quinta-feira, 26 de maio de 2016

Professor está sobrecarregado com tarefas que são dos pais, diz educado


Marcos Meier dará palestra na Feira Educar, que abre nesta quarta em SP.
Para ele, tecnologia mal utilizada não ajuda em nada a educação.



Ana Carolina MorenoDo G1, em São Paulo
O mestre em educação Marcos Meier (Foto: Divulgação)Marcos Meier, mestre em educação, será palestrante
na Educar 2012 (Foto: Divulgação)
A relação entre família, sociedade e escola é o tema da edição deste ano da Feira Educar Educador, que começa nesta quarta-feira (16), no Centro de Exposições Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo. O mestre em educação Marcos Meier vai dar a palestra que sintetiza o evento: "Família, sociedade e escola: onde pretendemos chegar?". Para ele, o professor tem sido obrigado a assumir uma tarefa que é relativa aos pais na educação de crianças e adolescentes.
Ao viajar o Brasil dando palestras para professores, o mestre em educação Marcos Meier, que já foi ele mesmo professor de matemática no Paraná, se deparou com uma tendência preocupante a partir dos depoimentos dos docentes. "O professor, que antigamente tinha tempo para ensinar o currículo, hoje tem que gastar 20 minutos corrigindo a indisciplina do aluno, fazendo-o sentar, pegar o caderno... Um monte de coisas da área da educação básica das famílias não está pronta, e o professor precisa dar conta disso", afirmou.
Segundo o especialista, o acesso à informação e tecnologia nos últimos anos tem feito com que as relações se modifiquem e os adolescentes de hoje, vivendo em famílias cada vez mais ocupadas e passando horas excessivas do dia com o telefone, o computador e o videogame, não desenvolva os mecanismos de socialização necessários para o convívio pessoal.
As famílias, para Meier, não devem ser divididas em "estruturadas" e "desestruturadas" por causa de sua formação, já que o aumento no número de divórcios tem criado novas relações. Ele defende o enfoque na funcionalidade da família. "Existem famílias com papai, mamãe e filhos que sãp desfuncionais, porque os pais não dão atenção às crianças, e famílias sem o pai, mas em que a mãe faz um trabalho maravilhoso, ou os avós e tios também ajudam", explicou.
A falta de tempo dos pais, também cada vez mais conectados às tecnologias, faz com que os poucos momentos com os filhos sejam de interação, com brincadeiras, jogos e diversão, e provoca a escassez momentos de intimidade necessários para construir uma relação de qualidade entre eles. O resultado é que as crianças hoje em dia chegam às escolas cada vez mais indisciplinadas, aumentando assim a exigência dos professores para manter a autoridade.
A 19ª Feira Educar/Educador mistura um amplo congresso com educadores com feira de negócios - são mais de 150 empresas expositoras e cerca de 230 palestrantes nacionais e internacionais. A feira vai até sábado (19). Leia a íntegra da entrevista de Meier ao G1.
Feira Educar 2011 (Foto: Divulgação)Feira Educar 2011 (Foto: Divulgação)
Do que se trata o tema geral da Educar 2012?
Eu farei a palestra-tema do evento, "Família, sociedade e escola: onde pretendemos chegar?". A nossa sociedade hoje está sofrendo transformações muito grandes em termos de acesso à informação e tecnologia, que faz com que as relações se modifiquem. Os adolescentes antigamente se reuniam e ficavam horas dançando ou batendo papo, fazendo festas de garagem. Então eles eram obrigados a aprender a lidar com o cara chato, com o sarna, aquele que incomoda. O adolescente tem a característica de corrigir um ao outro, pegar no pé, isso é muito saudável para desenvolver mecanismos de socialização, a pedir com licença, por favor, desculpa.
E qual a diferença hoje?
Com a tecnologia, ele não tem mais a oportunidade do olho no olho, se não gostou de um cara, ele bloqueia no MSN [mensageiro instantâneo], na sala de bate-papo. O adolescente não está mais acostumado a aceitar crítica, ele fica frágil, não suporta as críticas. Isso faz também com que, na escola, o professor que exija um pouco mais é mal visto. O adolescente reclama, acha ruim, não está acostumado a receber esse tipo de cobrança do professor que pega no pé.
Como a família influencia esse comportamento?
A indisciplina tem aumentado bastante justamente por causa do tempo. As crianças estão cada vez menos sob orientação de um adulto. O pai dificilmente tem tempo para ficar com os filhos, a mãe trabalhando fora ainda tem todas as atividades da casa. Então ela tem momentos de interação, mas não tem momentos de intimidade. Tem aquela hora de fazer bagunça, e eles deixam regras de lado, ninguém quer pegar no pé do filho porque são tão poucos minutos para ficarem juntos. Então não tem qualidade essa relação. E esse estilo cada vez mais descomprometido tem efeitos na escola também.
Que efeitos?
As crianças, que deveriam estar aprendendo a ter educação com os pais, acabam chegando na escola totalmente indisciplinadas, batendo e xingando em vez de conversarem. O professor, que antigamente tinha tempo para ensinar o currículo, hoje tem que gastar 20 minutos corrigindo a indisciplina do aluno, fazendo-o sentar, pegar o caderno... Um monte de coisas da área da educação básica das famílias não está pronta, e o professor precisa dar conta disso. De uma aula de 40 ou 50 minutos que poderia estar sendo muito bem aproveitada com conteúdo, 20 minutos com certeza estão sendo jogados no lixo. Isso vai irritando tanto o professor, que depois não tem paciência na hora de explicar o assunto. Ele está sendo exigido além da conta, o professor foi preparado para ensinar currículos escolares, não para dar a educação que a família antigamente ensinava.
A falta de interesse dos alunos na escola também não têm a ver com o abismo de gerações, já que os professores são muito menos adeptos das novas tecnologias?
É bom que professores aprendam a usar as novas tecnologias, mas temos um mito que é o seguinte: a gente acha que o aluno que usa computador e internet está aprendendo mais, mas quando passa um trabalho ou pesquisa para ele, o aluno não sabe filtrar informação na internet, o que aparecer no google eles colocam no trabalho deles. Não viram se era pegadinha, se o site tem autoridade. Eles acham que fizeram a pesquisa por colocar informações numa página, às vezes nem leram com atenção.
Esse é um problema generalizado?
Tem o outro lado, temos sim escolas com nível de educação de primeiro mundo, temos pesquisas na área da educação, da relação professor-aluno, suficientes para poder dar palestra a professores da Europa sobre como dar aula. O problema é que esse conhecimento que as boas escolas têm não chega a todas as escolas. Enquanto algumas escolas do Sul estão discutindo se usam lousa digital de uma ou outra marca, outras estão emendando quadro negro com cartolina porque ele está rachado.
Absorver a tecnologia é inevitável para a escola?
Tem escola hoje que proíbe que professores tenham Facebook porque alunos falam mal do professor e da escola lá. Por outro lado, tem escola incentivando que o professor tenha Facebook, que coloque os alunos como amigos para trocar informações e tirar dúvidas. Você pode usar a tecnologia a favor da aprendizagem ou vê-la como uma ameaça à escola. Mas esse tipo de visão retrógrada vai ter que desaparecer.
O que falta para isso acontecer?
Hoje temos uma problema que é a falta de softwares de qualidade para a escola. Tem software que o aluno dá um clique, vira uma página, dá outro clique, vira outra página. Aquilo nada mais é do que um livro em formato digital, mas o grau de interatividade é zero. Tem que tomar muito cuidado ao levar o aluno para o laboratório de informática. Às vezes é perder tempo com o computador, é melhor pegar um professor apaixonado por aquilo que ensina do que usar um software com baixo grau de interatividade. Isso em psicologia a gente chama de postura passivo-aceitante, é como a criança na frente da televisão, só recebe informação. Tem muito professor que coloca o aluno nessa postura, e também tem muito software que segue o mesmo caminho. A chave é a interação do aluno com o conhecimento. Pode ser no computador, sozinho ou com o professor em sala de aula. Desde que haja espaço para interagir com o conhecimento, é isso que precisa acontecer para o aluno aprender.
19ª Educar Educador - Feira e Congresso Internacional de Educação

quarta-feira, 25 de maio de 2016

ANAGRAMANIA


  • ÃGAL ➜ GALÃ
  • DOTU ➜ TUDO
  • FORI ➜ FRIO
  • ADOL ➜ LADO
  • DORAS ➜ RODAS
  • MENOG ➜ MONGE
  • LADON ➜ NODAL
  • HUCAB ➜ BUCHA
  • ADOSI ➜ SADIO
  • GIVARI ➜ VIGIAR


  • MASTAP ➜ TAMPAS
  • DOSRAD ➜ DARDOS
  • ELIADA ➜ ALDEIA
  • IAGTADA ➜ AGITADA
  • DOMPRIOI ➜ OPRIMIDO

domingo, 15 de maio de 2016

SIMULADO DE ARTES SETIMOS ANOS A/ B/ C/D

SIMULADO DE    ARTES
SETIMOS ANOS A/ B/ C/D
1º - O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?
a)Classicismo.
b)Modernismo.
c)Renascimento.
d)Romantismo.
e)Barroco

2º - O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a.    Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b.    A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c.    A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d.    A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
e)Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.

3º - No século XVIII, as  Gerais viviam a "corrida do ouro", o que chamava a atenção de muitos portugueses, que vieram para o Brasil. Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice que, com muito esforço e aos poucos, foi tornando-se conhecido. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas e, futuramente seria conhecido como:
a.    Aleijadinho
b.    Candinho
c.    Sininho
d.    Chiquinho
e. Rafael  Sânzio.

4º - Muitos foram os artistas que contribuíram para o engrandecimento do estilo Barroco no Brasil. Entre eles destacamos:
a.    Mestre Ataíde, Aleijadinho e Andrea Del Verrochio;
b.    Aleijadinho, Mestre Vitalino e Pietá;
c.    Mestre Vitalino, Aleijadinho, e Tarsila do Amaral;
d.    Mestre Ataíde, Aleijadinho e Petrus
e) Rubens; Aleijadinho, Andrea.

5º -  Qual era a intenção do artista Barroco. É correto afirmar:
a.    Impressionar a sociedade brasileira;
b.    Impressionar os políticos brasileiros;
c.    Impressionar os artistas europeus com novas técnicas;
d.    Impressionar a sociedade e ao mesmo tempo os artistas europeus;

e.    Impressionar o expectador, envolvendo-o espiritualmente com a obra de arte
SIMULADO DE ARTE
OITAVOS ANOS A E C
PROFESSORA FÁTIMA DOROTEIA
01- Cândido Portinari e Sebastião Salgado, recorrendo a distintas
manifestações artísticas, respectivamente pintura e fotografia,
podem ser considerados “intérpretes do Brasil”. Com base na leitura
das imagens, é correto afirmar:
A) Pintor e fotógrafo, independentemente de uma posição temporal e de
um lugar social, oferecem uma interpretação da sociedade brasileira que
acentua as mudanças no mundo do trabalho no campo.
B) Os dois artistas representam com imparcialidade o trabalhador rural
brasileiro de suas épocas, sem intenção de problematizar a relação
capital-trabalho.
C) As duas obras oferecem uma compreensão plena sobre o mundo do
trabalhador rural, sendo excludentes em suas narrativas, uma vez que a
pintura representa uma situação fictícia que rompe com o passado.
D) A fotografia supera a interpretação anterior do pintor, eliminando o
valor e a necessidade dela para se compreender o mundo do trabalho no
campo.
E) O mundo do trabalhador rural brasileiro é (re) conhecível pelo diálogo e
confronto entre as diferentes interpretações feitas em épocas distintas,
que oferecem um sentido à realidade.

02) Candido Portinari (1903 – 1962), importante artista brasileiro, é autor da
obra
(A) A Carta.
(B) Retirantes.
(C) Caipira picando fumo.
(D) Batalha de Riachuelo.
(E) O Violeiro.


3)São representantes da estética expressionista, barroca, romântica,
impressionista, surrealista e contemporânea, respectivamente, os
seguintes artistas brasileiros:
a) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque, Manoel da Costa Ataíde, Lasar
Segall, Abraham Palatinik e
Victor Meirelles.
b) Lasar Segall, Victor Meirelles, Georgina de Albuquerque, Ismael Nery,
Manoel da Costa Ataíde e Abraham Palatinik.
c) Lasar Segall, Manoel da Costa Ataíde, Victor Meirelles, Georgina de
Albuquerque, Ismael Nery e Abraham Palatinik .
d) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque, Victor Meirelles, Manoel da Costa
Ataíde, Abraham Palatinik e Lasar Segall.
e) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque e Victor Meireles.


04)No livro “Explicando a arte Brasileira”(2003), Garcez e Oliveira
narram: “A música moderna brasileira iniciou-se com a obra de um
jovem que viajou o Brasil para conhecer e pesquisar seus diversos
ritmos. Ele incorporou em suas obras elementos do folclore, das
melodias indígenas, das músicas populares, da sonoridade dos
pássaros e da realidade brasileira, produzindo obras de inúmeros
gêneros e idealizando um projeto de ensino de música para crianças nas
escolas.” Qual o nome deste músico e como é classificada a sua obra?
(A) João Carlos Martins / Popular.
(B) Alfredo Viana Filho / Romântica.
(C) Guerra Peixe / Expressionista.
(D) Camargo Guarnieri / Sertaneja.
(E) Heitor Villa-Lobos / Nacionalista


05)sobre o modernismo brasileiro no período de 1920 a 1930, é correto afirmar:
a) O movimento modernista propõe a releitura de temas retratados por pintores europeus do final do século XIX, especialmente
paisagens e alegorias históricas, como fator de ruptura aos princípios acadêmicos.
b) Incorporando técnicas de deformação da figura e estilização das linhas, o modernismo brasileiro introduz o prosaico como pilar da
nacionalidade, conceito este discutido paralelamente ao movimento artístico.
c) A pintura no modernismo brasileiro destaca personagens urbanos com características do realismo, influenciando, assim, os primeiros
pintores do movimento.
d) O interesse por temas populares e folclóricos do Brasil, paralelamente à incorporação de novas tendências da arte, propiciou campo
fértil à execução de trabalhos plásticos pelos artistas.
e) Impulsionada pelos modernistas, a escultura congrega as principais características do movimento, reproduzindo os modismos e

integrando vários estilos em suas peça

SIMULADO E ARTE SEXTOS ANOS A/B/D

SIMULADO E ARTE
SEXTOS ANOS A/B/D



1º - Representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Esse estilo se enquadra na pintura romana no:
a) 1ª estilo
b) 2ª estilo
c) 3ª estilo
d) 4ª estilo
e) 5ª estilo

2ª - A técnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relação ao processo que era usado na sua composição. Que técnica era esta?
a) Pintura a Óleo
b) Técnica em gesso
c) Encáustica
d) Afresco
e) Técnica do ocre

3ª - Como se chama o recurso arquitetônico desconhecido pelos gregos e egípcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos:
a) arco e abóbora
b) abóbora e  arcu
c) habóbada  e arco
d) arco e abóbada
e) bóbada e  arcco

4ª - Na estatuaria romana, a característica dá-se pela:
a) representação idealizada e bela das pessoas;
b) representação fiel da realidade e das pessoas;
c) representação detalhada das imagens e seres;
d) representação de motivos tribais com precisão;
e) representação distorcida da realidade observada.

5ª - Fazem parte das inovações romanas:
a) arco, flecha, cimento e colunas dóricas;
b) arco, abóbora, cimento e colunas decorativas;
c) arco,  abóbada, concreto e colunas jônicas;
d) arco,  abóbada, concreto e colunas decorativas;

e) arco,  abóbora, concreto e colunas decorativas.

(segundo)SIMULADO DE CIÊNCIAS TURMAS SEXTOS ANO A E B(PERIODO MATUTINO. PROFESSORA :FÁTIMA DOROTEIA

EELP
SIMULADO DE  CIÊNCIAS
TURMAS  SEXTOS ANO  A E  B(PERIODO MATUTINO.
PROFESSORA :FÁTIMA  DOROTEIA
1) A Dengue é uma doença grave transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz na água parada. A imagem acima chama atenção para que todos lutem contra essa doença. O que cada um pode fazer para diminuir os casos de Dengue em toda população?
a) Consumir carne bem cozida ou assada e assim matar o mosquito.
b) Evitar água parada nas residências e terrenos baldios para que o mosquito não consiga se
reproduzir.
c) Andar com sapatos fechados evitando entrar em contato com o solo.
d) Lavar bem as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro.
E) Beber água  diretamente da  torneira.


2)QUAIS SUBSTÂNCIAS A SEGUIR  SÃO SOLUVEIS Á AGUA?
a)(       ) Óleo, terra, areia, sal.
b)(       ) Álcool, sal, detergente e terra.
 c)(       ) Detergente, areia, terra e sal.
d)(       ) Mel, sal, álcool e detergente.
e)(       ) Sal, lama, terra e areia.


3) “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável  tornar-se- à  um bem extremamente raro e caro”.
Autores: MORAES, D. S. L; JORDÃO, B.Q. Livro: Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a
saúde humana. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 3 Jun. 2002 (adaptado).
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria.
(A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
(C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.
(D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível

.
 4) Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:
(A) Ebulição.
(B) Fusão.
(C) Solidificação.
(D) Evaporação.
(E) Precipitação.
 Resposta: c


5) A cólera é uma doença que pode ser contraída quando ingerimos alimentos e água contaminados, podendo desta forma, provocar forte diarreia, com fezes líquidas e esbranquiçadas.
Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a uma forma de prevenção contra esta doença.
(A) Usar sempre água fervida ou esterilizada com produtos a base de cloro.
(B) Lavar bem os legumes e frutas antes de ingeri-los crus.
(C) Saneamento básico.
(D) Destinar todo o lixo sólido para usinas de compostagem




ladário,15/05/2016.








atividades de ciencias.

EELP
SIMULADO DE  CIÊNCIAS
TURMAS  SEXTOS ANO  A E  B(PERIODO MATUTINO.
PROFESSORA :FÁTIMA  DOROTEIA

1) Assinale C para as afirmativas corretas e E para as erradas.
a) (       ) A água faz parte da constituição dos seres vivos, em diferentes quantidades.
b) (       ) A água esta em todas as parte do nosso corpo.
c) (       ) O soro caseiro é uma suspensão de sal e açúcar dissolvidos na água.
d) (       ) Chamamos de solução uma mistura homogênea que contêm uma ou mais substâncias dissolvidas.
e) (       ) A água só pode ser encontrada na Terra na forma líquida.
2) Assinale C para as afirmativas corretas e E para as erradas.


f) (       ) A capacidade de alguma substâncias serem solúveis em água é fundamental para que exista vida na Terra.
g) (       ) A desidratação não é apenas perda de água, mas também das substâncias dissolvidas nela.
h) (       ) A água em forma de gelo é obtida ao abaixarmos sua temperatura a 0 ºC e na forma de vapor, ao aquecermos a água a 200 ºC ( ao nível do mar).
i) (       ) O vapor de água é visível e é responsável pela umidade do ar.
j) (       ) A água em nosso planeta pode ser encontrada nos mares, rios, lagos, geleiras, nuvens, e reservas subterrâneas.

3) Assinale C para as afirmativas corretas e E para as erradas.

k) (      ) No Brasil, a água utilizada para abastecer as cidades vem, de fontes subterrâneas e fontes superficiais.
l) (      ) Mistura homogênea ou solução: é aquela em que não conseguimos distinguir os componentes que a formam.
m) (      ) Mistura heterogênea; é aquela em que podemos distinguir os componentes que a formam.
n) (       ) Água destilada é aquela que apresenta substâncias dissolvidas e que pode ser obtida em açudes.
 0) (       ) A água só pode ser encontrada na Terra na forma sólida.

4) Quais substâncias a seguir são solúveis na água?
a)(       ) Óleo, terra, areia, sal.
b)(       ) Álcool, sal, detergente e terra.
 c)(       ) Detergente, areia, terra e sal.
d)(       ) Mel, sal, álcool e detergente.
e)(       ) Sal, lama, terra e areia.
5) Considere as seguintes afirmativas sobre rochas:
I. Rocha dura, resistente, formada pela solidificação da lava e usada na pavimentação de calçadas.
II. Rocha formada por várias camadas de sedimentos de grãos de quartzo e usada para revestir pisos, paredes e calçadas.
III. Rocha que origina da transformação de argilito, usada em revestimentos de pisos, paredes e calçadas, entre outras aplicações.
IV. Rocha dura e resistente, formada ao longo de vagaroso processo de resfriamento  e solidificação do magma no interior da Terra; largamente usada no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas.
V) Rocha leve e porosa, usada na limpeza da pele e para retirar calosidade.
São exemplos de rochas magmáticas somente:
a) I, II, III e V
b) II e IV
c) I, IV e V

d) III, IV e V

sexta-feira, 13 de maio de 2016

  PROJETO "FAMÍLIA NA ESCOLA"
A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança.
Em 2007 o Plano de Trabalho da escola envolve atividades com ênfase na integração das famílias na escola, com o objetivo de aproximar os pais dos princípios desenvolvidos na escola, como: aprender e gostar do APRENDER; SOCIALIZAR idéias e argumentar sobre elas; DESCOBRIR as diferentes linguagens (escrita e falada), bem como o funcionamento da natureza e do que é produzido pelo homem; COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO e REFLEXÃO além de abranger as diferentes áreas do conhecimento como Linguagem, Matemática, Artes, Natureza e Sociedade, Música ou Movimento.
Sugeri aos familiares do Alfa III uma participação valorizando a partilha de habilidades com o grupo. Abri espaço para cada família apresentar sua cultura pessoal.
Já contamos com divertidas participações: visitamos os bastidores do Hotel da mamãe do Fred, conhecendo sua profissão e entramos em contato direto com a natureza, conhecemos árvores frutíferas, fizemos o reconhecimento dos diversos departamentos e até vimos a camareira arrumando um quarto, de verdade! Foi emocionante entrar na cozinha e confeitaria, ver as enormes panelas e entender como funciona a lavanderia, tudo muito organizado. Recebemos um lanche especial e brincamos bastante.
Outro momento de rica aprendizagem foi quando o João, padrasto do Gabriel tornou-se mestre-cuca e fizemos deliciosos pudins dando uma incrível aula de culinária. O Gabriel lia a receita e todos ajudamos com os ingredientes.
Quando o divertido vovô da Mari entrou vestido de médico, com seu jaleco branco, ninguém imaginou quantas mágicas ele faria. Primeiro examinou algumas crianças, cada um ouviu as batidas do coração no estetoscópio e falamos sobre a profissão de médico, em seguida, rimos bastante com as magias de um mágico com aranhas nos cabelos e até a professora Marcela “soltando pum”, na almofada maluca.
Hoje, recebemos a visita do pai do Pedro Paulo, que nos ensinou tudo sobre seu trabalho e bagunçamos explorando os tecidos de Lycra. A mamãe da Helena contou a magnífica história da noite e ficamos maravilhados com o livro repleto de mitos indígenas. Comemos broa de milho e ela até cantou para nós, que delícia, muito obrigada a todos!!
Esperamos as próximas participações, até agora têm sido trocas maravilhosas e muito valiosas para todos nós, crianças e familiares.

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Perfil do grupo:
Alunos das séries  iniciais e educação infantil.

Justificativa:
Pela necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos. Sendo que o projeto político pedagógico foi elaborado calcado nesta ideia e será contemplado nela.

Objetivos:

* Conhecer os meios maléficos causados pela degradação do meio ambiente;
* Apresentar os diversos benefícios da preservação do meio;
* Desenvolver a conscientização perante o tema, de forma que isso resulte em atitudes a preservar o meio.

Desenvolvimento:
* Leitura de textos
* Dinâmica
* Produções de texto
* Encontros
* Palestras
* Oficinas
* Exposições

Recursos:
* Fotos
* Presença da família na escola
* Conforme necessidade de cada membro da família a se apresentar na escola, a partir de alguma participação, através de contar história, ensinar receita, artes, etc.

Cronograma:
O projeto pode ser enfatizado no início e término do ano letivo, bem como trabalhado durante o ano corrente.

Culminância:
Como o projeto estará sendo realizado durante todo o ano letivo, um encontro, "Café da manhã" ou "Chá da tarde", ao término do quarto bimestre, poderá finalizar suas atividades.

Atividades propostas:
Para melhor entendimento as atividades estão separadas por meses:

Fevereiro:
O projeto poderá ser exposto aos pais em uma reunião a ser realizada no início das aulas. Com uma dinâmica a ser escolhida para trabalhar com os pais.

Março:
Cada família poderá apresentar uma atividade em forma de oficina. Os dias e horários ainda serão definidos.
Uma agenda será construída com a turma, incluindo nome dos participantes, horários, dias, tipo de oficina, objetivo, etc.

Abril:
Palestras de membros das famílias. Temas variados: profissões, meio ambiente, saúde, assuntos do currículo, etc.
Produções de texto poderão ser realizados após as palestras, coletivos ou individuais.

Maio:
A família poderá enviar para a escola instrumentos de trabalho que poderão ser expostos no pátio para que todos possam ver e tirar dúvidas com a pessoa ligada aquele objeto, através de identificação no próprio objeto, feita em sala.
Os alunos irão relatar as profissões das mães, ou de quem considera assim, em forma de texto que depois será exposto na sala.

Junho:
Convidar uma pessoa da família para que ensine uma receita ligada a comida típica da festa junina. Montar um painel na sala com as receitas trazidas de casa.
Festa junina com danças feitas pelas turmas e também danças com participação dos pais ou familiares.

Agosto:
Os alunos irão relatar as profissões, costumes, manias, dia-dia, etc, dos pais, ou de quem representa o pai, em forma de texto que depois será lido o exposto na sala.
Participação dos pais em atividades de melhorias da escola, como pintura, consertos etc.

Setembro:
Exposição de fotos: "Minha família"
as fotos serão expostas no pátio e relatadas em poucas palavras ao lado.

Outubro:
As crianças das famílias. Quem são? O que fazem? alguma apresentação interessante (capoeira, balé, Karatê, etc).
Cada aluno fará sua própria pesquisa, que será escrita em forma de produção de texto, buscando estreitar laços com essas crianças, assim como trazê-lo para fazer alguma apresentação.
Jogos e brincadeiras na escola com a participação da família.

Novembro:
Palestras com a família. temas diversos: Imperatividade, alimentação saudável, etc.
"Café da manhã"/ "Chá da tarde" com a família. Momentos de descontração e avaliação das atividades do projeto.

Importante:
* Em todas as atividades de sala utilizar o que está sendo trabalhado em relação ao projeto, como trabalhar problemas matemáticos, nomes próprios, etc.

Avaliação:
Através de discussões, participação, produção e socialização dos trabalhos, assim como a socialização dos alunos e familiares;
Correção da atividade direcionada individualmente ou coletiva.