domingo, 17 de agosto de 2014

Situações-problemas 5º ano

Situações-problemas 5º ano

1- Felipe gosta muito de brincar de adivinhas. Ele tem um álbum com 1 milhar, 7 centenas, 3 dezenas e 8 unidades de adivinhações.

a) Quantas adivinhações ele tem?

b) Sua irmã Fernanda tem a metade dele. Quantas ela tem?

c) Quantas adivinhações faltam para Felipe completar 2 milhares?

d) Se Felipe retirar 4 centenas e 8 unidades de adivinhações de sua coleção, com quantas ficará?

e) Se Fernanda triplicar sua coleção, com quantas adivinhações ficará?

f) Qual é a diferença de adivinhações entre Felipe e Fernanda?



2- A turma de Fernanda e a turma do Felipe foram entrevistadas, na Semana do Folclore para saber qual brincadeira antiga era a preferida por eles. Chegou-se a seguinte conclusão:

Brincadeiras
Meninas
Meninos
Total
Roda
7
3

5 Marias
8
9

Bente altas
4
13

Maria viola
5
2

Bolinha de gude
2
15

Amarelinha
18
5


Observando a tabela acima, responda:

a) Qual o número de crianças entrevistadas?

b) A escola de Fernanda e Felipe tem 10 vezes o número de alunos das salas deles. Quantos alunos têm a escola ao todo?

c)Qual a brincadeira preferida dos meninos?

d) E das meninas?


3- Para comprar um certo modelo de carro, Ana visitou quatro lojas de automóveis e encontrou esses preços:

Loja A
Loja B
Loja C
Loja D
13 500 reais
13 330 reais
13 750 reais
13 990 reais


a) Em qual dessas lojas o preço é menor?

b) Quanto a Loja D cobra a mais pelo carro que a Loja A?

c) Qual a diferença de preços entre a Loja C e a Loja B?

d)Você acha importante que as pessoas façam pesquisa de preços antes de adquirir algum produto? Por quê?


4- Numa escola há 1 800 alunos em 3 períodos. Sabendo-se que há 650 alunos no primeiro período e 580 alunos no segundo período, quantos alunos há no terceiro período?
 

5- Numa editora foram produzidos num mês, 800 000 livros, sendo 260 000 de Português, 232 000 de Matemática e o restante de Geografia. Quantos livros de Geografia foram produzidos?
 

6- A produção diária de uma indústria de confecção de roupas era de 1200 peças femininas e 1500 peças masculinas. Atualmente, essa industria produz 1450 peças femininas e 1400 peças masculinas. Qual a diferença entre a produção antiga e a atual?


7- A soma de dois números é igual a 98 e um desses números é  39. Qual é o outro número?
 

8- A diferença entre dois números é igual a 62 e o maior deles é 90. Qual é o outro número?
 

9- Rosana é 15 anos mais nova do que Ronaldo. Ronaldo é 18 anos mais velho do que Lúcia. Lúcia tem 29 anos. Quantos anos tem Ronaldo e Rosana?


10- Numa cartela de ovos podem ser colocadas 2 dúzias e meia de ovos. Se um supermercado tem 150 cartelas iguais a essa na prateleira, quantos ovos esse supermercado tem para vender?


11- Para pagar seu televisou de 29polegadas, Marcelo deu 200 reais de entrada e deverá pagar o restante em 5 prestações iguais de 150 reais. Quanto ele deverá pagar pelo televisor?


12- Num condomínio há 12 prédios com 20 andares em cada um. Se em cada andar há 4 apartamentos, quantos apartamentos há ao todo nesse condomínio?


13- Hermengardo é uma girafa macho. Ele adora gravata-borboleta. Diz que elas valorizam seu pescoço. Hermengardo tem 40 gravatas lisas, 56 de bolinhas, 18 listradas, quatro xadrez, oito de estampados diversos, 288 floridas e 30 cachecóis.

a) Quantas gravatas Hermengardo tem?

b) Desenhe Hermengardo com algumas de suas gravatas.

c) De quais informações você não precisa, para dar resposta ao problema?


14- Num jardim há vários tipos de plantas. Maria contou as flores que nasceram e encontrou: 15 rosas vermelhas, 12 cravos brancos, 10 rosas brancas, 8 cravos vermelhos, 5 rosas amarelas e 4 margaridas brancas.

a) Quem contou as flores?

b) Quais são as cores das flores desse jardim?

c) Há violetas no jardim?

d) Você acha que o total de flores vermelhas será maior do que 20 ou menor do que 20? Por quê?

e) Pense em um modo de formar um ramalhete com 30 flores.
Geografia humana   

Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Região Norte





Estados que compreendem a região Norte:


Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins.

Limites de seu território:
  • Internacional: Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia.
  • Dentro do Brasil: Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Piauí.

População: De acordo com o Censo 2010 do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), a população da região Norte era, no referido ano, de 15.484.929. Em 2000, esse número era de 12.900.704 de pessoas.

Clima: Equatorial, ou seja, calor excessivo e chuvas abundantes, com alto grau de umidade. As temperaturas são sempre superiores a 25°C, mas em algumas ocasiões específicas, devido às massas de ar frio que vêm do Sul, a temperatura chega a 12°C.

O relevo: Apresenta a Planície Amazônica, o Planalto das Guianas e o Planalto Sul-Amazônico.

Economia: A agricultura, a pecuária e o extrativismo são as principais atividades da região Norte do Brasil.

guentermanaus / Shutterstock

Teatro Amazonas

sábado, 16 de agosto de 2014

Como proceder com alunos desmotivados / O desinteresse dos alunos na sala de aula.

texto ótimo
Como proceder com alunos desmotivados
O desinteresse dos alunos na sala de aula.
Existem certos problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um dos mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.
Considerado como um problema de difícil resolução é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.
Geralmente a falta de motivação é originada das características próprias do aluno e do ambiente escolar como um todo, fazendo com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar com ele.
Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual este jovem se relaciona, também contribuem para a sua desmotivação.
Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.
O professor deve ficar atento ao comportamento de seus alunos, visto que podem partir desde aqueles jovens mais agitados, tanto aos jovens desligados e inquietos.
No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor/aluno e o processo avaliativo.
Com o objetivo de contribuir com os professores que muitas vezes no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em ajudar o aluno desmotivado, segue abaixo algumas sugestões baseadas em estudiosos da área com o objetivo de auxiliar o educador na prática, motivando seu aluno, independente da disciplina ou série em que se encontra:
• Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”;
• Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;
• Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;
• Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno;
• Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
• Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
• Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;
• No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos.
O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais capacitados.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil .

8º ANO- IMPRESSIONISMOS E PÓS IMPRESSIONISMO

Impressionismo


Pós-impressionismo
Simbolismo
Vanguardas: Fauvismo e Expressionismo alemão

IMPRESSIONISMO
Luz e movimento
Pintura rápida
Figuras sem contorno
Abuso da cores
Cores puras
Sentimento
Sem perspectiva e sem equilíbrio

Claude Monet (1840-1926), Almoço sob a arvore, 1865 -1866, ost,
248 x 217 cm, d'Orsay, Paris

Rosa e Azul – Renoir, 1881, ost, 119 x 74cm


 Vincent van Gogh pintando girassóis Gauguin, 1888

 Monet, Water Lilies, 1914-26, ost, 199,5 x 599 cm

 Monet, Impressão nascer do sol, 1872, 48 x 63 cm, Musée marmottan, Paris
 San Giorgio Maggiore ao anoitecer – Claude Monet

 Degas, A aula de dança, 1873 - 1876, ost, 85 x 75 cm, d'Orsay, Paris

 Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), Bal du moulin de la Galette, 1876, ost, 131 x 175 cm, d'Orsay, Paris

 Degas,  Ballet, 1876, pastel, 59 x 42 cm, d'Orsay, Paris

DegasO copo de absinto, 1875-1876, ost, 92 x 69 cm, d'Orsay, Paris
PÓS-IMPRESSIONISMO
Oposição ao impressionismo ( (preocupação com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a superficial análise da realidade)
Novos caminhos para pintura
Cor e bidimensionalidade (valores científicos)
Os artistas pós-impressionistas eram aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
VAN GOGH

 Georges Seurat (1859-91), Um domingo na Grande Jatte, 1884-86
 ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago

 Cézanne, Os jogadores de cartas, 1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris


 Cézanne, Monte Sainte- Victoire, 1902-04, ost, 73 x 92 cm, PMA


 Van Gogh, O doutor Paul Gachet, 1890, ost, 68 x 57 cm d'Orsay, Paris

                Paul Cézanne (1839-1906), Ponte de Maincy, 1879, 58,5 x 72,5 cm, d'Orsay, Paris  
 Van Gogh, Noite estrelada, 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA, NY

Van Gogh, A igreja d'Auvers-sur-Oise, 1890, ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris

SIMBOLISMO

Superação da pura visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).
Forte ligação com a literatura (suporte nas poéticas literárias contemporâneas )
Trazer à realidade, tornar presente e visível algo que se supõe pertencer apenas ao espírito. Tornar visível o invisível.
Representação/ Revelação de um mundo da fantasia, da imaginação.
Pintura como instrumento de pesquisa da mente humana.

Redon, Orfeu, c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm,
Cleveland Museum of Art, Ohio  
 Gustave Moreau (1826-98), Galateia, c. 1880, osm, 85,5 x 66 cm,
d'Orsay, Paris

Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo,
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris

As transformações artísticas na virada do século XIX - XX: 
Primeiras rupturas : realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.

      "É comum associar o moderno na arte com um colapso do decoro tradicional na cultura ocidental, que previamente conectava a aparência das obras de arte à aparência do mundo natural. Os sintomas típicos desse colapso são a tendência de as formas, cores e materiais da arte ganharem vida própria, produzindo combinações inusitadas, oferecendo versões distorcidas ou exageradas das aparências da natureza e, em alguns casos, perdendo todo o contato óbvio com os objetos comuns de nossa experiência visual” (Harrison, 2000:09).

FAUVISMO
• Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de desencadear na tela a violência das próprias emoções.
Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a referência direta à aparência real
 dos objetos. 

 Matisse, Música, 1910, Hermitage

Matisse, Dança, 1909 -10, Hermitage 
 André Derain, Ponte em Charing Cross, 1906


 Matisse, Retrato de Madame Matisse, 1906

 Vlaminck, O rio Sena em Chatou, 1906, ost, 82,6 x 101,9 cm, Metropolitan Museum

                        Vlaminck, Nas margens do Sena, 1906, ost, 38 x 47 cm, Metropolitan 
 Vlaminck, André Derain, 1906, osc, 26,4 x 21 cm, Metropolitan


Derain, Londres, Ponte em Southwark, 1905-06, ost, 81 x 100 cm, col part

EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Die Brücke
Uso das cores berrantes e formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.
Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou não-figurativa.
IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).

                                        Emil Nolde, Mar de outono XI, 1910, ost, 73 x 88 cm
 Emil Nolde, Jardim de Flores, 1908, ost, 65,5 x 83 cm, Kunstmuseum Düsseldorf





Emil Nolde, Galanteador encontra Garota, 1919 
 Ernst Ludwig Kirchner, Marcella, 1909-10

 Heckel, Casas Vermelhas, 1908, ost, 65,5 x 79, 5 cm,
Kunsthalle der Stadt Bielefeld

 Schmidt-Rottluff, Casas à noite, 1912, ost, 94 x 86 cm, MoMA, NY

 Ernst Ludwig Kirchner, Cabeça de Homem Doente, Auto-retrato
1918, xilogravura, Staedel-Museum

 Schmidt-RottluffCabeça de Homem, 1917, madeira, 
34 x 13 x 16,5 cm, Tate, Londres

 Kandinsky, Igreja em Murnau, 1909, osc, 49 x 70 cm, MoMA, NY


 Franz Marc, Paisagem com cavalo, 1910, ost, 85 x 112 cm, Museum Folkwang, Essen


KandinskyComposição IV, 1911
ost, 159 x 250 cm, Kunstsammlung NW, Dusseldorf  
 Kandinsky, Composição VI, 1913, ost, 195 x 300 cm, Hermitage

KleeRua principal e ruas laterais 1929
ost, 83 x 67 cm, Wallraf-Richartz Museum, Colônia

As transformações artísticas na virada do século XIX - XX: Virada do século XIX – XX:



       Primeiras rupturas : realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
       Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.
Os artistas elegiam a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como fonte da arte, desta maneira, a arte se afastava gradualmente de qualquer pretensão de retratar a natureza, seguindo na direção da pura abstração, em que dominam a forma, as linhas e as cores.


FAUVISMO/FOVISMO (Les Fauves – As Feras)

Local: Paris (1904-1907)
Artistas: Henri Matisse, André Derain, Maurice Vlaminck, Raul Dufy, Albert Marquet, Van Dongen, Georges Rouault, entre outros.

Principais características:
        Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de desencadear na tela a violência das próprias emoções.
        Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a referência direta à aparência real dos objetos.
       Elementos de arte não-européia: a escultura africana (referência para Vlaminck, Derain e Matisse que, inclusive as colecionava) e a cerâmica e têxteis da Argélia (referência para Matisse pelas cores brilhantes e saturadas e padrões vigorosos e pronunciados).

Expressionismo alemão
Local: Alemanha
Artistas: Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel, Karl Schmidt-Rottluff, Emil Nolde, do grupo Die Brücke (A Ponte, de Dresden, 1905-1913). Wassily Kandinsky, Paul Klee, Franz Marc e August Macke, do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul, Munique, 1912 a 1914).
Principais características:

-Die Brücke
Uso das cores berrantes e formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.
Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou não-figurativa.
IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).

Simbolismo


Data: Última década do século XIX.
Local: França.

Principais características:
·        
      - Configura-se como uma superação da pura visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).
·        -  Ligação com a literatura (suporte nas poéticas literárias contemporâneas – Mallarmé)
·         - Trazer à realidade, tornar presente e visível algo que se supõe pertencer apenas ao espírito.
·         - Tornar visível o invisível.
·         - Representação/ Revelação de um mundo da fantasia, da imaginação.
·         - Pintura como instrumento de pesquisa da mente humana.
·         - Principais artistas: Odilon Redon e Gustave Moreau.

domingo, 24 de março de 2013

Exercícios

1. O que é impressionismo? Dê pelo menos três características e as explique. Cite pelo menos três artistas e suas obras.

2. Qual a diferença entre impressionismo e pós-impressionismo? Dê o motivo do surgimento do pós-impressionismo.

3. Qual foi a importância dos movimentos estudados em sala para a arte abstrata?

4. Na virada do século XIX para o XX os artistas começaram a valorizar que forma de expressão individual?

5. Quais são os dois grupos artísticos do Expressionismo Alemão? Dê sua características. Cite pelo menos dois artistas de cada grupo. 

domingo, 10 de março de 2013

Simbolismo

Vocês podem notar que o Simbolismo ainda possui uma característica figurativa, mas a pintura é um pouco mais borrada,alguns artistas começaram a explorar algumas características dos movimentos seguintes, das vanguardas, principalmente o sentimento. 


 Redon, "Orfeu", c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm
Cleveland Museum of Art, Ohio


 Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris


Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris


 Gustave Moreau (1826-98), "Galateia", c. 1880
osm, 85,5 x 66 cm, d'Orsay, Paris


Pós- impressionismo


  • Iniciou-se em Paris, França
  • Características: Questionamentos de oposição ao Impressionismo (preocupação com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a superficial análise da realidade).
  • Dois grupos:
                 1. Seurat- Teoria dos pontos
                                 - fundamento científico
       
                     Cézanne - plano de cor

                 2. Gauguin, Van Gogh e Lautrec - ênfase na expressão de suas emoções e sensações por  meio da cor


  • Influenciaram as vanguardas do início do século XIX
  • Transição para novos caminhos da pintura
  •  Acentuaram na pintura seus valores científicos (cor e bidimenionalidade)
  • Artista pós-impressionista eram aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
Van Gogh
  • Nunca vendeu um quadro em vida
  • Pioneiro nas tendências modernistas
  • Ressaltava o sentimento em suas pinturas
  • Pintou aproximadamente 2000 telas em 10 anos
  • A realidade que o artista vê é sombria e cinzenta
  • Frases ditas po Van Gogh:

          - "A pintura está em minha pele"

          - "Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida."

          - "A cor expressa algo em si simplesmente porque existe e deve-se aproveitar isso pois o que é belo é verdadeiro."

          - "Quero pintar o retrato das pessoas como eu as sinto e não como as vejo."

          - "Quero a luz que vem de dentro, quero que as cores representem emoções."


  • Frase de sua morte: "A miséria não tem fim."

  • Dá um tiro em seu peito no dia 27/07/1890

  • Morre no dia 29/07/1890
 Georges Seurat (1859-91), "Um domingo na Grande Jatte", 1884-86,

ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago





 Toulouse Lautrec, "A cama", 1892, oscsm, 54 x 70 cm, d'Orsay, Paris

 Toulouse Lautrec, "La Goulue at the Moulin Rouge",

1891- 92, osc, MoMA, NY



 Henri de Toulouse Lautrec, (1864-1901)

"Rousse La toilette", 1889, ost, 67 x 54 cm
d'Orsay, Paris

Paul Cézanne (1839-1906), "Ponte de Maincy", 1879, 58,5 x 72,5 cm, d'Orsay, Paris





 Cézanne, "Os jogadores de cartas", 1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris

Cézanne, "Maças e laranjas", 1899, ost, 74 x 93 cm, d'Orsay, Paris

Cézanne, "Monte Sainte- Victoire", 1902-04, ost, 73 x 92 cm, PMA

 Paul Gauguin (1848-1903), "Les meules jaunes", 1889, ost, 73 5 x 92 5 cm, d'Orsay, Paris

 Gauguin, "Mulheres do Tahiti", 1891, ost, 69 x 91,5 cm, d'Orsay, Paris
Gauguin, "Semente de Areoi"1892, óleo, 92 x 72 cm,
MoMA, NY

 Vincent Van Gogh (1853-90), "O quarto de Van Gogh em Arles", 1889, 
ost, 57,5 x 74 cm, d'Orsay, Paris


Van Gogh, "La méridienne", 1889 e 1890, ost, 73 x 91 cm, d'Orsay, Paris 

 Van Gogh, "O doutor Paul Gachet"1890, ost, 68 x 57 cm
d'Orsay, Paris

 Van Gogh, "A igreja d'Auvers-sur-Oise"1890,
ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris

Van Gogh, "Noite estrelada", 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA, NY (PRINCIPAL OB