quarta-feira, 31 de agosto de 2016

6 RAZÕES PELAS QUAIS AS PESSOAS PERDEM A CAPACIDADE DE A



Luiza Fletcher • 23 de agosto de 2016



Há momentos em nossas vidas em que nos sentimos que a faísca em nosso relacionamento se apagou, e gostaríamos de acreditar que ainda há algo para nos manter apaixonados, mas no geral, só queremos deixar de estar com a pessoa.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim quando você admite para si mesmo que não quer estar apaixonado por alguém.


  • No entanto, há uma série de razões válidas para uma pessoa se sentir dessa maneira.

  • Pessoas se desapaixonam todo o tempo, é importante que sejamos capazes de olhar para as áreas em nossos relacionamentos em que podemos melhorar, em vez de ignorarmos esses gritos de socorro.

  • Na próxima vez que você estiver no meio de uma separação, ou se conhece alguém que está passando por isso agora, tente pensar nessas sete razões pelas quais uma pessoa pode se desapaixonar.

  • 1.Desonestidade
  • 6 razões pelas2

  • Relacionamentos exigem cem por cento de honestidade dos dois lados, em todas as situações.

  • Não há desculpa para um de vocês esconder qualquer tipo de sentimento, porque quando você está em um relacionamento, são basicamente uma equipe juntos.

  • Pensar em si mesmos como uma equipe significa que você deve ser capaz de trabalhar em conjunto, comunicar, e em geral ser capaz de dizer ao outro qualquer coisa que pode estar sentindo.

  • É importante perceber que um segredo, mesmo que pequeno, pode destruir seu relacionamento com essa pessoa. Honestidade é muito importante. Não tente esconder-se de seu parceiro.

  • 2.Incapacidade de deixar o passado
  • Uma das maiores razões pelas quais os relacionamentos não dão certo é porque um dos dois é inteiramente incapaz de deixar o passado ir.

  • Prender-se a coisas e nunca deixá-las ir pode causar-lhe uma grande quantidade de ressentimento para com a outra pessoa.

  • É importante reconhecer que esta coisa aconteceu em seu passado, mas a pessoa também é incapaz de voltar no tempo e corrigir esse momento específico em sua vida. Você pode viver com ela ou deixá-la inteiramente.

  • 3.Falta de interesse
  • Outra grande razão pela qual o seu parceiro pode estar se desapaixonando é a falta de interesse em seu relacionamento com ele.






Se você é verdadeiramente incapaz de ter qualquer tipo de interesse comum com ele, ou o mesmo tipo de paixão que faz com que ambos sorriam, então o qual é o ponto em estar em um relacionamento que está minando a felicidade dos dois?





4.Concentrar-se em suas inseguranças

Outra razão válida para alguém já não ter interesse em um relacionamento pode ser a extrema insegurança que sente ao seu redor.





Isso significa que você age completamente diferente quando estão perto de outras pessoas.





É importante ter em mente que os nossos parceiros merecem que sejamos verdadeiros e transparentes com eles em todos os momentos.





5.Vocês dois não existem mais

6 razões pelas3





Se você está ignorando seu parceiro por qualquer razão, ele pode sentir que não há mais espaço para ele em sua vida.





Esta é uma razão perfeitamente válida para alguém se desapaixonar. Se você não reconhece a sua presença, suas palavras, seus conselhos, absolutamente nada que ele faz, então não espere que ele queira ficar com você muito mais tempo.





Se você começar a tratá-lo mais como um amigo distante do que como um amante próximo, seu relacionamento não está mais vivo e você deve apenas deixá-lo ir.





6.Comunicação morta

Se você deixa todas as formas de comunicação com o seu parceiro se esfriarem, então espere que ele se desapaixone.





A comunicação é o aspecto básico de um relacionamento, se você é incapaz de se comunicar com a pessoa que diz amar, qual é o sentido de continuar em um silêncio mortal com o seu parceiro?





Existem várias maneiras de um casal se comunicar. Se vocês não conseguem desenvolver nenhuma, podem se desapaixonar um pelo outro.





___





Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Higher Perspectives


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Diferentes povos, diferentes músicas (PLANO DE AULA)




Objetivos

1) Conhecer diferentes tipos de tradições musicais.
2) Perceber as influências de diferentes culturas na música brasileira.
3) Estabelecer relações entre as músicas produzidas em diversas partes do mundo e a música brasileira.

Comentários

As manifestações musicais são tão antigas quanto o homem. É importante que o aluno compreenda que não existe música melhor ou pior, mas apenas músicas diferentes que se influenciam umas às outras.

Material

  • O texto Todo povo tem a sua música pode ser utilizado como ponto de partida.
  • Cds, fitas ou músicas baixadas da internet - mas que pertençam a diferentes culturas.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.
2) Audição de músicas tradicionais de vários povos.
3) Divida os alunos em grupos, de maneira que cada grupo estude um determinado povo.

Atividades

1) Os alunos devem pesquisar a cultura do povo escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar de outras manifestações, como a religiosidade, as vestimentas, a culinária, os mitos, etc.
2) Terminada a pesquisa, devem procurar semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.
3) Os resultados das pesquisas serão apresentados na forma de seminários para toda a classe.

Sugestões de livros

  • A música dos instrumentos - das flautas de osso da pré-história às guitarras elétricas. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
  • O mundo maravilhoso da música: arte, história, instrumentos, tecnologia. São Paulo: Melhoramentos, 1997.
Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Música e cultura: Todo povo tem a sua música


Povos do mundo todo produziam música muito antes das primeiras orquestras, surgidas durante o barroco europeu, no século 16, e mesmo muito antes do século 11, quando Guido d'Arezzo criou a notação musical da forma como a estudamos até hoje. Feitas para cerimônias religiosas ou festivas, essas primeiras músicas, de diferentes culturas, nos influenciam até os dias atuais.

Vários mitos africanos, asiáticos e americanos narram como os deuses inventaram os instrumentos musicais, durante a criação do mundo. Ainda hoje, para alguns povos, os instrumentos têm poderes sobrenaturais e permitem que os homens se comuniquem com seus ancestrais ou com os próprios deuses.

Quando pensamos em músicas antigas, logo vem à mente a música clássica, as orquestras e seus instrumentos requintados. Dificilmente paramos para pensar na produção musical de povos indígenas, africanos, orientais... Isso talvez ocorra porque temos uma formação artística e musical proveniente do neoclassicismo, que, durante longo tempo, ignorou outro tipo música que não fosse a erudita.

África

É preciso salientar, primeiramente, que, ao falarmos de um grande continente, com povos muito diversos, corremos o risco de fazer generalizações. Ou seja, seria o mesmo que dizer que a música brasileira é apenas o samba. E isso vale para todos os lugares e culturas de que falaremos aqui.

No caso da África, nos referimos aos povos da região subsaariana e aos elementos da musicalidade que vieram até nós, trazidos pelos escravos. Um dos elementos principais da música africana é o instrumento de percussão.

Na África central, podemos encontrar um elemento comum entre as diversas tradições musicais: tambores, de todos os tipos e tamanhos. Desde cedo as crianças aprendem a tocar e cantar, pois a música é parte do cotidiano, utilizada para celebrar casamentos e nascimentos, para curar doenças e para acompanhar o trabalho.

A cultura brasileira sofreu enorme influência da africana. No que se refere à música, além dos tambores utilizados em rituais religiosos, os escravos trouxeram ritmos como a umbigada e o maxixe, que deram origem ao samba.

Oriente Médio

Berço das religiões cristã, judaica e islâmica, o Oriente Médio é a região em que se desenvolveram as primeiras grandes civilizações de que temos notícia: Suméria, Assíria, Babilônia e Egito. É lá que encontramos os antecedentes de instrumentos modernos, como o violino, o oboé e o trompete.

Índia

Dó, ré, mi, fá, sol, lá e si: estas são as sete notas musicais que conhecemos. E a partir delas construímos as escalas e fazemos música em qualquer momento, certo? Sim, mas não na Índia.
A música clássica indiana mais conhecida provém da Região Norte desse país. Ela se baseia numa complicada série de escalas chamadas ragas, cada uma destinada a uma situação, a uma hora do dia ou estação do ano em particular. Existem mais de 200 ragas diferentes. Para tocar esse tipo de música, com seu complexo padrão de notas e ritmos, o músico tem que se dedicar a muitos anos de estudo.

Extremo Oriente

Região formada por países de tradições musicais milenares, grande parte de sua música era escrita para danças da corte ou para o teatro. Também há músicas de cunho religioso, com instrumentos de percussão de todos os tipos - tambores, gongos e sinos -, usados para aplacar os deuses e afastar os demônios.

Oceania e ilhas do Pacífico

As milhares de ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico possuem uma tradição musical intimamente ligada ao mar, servindo, inclusive, para pedir aos deuses auxílio na navegação.

No passado, os povos que viviam nessa região viajavam de ilha para ilha, levando consigo seus instrumentos - tambores, flautas e apitos. Dessa forma, povoaram as diversas ilhas, como Papua-Nova Guiné e Havaí.

Américas

Assim como em todas as regiões descritas até agora, temos que nos lembrar da vastidão do continente americano e da imensa quantidade de povos indígenas que o habitava antes da colonização européia.

Ainda assim, podemos encontrar elementos musicais comuns em muitas culturas. A música, por exemplo, na maioria das vezes era cantada e expressava a crença desses povos nos deuses relacionados à natureza.
No Brasil, alguns mitos narram que a música teria sido um presente dos deuses, entristecidos com o silêncio no mundo dos humanos. Em outras lendas, a criação do mundo se mistura à criação da música. Assim, a música serve para ter contato com os deuses e os ancestrais. Num ritual, um discurso pode acabar em canto - ou vice-versa. Além da voz (canto), temos instrumentos como: chocalhos, guizos, bastões, tambores (percussão), apitos e flautas (sopro) - e zunidores.
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

sábado, 27 de agosto de 2016

CASAMENTO e/ou O AMOR



🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸🌼💕🌸 🌸

Aos que não casaram, aos que vão casar, aos que acabaram de casar, aos que pensam em se separar, aos que acabaram de se separar, aos que pensam em voltar...
Por mais que o poder e o dinheiro tenham conquistado uma ótima posição no ranking das virtudes, o amor ainda lidera com folga. Tudo o que todos querem é amar. Encontrar alguém que faça bater forte o coração e justifique loucuras. Que nos faça entrar em transe, cair de quatro, babar na gravata.
Que nos faça revirar os olhos, rir à toa, cantarolar dentro de um ônibus lotado. Tem algum médico aí? Depois que acaba esta paixão retumbante, sobra o que? O amor. Mas não o amor mistificado, que muitos julgam ter o poder de fazer evitar. O que sobra é o amor que todos conhecemos, o sentimento que temos por mãe, pai, irmão, filho. É tudo o mesmo amor, só que entre amantes existe sexo. Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O amor é único, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus. A diferença é que, como entre marido e mulher não há laços de sangue, a sedução tem que ser ininterrupta. Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança acabamos por sepultar uma relação que poderia ser eterna.
Casaram. Te amo prá lá, te amo prá cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas.
Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que amor, e às vezes nem necessita de um amor tão intenso. É preciso que haja, antes de mais nada, RESPEITO. Agressões zero.
Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência... A
mor, só, não basta. Não pode haver competição.
Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver bom humor para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar. Amar, só, é pouco. Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas pra pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Tem que ter um bom psiquiatra.
Não adianta apenas amar. Entre casais que se unem visando à longevidade do matrimônio tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo pra cada um.
Tem que haver confiança.
Uma certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão.
E que amar, 'solamente', não basta. Entre homens e mulheres que acham que o amor é só poesia, falta discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o amor pode ser bom, pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O amor é grande, mas não é dois. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.
Um bom amor aos que já têm!
Um bom encontro aos que procuram!
E felicidades a todos nós!
Artur da Távola

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Conhecimentos Gerais de Animais - II Conhece os insetos e os aracnídeos? E os répteis? Confira neste quiz de conhecimentos gerais sobre os animais(26/08/16).

  1. Atividades de CIÊNCIAS (ALUNOS SEXTOS ANOS A E B
    PROF Fatima Doroteia Arruda Lima
    (PARA HJ DIA 26/08/2016)
    Você conhece os insetos e os aracnídeos? E os répteis? Confira neste Quiz de conhecimentos gerais sobre os animais(26/08/16).
    Qual destes é um réptil?
    1-Mosca
    Leopardo
    Escorpião
    Sapo
    N.D.A
    2--Qual alternativa a seguir é possui apenas insetos?
    Borboleta, Louva-a-Deus, Carrapato e Mosquito.
    Bicho-Pau, Acaro, Barata e Grilo.
    Centopeia, Formiga, Mosca e Borboleta.
    Mosquito, Formiga, Borboleta e Barata.
    N.D.A
    3-Qual o inseto mais forte do mundo?
    Escaravelho
    Besouro-Rinoceronte
    Barata-Pata-De-Leão
    Louva-a-Deus
    N.D.A
    4-Quais destes animais são domesticáveis?
    Macaco, Gato e Arara
    Gato, Cachorro e Periquito
    Rato, Mico-Leão Dourado e Gato
    Gato, Coelho e Bicho-Preguiça
    N.D.A
    5-Qual desses animais está em extinção?
    Macaco do Papo Preto
    Morcego Canibal
    Mico-Leão-Dourado
    Arara Selvagem da Asia
    N.D.A
    6-Qual desses animais possui penas?
    Macaco
    Pinguim
    Urso Panda
    Morcego
    N.D.A
    7-O que são Repteis?
    Um grupo de animais muito variado e colorido e estão representados em todos os continentes, exceto da Antártica.
    Todo e qualquer ser animal, que possua uma camada de veneno embaixo de uma pele excessivamente fortificada.
    Grupo de animais da familia Reptadehae
    Animais como o Escorpião e a Aranha
    N.D.A
    8-Na Antartida não há repteis. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
    Verdadeiro
    Falso
    9-Exemplos de Aracnideos:
    Grilo,minhoca e Aranha
    Centopeia, Escorpião e Barata
    Aranha,Escorpião e Grilo
    Barata, Borboleta e Carrapato
    Acaro, Carrapato e Aranha
    10-Qual desses animais inspirou o nome de uma banda?
    Aranha
    Escorpião
    Carrapato
    Insetos em GeraL
  2. Os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo com escamas. Outra característica típica desses seres vivos é o fato de sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conhecimentos Gerais de Animais - I Teste os seus conhecimentos gerais sobre os animais.(EM 25/08?2016)

  1. Quantos anos vive um Cavalo?
  2. Qual é o maior tubarão?
  3. Qual é o animal terrestre mais rápido do mundo?
  4. Qual é o animal terrestre mais alto do mundo?
  5. Qual é o animal mais pesado do mundo?
  6. Qual animal a seguir é o mais lento?
  7. Qual pássaro consegue parar no ar?
  8. Qual é o peixe mais voraz?
  9. Qual animal é considerado o melhor amigo do homem?
  10. Qual animal a seguir dá leite?