sábado, 27 de fevereiro de 2016

Como ensinar pontuação

Parênteses, vírgulas, reticências... O uso dos sinais gráficos não é aleatório, mas deve atender ao sentido que se quer dar ao texto



Página 1 de 2>>|
Fotos: João Marcos Rosa/Agência Nitro
REVISÃO COLETIVA Na EM Bernardo Ferreira Guimarães, a turma analisa a pontuação na produção dos colegas. Fotos: João Marcos Rosa/Agência Nitro
Considerar que a vírgula tem a função de indicar uma pausa breve, o ponto de dar descanso à leitura e a interrogação de marcar a entonação é se basear na ideia de que eles servem apenas para marcar uma leitura em voz alta - o que, considerando o uso atual da língua, é no mínimo insuficiente. A pontuação é um dos recursos que o escritor utiliza para dividir o texto em unidades de sentido, dando hierarquia às informações e ajudando o leitor a compreender o que ele quer dizer. Pontuar, portanto, não é uma atividade secundária na escrita, mas faz parte dos recursos na produção do texto, assim como as diferentes tipologias, os espaços em branco, o negrito, as notas de rodapé e quadros, que têm essa mesma função.

Um trecho do livro Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector (1920-1977), exemplifica como isso ocorre. Veja só: "Houve um momento grande, parado, sem nada dentro. Dilatou os olhos, esperou. Nada veio. Branco. Mas de repente num estremecimento deram corda no dia e tudo começou a funcionar, a máquina trotando, o cigarro do pai fumegando, o silêncio, as folhinhas, os frangos pelados, a claridade, as coisas revivendo cheias de pressa como uma chaleira a ferver". Claramente, os sinais afetaram o sentido e os efeitos do texto, já que as frases curtas colaboraram para visualizar a lentidão da imagem e as vírgulas da última frase mostram uma sucessão de fatos.

Ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, você deve deixar de lado a velha fórmula de apresentar regras que predeterminam as funções dos sinais e esperar que os alunos as decorem. Como as crianças entram em contato com a pontuação já em suas primeiras situações de leitura e escrita, o mais adequado é aproveitar a familiaridade delas com os textos para analisar os diferentes usos dos recursos de pontuação nos mais variados gêneros. O essencial, portanto, é notar o contexto em que estão, a intenção que devem produzir e a maneira como o autor quis passar suas ideias (leia a sequência didática).

Quem está acostumado a ensinar com base nas regras e muda a prática em sala de aula para a análise de variadas obras sente uma diferença brutal na aprendizagem dos estudantes. Foi o que ocorreu com Milene Aparecida de Lima Moreira, que leciona no 4º ano da EM Bernardo Ferreira Guimarães, em Rio Piracicaba, a 132 quilômetros de Belo Horizonte. Quando começou a fazer cursos de formação continuada sobre produção de texto, ela repensou sua maneira de trabalhar. Nos primeiros meses de aula, já utilizou os novos conhecimentos.

Com base nos resultados de uma produção individual de texto, Milene identificou os erros dos estudantes e os itens a que precisaria dar mais atenção. "Eles acertavam na grafia das palavras e na construção da composição, mostrando coerência e começo, meio e fim bem delimitados", explica. No entanto, apesar de usarem os sinais de pontuação em exercícios com frases soltas, eles tinham dificuldades no momento de escrever textos completos. "As crianças usavam de vez em quando o ponto final e a vírgula. E só", relata. Milene criou uma série de atividades com o objetivo de analisar o uso de sinais que aparecem com frequência nos diálogos das fábulas, como dois-pontos e travessão. Para ela, a pontuação hoje tem outro propósito: "Se você quer que os alunos produzam bons textos, com fluência e lógica, esqueça as atividades de pontuação de frases isoladas", diz com propriedade.
Continue lendo esta reportagem

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AMOR VIRTUAL♥

[…] É difícil não é ? Estar longe de quem você ama. Você não pode abraçar, sentir o cheiro doperfume, caminhar de mãos dadas pelas ruas,ouvir a voz dele sussurrando coisas que lhe tiram sorrisos fáceis.Não pode sentir o toque dele na tua pele, dormir ao lado dele nos dias de chuva, olhar nos olhos e falar um “eu te amo” e ouvir aquela voz doce respondendo “eu te amo mais”. Mas você acaba recebendo, por mais longe que estejam, palavras que te confortam e que consegue te fazer sorrir de uma forma diferente. Um sorriso largo, que só de imagina-lo ao teu lado, já aparece em tua face. Mas acaba vindo junto tristeza por apenas te-lo nos teus pensamentos, saudade que aperta cada dia mais no peito, ansiedade pelo dia em que conseguirá ver aqueles olhos te fitando. Saudade. Além do medo. Medo dele achar alguém melhor, de não ser o bastante para ele, disso tudo não passar apenas de uma ilusão, dele te magoar. Medo de nunca poder abraça-lo, pelo menos uma vez na tua vida. Mas você não desiste, porque dentro de você tem um coração que bate por ele e que tem esperanças de um dia estar nos braços dele. Um dia, não importa. Mas você quer isso, quer podersentir cada minúsculo detalhe dele, bem na sua frente, pra perceber que tudo é real. Você acorda de manhã bem mais disposta, passa o dia todo no mundo da lua, do nada sorrisos chegam em seu rosto. Você sonha com ele e com o dia em que poderá acordar com ele ao teu lado, poder usar a blusa dele de pijama. Você, ainda, sonha com o dia em que ele pegará tua mão, se ajoelhara e dirá meio sem jeito: “Eu sei que sou todo errado, mas eu gostaria de te fazer a mulher mais feliz do mundo. voce aceita ser minha pelo resto das nossas vidas?” E enquanto ele tira o anel, do bolso daquela camisa xadrez que você tanto gosta, você sorri toda boba sem saber o que responder direito. E acabasoltando um “sim” todo sem jeito. Eu sei que não é fácil ficar distante de quem se ama. Não importase ele mora em uma cidade vizinha ou do outro lado do mundo. É ele que você ama, que daria tudo pra faze-lo sorrir. Você é capaz de enfrentar 1.566 km de distância, ou até mais, pra mostrar que é ele quem você quer ao teu lado pelo resto da vida de vocês dois. É capaz de enfrentar inúmeras coisas só pra sempre ver um sorriso - lindo falando nisso - no rosto dele. Você enfrentaria o mundo se fosse preciso, tudo pra ter ao teu lado. Você não desiste, porque dentro de ti ainda pulsa a tal esperança.Esperança de poder ter ele ao seu lado pra concluírem o tal “felizes para sempre” juntos .

Cristiano Araújo - Caso Indefinido (Oficial)

Será que alguém explica a nossa relação

Um caso indefinido, mas rola paixão
Adoro esse perigo, mexe demais comigo
Mas não te tenho em minhas mãos
Se você quiser, podemos ser um caso indefinido
Ou nada mais
Apenas bons amigos, namorar, casar, ter filhos
Passar a vida inteira juntos

E vai saber se um dia seremos nós
Nenhum beijo pra calar nossa voz
Um minuto, uma hora, não importa o tempo
Se estamos sós

Se você quiser, a gente casa ou namora
A gente fica ou enrola
O que eu mais quero é que você me queira
Por um momento ou pra vida inteira!

Cristiano Araújo - Você Mudou (Clipe Oficial)

Te falei mas você não me ouviu

Quis viver na ilusão
O vazio que você deixou em mim
Maltratou meu coração

Não ligou pra minha solidão
Tinha que acabar assim
Será triste uma noite sem você
Mas será o melhor pra mim

Não importa o que me faça
Não tem paixão quando me abraça
Sem destino para longe sei que vou
Irei em busca de um novo amor

Refrão (2x):
E quando despertar
Não irá me encontrar
Quem sabe aí meu bem
Talvez você consiga entender
Que a minha vida não pertence a você

De você só vou lembrar-me
Quando tudo começou
Você era a mulher
Que eu sempre sonhei
Me enganei

Pois você meu bem mudou
Pois você meu bem mudou
Pois você meu bem mudou

Acho que você não entendeu
Que quando o amor se acaba
Na verdade nunca se amou
Siga o seu caminho que eu vou
Em busca do meu

Acho que você não entendeu
Que se acabou o meu amor
Não terá mais uma vez

Por favor, não tente me achar
Você não gostaria do que vai encontrar
Então verás que sou feliz com esse amor
Como jamais serei com você

Acho que você não entendeu
Que quando o amor se acaba
Na verdade nunca se amou
Siga o seu caminho que eu vou
Em busca do meu

Acho que você não entendeu
Que se acabou o meu amor
Não terá mais uma vez

Por favor, não tente me achar
Você não gostaria do que vai encontrar
Então verás que sou feliz com esse amor
Como jamais serei com você

Com você
Com você

Link: http://www.vagalume.com.br/cristiano-araujo/voce-mudou.html#ixzz3zmG3YnD0

Jads & Jadson - Jeito Carinhoso (DVD É DIVINO)

Jorge e Mateus - Logo Eu (Legendado)

ge e Mateus

Os Anjos Cantam

x
Play
PLAY
  •    

Eu te vi e já te quis
Me vi tão feliz
Um amor que pra mim era sonho
Surpreendente provar
Do que eu só ouvi falar
E você resolveu me mostrar

Logo eu que nem pensava
Eu não imaginava, te merecer
E agora sou o dono desse amor
Eu nem quero saber porque
Eu só preciso viver
O resto dessa vida com você

Te vi e já te quis
Me vi tão feliz
Um amor que pra mim era sonho
Surpreendente provar
Do que eu só ouvi falar
E você resolveu me mostrar

Logo eu que nem pensava
Eu não imaginava, te merecer
E agora sou o dono desse amor
Eu nem quero saber porque
Eu só preciso viver
O resto dessa vida com você

Eu que nem pensava
Não imaginava, te merecer
E agora sou o dono desse amor
Eu nem quero saber porque
Eu só preciso viver
O resto dessa vida com você
Com você, com você

O resto dessa vida com você



Link: http://www.vagalume.com.br/jorge-e-mateus/logo-eu.html#ixzz3zmDdJk68

10 MENTIRAS MAIS CONTADAS POR HOMENS:

Emoticon heart Emoticon heart Emoticon heart ATENÇÃO MENINAS!!!!
Emoticon heart Emoticon heart Emoticon heart 10 MENTIRAS MAIS CONTADAS POR HOMENS:
1. Nunca tinha sentido isso antes
Essa é uma mentira muito comum depois do sexo. "Você é sensacional, o máximo. É a primeira vez que me sinto assim". Os homens costumam falar isso para que as mulheres se sintam felizes, mas não necessariamente estejam pensando nas relações anteriores e as comparando.
2. Não é o que parece
Esta mentira é muito curiosa, porque sempre se dá quando os homens são surpreendidos, por exemplo, se você o encontra em um lugar público andando com uma mulher. Você pode até mesmo nem estar pensando em nada, nem bom, nem ruim, mas ele simplesmente se acusa dizendo: "Não é o que você está pensando".
3. Ela é só uma amiga
Essa frase é uma continuação da mentira anterior, porque quando você o encontra com outra ou quando há indícios da presença constante de outra mulher ele solta essas palavras.
4. Amanhã eu te ligo ou a gente se vê
Esta é uma das mentiras que as mulheres mais odeiam. Quando saem com um homem e ele diz "te ligo amanhã" é equivalente a quando você deixa currículos em empresas que não vão te contratar e simplesmente dizem "a gente volta a entrar em contato".
5. Não quero terminar com você, só quero um tempo
Esta é a típica frase que coloca em evidência que os homens são incapazes de enfrentar o fim da relação. Eles costumam dizer isso depois que já aprontaram "mil e uma" e para amenizar a situação usam essa desculpa: "Preciso de um tempo", por medo da reação feminina.
6. Faz tempo que eu e minha mulher não dormimos juntos
Quando eles ainda estão casados e paqueram outras mulheres, eles dizem esta mentira para que elas acreditem que existe a possibilidade de uma relação. Mas, fique esperta, porque ele dorme com a mulher e com você também.
7. Só espero meus filhos crescerem para me separar
Esta é uma das mais clássicas e é usada claramente para que eles ganhem tempo. Assim, as amantes não os pressionam. Mas não se iluda, porque eles não querem perder nada da família.
8. Fiquei sem dinheiro e, para piorar, meu celular ainda descarregou
Esta é uma mentira que os homens dizem quando estão estranhamente desaparecidos, quando não conseguiu chegar ao encontro na hora combinada e, certamente, quando ele estava com a amante.
9. Jamais sentiria atração pela sua amiga, ela é como uma irmã
Quando você por acaso percebe que ele olha excessivamente para a sua melhor amiga e você vai tirar satisfações, ele resolve usar argumentos do tipo: "Que absurdo, a gente se conhece há tanto tempo".
10. O problema não é você, sou eu
Os homens usam esta frase para amenizar o impacto da separação. "Estou confuso", eles costumam dizer por receio que a mulher dê um escândalo que eles não saibam controlar. O pior é que as mulheres acreditam e acabam quase os confortando. Em todo o caso, existem aqueles que desaparecem e nem desculpas se esforçam para oferecer.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO

Emoticon heart Emoticon heart Emoticon heart Emoticon heart
"Uma pessoa que tinha um lugar especial na sua vida, mas que em um determinado momento, decidiu sair por escolha própria, não pode achar que tem o direito de voltar do nada, como se aquela decisão não tivesse sido relevante, como se um coração não tivesse sido partido ao meio, que só graças a uma força descomunal chamada de amor-próprio, decidiu encerrar um ciclo do passado para que novos se iniciassem. Quando se acostuma com uma ausência, sua presença não tem mais o mesmo valor, ou melhor, não tem mais nenhum. Um laço que era tão bonito, quando desfeito de forma inesperada, nunca mais volta a ser igual, pois o encanto que envolvia a sua beleza e entrelaçava ambas as partes, já não existe mais. Ainda bem que temos o poder de superação e não há nada de errado em superar uma pessoa que fez uma escolha, que significou diretamente não fazer mais parte da sua vida, e não soube honrar sua confiança, nem respeitar seus sentimentos. Você não se tornou uma pessoa fria, apenas enterrou um sentimento que não tinha mais condições de existir, já que fonte que o alimentava se esgotou. Quem ama fica, assume o que quer e oferece real estabilidade. Se não, tudo bem. Desocupou um espaço que é valioso demais para ser preenchido por qualquer um. Se você pratica alguma ação ruim com uma pessoa, o direito dela reagir da forma que quiser com você é dada, inclusive de tratá-lo com total desprezo. A lei do retorno, que é justa, sempre saberá colocar cada um em seu devido lugar!"
LINDA REFLEXÃO
LADÁRIO, 07/02/2016.

E VEM CHEGANDO O CARNAVAL (Doris Azevedo)

E VEM CHEGANDO O CARNAVAL (Doris Azevedo)
Quando mais jovem adorava o Carnaval. A alegria, a festa, o rítmo, nos clubes, em casa, na rua... No entanto confesso:Sempre gostei de assistir o Carnaval na TV. . Respeito e admiro quem faz "O maior espetáculo da terra"
Meus carnavais eram embalados pela Aurora, ah se fosse sincera... A Estrela Dalva despontava no céu com a lua na ponta... E cantávamos Bandeira branca, amor...
Esta nova geração terá outras lembranças e se transportarão no tempo com estes enredos que não me encantam. Cada um com suas histórias. E o hoje?? Deve ser pautado no respeito e na compreensão. Cada um "no seu quadrado" pois o importante é estarmos todos bem e felizes mesmo em momentos diferentes!!! Simples Assim. Grande abraço,