra do dia da supressão”. Não é necessário homologar tal ato perante o sindicato ou delegacia do trabalho.
18 - Como proceder caso o empregado abandone o emprego?
No caso de abandono de emprego por mais de 30 dias, o empregador deverá notificar o empregado para que compareça ao local de trabalho; Se comparecer e não justificar, fica caracterizada a desídia (faltas reiteradas ao serviço), o que enseja a dispensa por justa causa. Caso não compareça, o abandono de emprego fica configurado. A notificação poderá ser feita pelo correio com AR, telegrama ou pelo Cartório de Títulos e Documentos. Aviso pela imprensa não tem grande valor perante a Justiça do Trabalho.
19 - Existe algum critério de precedência para aplicação de penalidades ao empregado, no caso de suspensões e advertências?
Não há ordem de precedência na aplicação de penalidades aos empregados; todavia, deve haver bom senso na aplicação das mesmas. Assim, se a falta cometida não ensejar a imediata demissão por justa causa, poderá ser dada uma advertência por escrito ao empregado ou aplicar-lhe uma suspensão, que não poderá ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos (“A suspensão do empregado por mais de 30 dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho” – art. 474 da CLT). dores estão obrigados à implementação do chamado Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, o qual prevê a realização de exames médicos dos seus empregados.
20 - Qual o prazo que o empregado tem para solicitar a primeira parcela do 13º por ocasião das férias?
O empregado poderá fazer a solicitação até o dia 31 de janeiro. A Lei nº 4.749/65, que criou o 13º salário, prevê a antecipação da primeira parcela entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano. A referida lei não obriga o pagamento do adiantamento no mesmo mês a todos os empregados.
21 - Qual é o prazo que o empregador tem para devolver ao empregado, a carteira de trabalho, que tomou para anotações?
O empregador tem o prazo, improrrogável, de 48 horas para fazer anotações necessárias e devolver a CTPS. Esse prazo começa a ser contado a partir do momento da entrega da carteira, que deve ser devolvida mediante recibo do empregado.
22 - Quando a carteira de trabalho deve ser atualizada?
A carteira de trabalho deve ser freqüentemente atualizada, devendo ser solicitada ao empregado sempre que ocorra algum fato, como recolhimento da contribuição sindical, férias e alterações contratuais.
23 - Em que hipóteses o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário?
Até 2 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica; • até 3 dias consecutivos, em virtude de casamento; • por 5 dias, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana; • por 1 dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; • até 2 dias consecutivos ou não, para tirar o título de eleitor, nos termos da lei respectiva; • no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar. • nos dias em que estiver comprovadamente realizando prova de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. • pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver de comparecer a juízo; • nas faltas ou horas não trabalhadas do (a) empregado (a) que necessitarassistir seus filhos menores de 14 anos em médicos, desde que o fato seja devidamente comprovado posteriormente, através de atestado médico e, no máximo, 3 vezes em cada 12 meses.
24 - É possível implantar o “banco de horas” (as horas extras trabalhadas em um dia serem compensadas com a diminuição em outro dia) para empregados em condomínios?
Não, exceto se houver previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
25 - O condomínio pode contratar um empregado para trabalhar menos que 44 (quarenta e quatro) horas semanais, recebendo salário proporcional à sua jornada?
Sim, baseando-se em Medida Provisória (que acrescentou o art. 58, “A”, à CLT), que considera o trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais, sendo que o salário do empregado será proporcional à sua jornada em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
26 - Quais as jornadas de trabalho semanal que podem ser adotadas para os empregados em condomínios?
Poderão ser adotadas jornadas de “6 por 1” (seis dias de trabalho e um de descanso), “5 por 1” (cinco dias de trabalho e um de descanso) e outras que não ultrapassem de seis dias de trabalho por semana. Obs.: as escalas que impliquem em trabalho aos domingos só poderão ser utilizadas para porteiros e ascensoristas, conforme o Regulamento do Decreto nº 27.048/ 49. Deverão também ser observados o limite constitucional das jornadas diária (de, no máximo, 8 [oito] horas) e semanal (de, no máximo, 44 [quarenta e quatro] horas).
27 - O síndico é obrigado a contribuir para a Previdência Social?
Ele deverá contribuir obrigatoriamente se receber remuneração do condomínio pelo exercício do cargo (obs.: o INSS considera a isenção da quota condominial como remuneração). A obrigação surgiu com a Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999, que classificou os síndicos de condomínios como contribuintes individuais.
28 - Os Condomínios estão obrigados a realizar exames médicos em seus empregados?
Sim, por força do estabelecido no art. 168 da CLT e pela Norma Regulamentadora nº 07 – NR-7, que é parte de um conjunto de normas relativas à segurança e medicina do trabalho, editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, todos os empregadores estão obrigados à implementação do chamado Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, o qual prevê a realização de exames médicos dos seus empregados. cada 12 meses.
29 - Em que ocasiões devem ser realizados os referidos exames médicos?
Pode-se dizer, resumidamente, que os exames médicos devem ser realizados nas seguintes ocasiões: • antes da admissão do empregado; • periodicamente; • mudança de função, quando a nova ocupação exponha o trabalhador a agente de risco; • quando do retorno ao trabalho após afastamento por período igual ou superior a 30 dias por motivos de doença, acidente ou parto; • quando da demissão do empregado.
30 - Quais os intervalos mínimos para a realização dos exames periódicos?
Os exames periódicos devem ser realizados a cada ano para os trabalhadores menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade, ou a cada dois anos para os trabalhadores entre 18 e 45 anos, havendo periodicidade específica para trabalhadores expostos a agentes de risco à saúde que devem ser avaliados mediante a análise do caso concreto.
31 - Os Condomínios estão obrigados a implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA?
O Condomínio, assim como todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, estão sujeitos à Norma Regulamentadora nº 09 – NR-09, do Ministério do Trabalho e Emprego, que impõe a implementação do referido programa, cujo objetivo é o antecipado reconhecimento, avaliação e controle dos riscos que o ambiente de trabalho possa oferecer à saúde do trabalhador.
32 - Feita a primeira avaliação técnica do ambiente de trabalho, após quanto tempo deverá ser renovada?
Conforme dispõe a NR-09, deverá ser feita pelo menos uma vez ao ano uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários, podendo ocorrer avaliação em menor tempo, caso seja identificada necessidade para tal, por exemplo, havendo uma modificação nas instalações ou condições do ambiente de trabalho.
33 - Qual o profissional adequado para a implementação do PPRA?
Tendo em vista que o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos oferecidos pelo ambiente de trabalho devem ser apurados tecnicamente, de forma que a efetividade do programa possa ser atingida, os profissionais mais aptos a tal serviço são os técnicos e engenheiros de segurança no trabalho, que elaborarão laudo técnico das condições ambientais e indicarão as medidas eventualmente necessárias à eliminação de riscos. Tal documento deverá ser mantido pelo condomínio à disposição dos trabalhadores e da fiscalização, permanecendo em arquivo por período mínimo de 20 anos.
34 - É obrigatória a existência de CIPA nos Condomínios?
A existência da CIPA nos Condomínios está condicionada ao número de empregados que tenha, pois, conforme o disposto na NR-05 do Ministério do Trabalho e Emprego, caso o Condomínio tenha menos de 51 empregados somente estará obrigado a designar um dentre eles para responsabilizar-se pelos objetivos da NR-05. Havendo mais de 51 empregados, deverá o condomínio constituir a CIPA com todas as formalidades previstas na Norma Regulamentadora.
35 - Qual a finalidade da CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, como o próprio nome diz, objetiva a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, identificando os riscos do processo do trabalho e buscando soluções que possam prevenir a ocorrência de danos à saúde do trabalhador.
36 - No caso do Condomínio estar desobrigado da constituição da CIPA face ao seu número reduzido de empregados, qual a sua obrigação perante o empregado indicado a cumprir os objetivos da NR-05?
Neste caso, após a designação do empregado responsável, caberá ao empregador promover, anualmente, treinamento de no mínimo 20 horasaula para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR, a fim de que este se torne apto a atuar na prevenção de acidentes.
37 - O empregado cipeiro tem direito à estabilidade?
A Constituição Federal, ao garantir a estabilidade aos cipeiros, o fez somente em relação àqueles que sejam eleitos. Assim, tendo-se em vista que a eleição é peculiar aos representantes dos empregados, pois os representantes do empregador são por ele designados, a estabilidade somente é conferida ao cipeiro representante dos empregados. Portanto, o empregado designado como responsável pelo cumprimento da NR-05 nos Condomínios com menos de 51 empregados, por ser indicado pelo empregador, não fará jus à estabilidade provisória do cipeiro.

TEXTO: CÂNTICO DA ROTINA

DIREITOS DO TRABALHADOR

Todo trabalhador tem direito a bocejar
Todo trabalhador tem direito a ganhar flores
Todo trabalhador tem direito a sonhar
Todo trabalhador tem direito a ir ao banheiro
Todo trabalhador tem direito a manteiga no pão
Todo trabalhador tem direito a promoção
Todo trabalhador tem direito a ver o pôr-do-sol
Todo trabalhador tem direito a um cafezinho
Todo trabalhador tem direito a ler um livro
Todo trabalhador tem direito a um rádio de pilha
Todo trabalhador tem direito a sorrir
Todo trabalhador tem direito a ganhar um sorriso alheio
Todo trabalhador tem direito a ficar gripado
Todo trabalhador tem direito a peru no Natal
Todo trabalhador tem direito a festa de aniversário
Todo trabalhador tem direito de jogar pelada
Todo trabalhador tem direito a dentista
Todo trabalhador tem direito a andar nas nuvens
Todo trabalhador tem direito a tomar sol
Todo trabalhador tem direito a sentar na grama
Todo trabalhador tem direito a viagem de férias
Todo trabalhador tem direito a catar as conchas numa praia deserta
Todo trabalhador tem direito a dizer o que pensa
Todo trabalhador tem direito a pensar
Todo trabalhador tem direito a saber porque trabalha
Todo trabalhador tem direito a se olhar no espelho
Todo trabalhador tem direito a seu corpo e sua alma

Porque nosso corpo não é uma máquina. Em nosso corpo há vida. (...)
É preciso haver sempre uma relação entre prazer e trabalho, entre satisfação pessoal e contribuição, é uma relação individual com a natureza.
Uma relação íntima entre o movimento da mão e o pensamento. Nenhum ser humano deve trabalhar como se fosse uma máquina. O trabalha tem de servir ao aprimoramento de nosso ser e dar significado à nossa existência.

Ana Miranda

domingo, 24 de março de 2013

13º Paredão: Apuração Final

A apuração FINAL do Votalhada aponta
a
 saída de Natália com +- 65% dos votos.

Swedish House Mafia - Don't You Worry Child feat. John Martin (MickeyZ R...

Swedish House Mafia - Don't You Worry Child feat. John Martin (MickeyZ R...

Não se preocupe, garoto
Houve um tempo em que eu olhava nos olhos do meu paiEm um lar feliz, eu era um rei, eu tinha um trono douradoAqueles dias se foram, agora as memórias estão na paredeOuço os sons dos lugares onde nasci
Lá na colina, do outro lado do lago azulFoi lá que meu coração se partiu pela primeira vezAinda me lembro de como tudo mudouMeu pai disseNão se preocupe, não se preocupe, garotoVeja, o céu tem um plano para vocêNão se preocupe, não se preocupe agoraSim!
Não se preocupe, não se preocupe agoraSim!Não se preocupe, não se preocupe agoraSim!Não se preocupe, não se preocupe agoraSim!
Houve um tempo, conheci uma garota de um tipo diferenteMandávamos no mundo, pensei que nunca a perderia de vistaÉramos tão jovens, penso nela de vez em quandoAinda ouço as canções que me lembram de um amigo
Lá na colina, do outro lado do lago azulFoi lá que meu coração se partiu pela primeira vezAinda me lembro de como tudo mudouMeu pai disseNão se preocupe, não se preocupe, garotoVeja, o céu tem um plano para vocêNão se preocupe, não se preocupe agoraSim!
Veja, o céu tem um plano para vocêVeja, o céu tem um plano para vocêVeja, o céu tem um plano para você
Não se preocupe, não se preocupe, garotoVeja, o céu tem um plano para você

sábado, 23 de março de 2013

CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
04
A)
Futurista.
B)
Expressionista.
C)
Barroco.
D)
Abstracionista.
E)
Tropicalismo.
23
As obras do Cubismo se caracterizam por serem:
A)
Achatadas eliminando a ilusão de tridimensionalidade,
mostrando várias faces da pintura ao mesmo tempo, retratando
formas geométricas limitando as cores em preto, cinza, marrom e
ocre.
B)
Expressas em intensas emoções exibindo enfoques
pessimistas da vida, marcadas por angústia e dor do artista
diante da realidade.
C)
Baseadas nas leis da natureza para explicar o mundo,
retratando a realidade de forma bem objetiva.
D)
De intenções de uma abordagem objetiva da realidade pelos
interesses sociais.
E)
De oposições ao neoclassicismo e ao racionalismo,
defendendo a liberdade de criação, o privilégio à emoção, a
valorização do individualismo, o sofrimento amoroso, a
religiosidade e a natureza.
24
– Na semana de
Arte Moderna de 1922, em São Paulo, vários
artistas se destacaram no evento, entre eles
Anita Mafaltti. Essa
artista teve sua atuação destacada na(o):
A)
Literatura.
B)
Pintura.
C)
Música.
D)
T
eatro.
E)
Escultura.
25
Ainda com relação à Semana de
Arte Moderna de 1922,
podemos dizer que ela tinha como objetivo principal:
A)
Evitar que obras de artistas estrangeiros penetrassem no
Brasil.
B)
Expandir as artes do Brasil para o exterior
.
C)
Explorar os artistas brasileiros.
D)
A
independência artística no Brasil.
E)
Divulgar os artistas brasileiros.
26
– Com estruturas extremamente detalhistas onde
expressavam emoções da vida e do ser humano, seu nome
significa “pérola deformada” e representa de forma pejorativa a
idéia de regularidade.
Aqui no Brasil, o grande artista que se
destacou nessa corrente foi
Aleijadinho.
A
corrente artística
em questão, que tem sua representatividade na imagem abaixo
corresponde ao:
A)
Neoclassicismo.
B)
Romantismo.
C)
Renascimento.
D)
Arcadismo.
E)
Barroco.
27
A
consolidação do teatro se deu para homenagear e
agradecer o deus Dionísio, deus do vinho, pela fartura da uva
em cada safra. Em se tratando desta edificação, o primeiro teatro
historicamente existente no mundo foi:
A)
O Delfos na Grécia.
B)
O Piraeus na Grécia.
C)
O
Ar
gos na Grécia.
D)
O Epidauro na Grécia.
E)
O Coliseu em Roma.
28
A
imagem abaixo faz parte de um estilo em que sua principal
característica era o bucolismo, onde se levava uma vida
despreocupada e com ideais voltados para o campo e para a
natureza.
A
imagem abaixo representa o:
A)
Barroco.
B)
Romantismo.
C)
Arcadismo.
D)
Simbolismo.
E)
Naturalismo.
CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA
MUNICIP
AL
DE CURRAL
DE CIMA
- CARGO:
PROFESSOR C (ARTES)
05
29
– Estudos apontam que a dança africana manifesta uma
ener
gia que, espiritualmente, envolve o corpo.
A
repetição desses
movimentos produz o chamado efeito de transe que é:
A)
O encontro com a divindade.
B)
O equilíbrio entre o homem e a divindade.
C)
A
descida da divindade ao centro da dança.
D)
A
expulsão dos maus fluídos.
E)
Nenhuma das alternativas está correta.
30
T
odas as danças abaixo são de origem africana,
EXCET
O
:
A)
Batuque.
B)
Capoeira.
C)
Coco.
D)
Jongo.
E)
Maculelê.
31
– Observando de um ponto de vista fisiológico e físico a cor
é uma sensação provocada pela luminosidade. Mesclando a luz
violeta com a luz vermelha resulta-se em:
A)
Luz magenta.
B)
Luz amarela.
C)
Luz branca.
D)
Luz violeta.
E)
Luz azul.
32
As tintas utilizadas em pinturas são substâncias químicas
que possuem basicamente dois elementos que são os:
I
– óleos especiais
II
– corantes
III
– aglutinantes
IV
– sfumatos
Estão corretos os itens:
A)
I e II
B)
I e III
C)
I e IV
D)
II e III
E)
II e IV
33
– Segundo o PCN de
Arte volume 6 do Ensino Fundamental
de primeira fase, na dança, o aluno deve ser avaliado a partir de
três pontos fundamentais, são eles:
I
– Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os
elementos que compõem o seu movimento.
II
– Interessar-se pela dança como atividade coletiva.
III
– Identificar alguns elementos da linguagem visual que se
encontram em múltiplas realidades.
IV
V
alorizar as fontes de documentação, preservação e acervo
da produção artística.
V
– Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais.
Estão respectivamente corretos os itens:
A)
I, II e III
B)
I, II e IV
C)
I, II e V
D)
II, III e IV
E)
III, IV e V
34
– Marque a alternativa correta com relação à história da
Arte
na escola, aqui no Brasil, segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais de
Arte no volume 6 do Ensino Fundamental de
primeira fase:
A)
Na primeira metade do século XX, a disciplina de
Arte aqui
no Brasil era chamada disciplina desenho.
B)
No século XX, essa matéria era voltada essencialmente para
a música e para o teatro.
C)
No século XX, os professores eram obrigados a trabalhar
,
em música, o estilo da época, que era então o tropicalismo.
D)
Entre os anos 20 e 70, o ensino de arte era muito influenciado
pela corrente pedagógica tradicional.
E)
Na segunda metade do século XX, a disciplina de
Arte, aqui
no Brasil, passou a ser chamada de
Arte e Mídia.
35
A
obra abaixo se chama Mona Lisa (1503-1506) e sua base
de pintura é óleo sobre madeira.
A
autoria dessa obra magnífica
pertence a:
A)
V
incent
V
an Gogh.
B)
Pablo Picasso.
C)
Michelangelo.
D)
Leonardo Da
V
inci.
E)
Emiliano Di Cavalcanti.
36
– Desde o nascimento da humanidade, a cultura já se
disseminava de diversas formas de arte.
A
pintura em cavernas
ou em rochas é uma delas.
As principais cavernas com arte
estão localizadas na França e na Espanha. O nome que se dá a
essa arte que é desenhada ou pintada nas paredes das cavernas
corresponde à arte: