quinta-feira, 22 de junho de 2017

PROVA CIENCIAS SG BIMESTRE SETIMO ANO

  1. As aves possuem qual temperatura corpórea?
  2. Uma estrutura leve que ajuda no voo e auxilia a temperatura das aves, é o(a):
  3. Qual ave bota o maior ovo entre a classe?
     (Uma palavra)
  4. Em relação a reprodução, podemos dizer que as aves são:
  5. Como chama o processo de quando uma ave espalha pólen?
     (Uma palavra - começa com 'O')
  6. Os sons emitidos pelas aves são importantes para:
  7. Qual a respiração das aves?
     (Oito letras)
  8. O osso das aves é pneumatizado. Isso quer dizer que é:
  9. Qual o nome do grupo de aves que perderam a capacidade de voar?
     (Uma Palavra - começa com 'R' e tem 7 letras)
  10. Onde termina o sistema digestório das aves?
     (Seis letras)




GABARITO
  1. Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Homeotérmicos
    As aves assim como os mamíferos possuem o "sangue quente" ou seja elas são Homeotérmicas.
    48.56% das pessoas responderam corretamente.
  2. Uma estrutura leve que ajuda no voo e auxilia a temperatura das aves, é o(a):
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Pena
    50.37% das pessoas responderam corretamente.
  3. Qual ave bota o maior ovo entre a classe?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Avestruz
    O ovo mede de 15 a 20 cm e pesa 1,2 kg.
    51.67% das pessoas responderam corretamente.
  4. Em relação a reprodução, podemos dizer que as aves são:
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Ovíparas
    64.09% das pessoas responderam corretamente.
  5. Como chama o processo de quando uma ave espalha pólen?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Ornitofilia
    6.32% das pessoas responderam corretamente.
  6. Os sons emitidos pelas aves são importantes para:
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Defesa, aproximar machos e fêmeas no período de reprodução e marcação de territórios.
    38.97% das pessoas responderam corretamente.
  7. Qual a respiração das aves?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Pulmonar
    36.24% das pessoas responderam corretamente.
  8. O osso das aves é pneumatizado. Isso quer dizer que é:
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Oco
    Os ossos são ocos para diminuir seu peso, facilitando seu voo.
    63.30% das pessoas responderam corretamente.
  9. Qual o nome do grupo de aves que perderam a capacidade de voar?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Ratitas
    15.54% das pessoas responderam corretamente.
  10. Onde termina o sistema digestório das aves?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Cloaca
    Termina em cloaca assim como os Répteis, Anfíbios e algumas espécies de peixes.
    34.69% das pessoas responderam corretamente.



segunda-feira, 19 de junho de 2017

Positividade

Valorize a pessoa que está do seu lado. Valorize a pessoa que é capaz de fazer o possível e o impossível por você, pra ver um simples sorriso no seu rosto. Valorize quem te apresenta pros familiares, aos amigos com uma felicidade enorme pelo simples fato de ter você como companhia. Valorize quem tem interesse em te perguntar como foi seu dia, que se importe de verdade em saber como você se sente fisicamente, mentalmente ou até psicologicamente. Valorize a pessoa que está ao seu lado, que corre atrás de você depois de uma briga, mesmo não sendo o culpado. Valorize quem mantêm todos os dias com você no pensamento, desde o amanhecer até ao anoitecer. Que é fã do seu sorriso, que faz brincadeiras, piadinhas sem graça só pra ter o prazer de ver e ouvir o som da sua risada. Valorize quem conta as horas pra poder estar com você, quem espera por uma ligação, uma mensagem, um sinal, pra que não sinta tão patético por precisar tanto de ti. Valorize quem é apaixonado por você, do jeitinho que é. Mais que isso, valorize quem não só fala, mas quem demonstra. Sem medo, sem pensar no que outras pessoas irão dizer, sem medo de ser feliz. Valoriza. Valoriza porque outra pessoa assim pode não passar na sua vida; valoriza não por ser a primeira opção, mas sim por você ser a escolha. Valoriza porque é raro alguém estar disposto, capaz amar tão profundamente, inexplicavelmente, incondicionalmente alguém como você. Mas digo, não perca seu tempo com indecisões, não fere, não magoe, não machuque uma pessoa por coisas banais. Pense, repense, tripense antes de tomar qualquer tipo de decisão. Porque cara, pra essa pessoa, nada é capaz de impedir de te fazer feliz, de te fazer sentir amada, especial e única.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

SEGUNDA FORMAÇÃO CONTINUADA

  
Assunto:
 2ª FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA PREVISTA EM CALENDÁRIO

 
Senhor (a) Diretor (a),  

     
Considerando a  2ª Formação Continuada prevista em Calendário Escolar para ocorrer no mês de junho de 2017, encaminha-se, anexa, sugestão de roteiro para a sua execução.
      
Sugere-se que as atividades sejam construídas de acordo com a metodologia Educar pela Pesquisa, a partir do tema gerador “MS 40 anos: Construção das narrativas sobre as memórias e identidades culturais”. O objetivo pedagógico é a realização, por todas as unidades escolares, de culminância, em uma celebração comemorativa, por meio de apresentações artísticas, culturais e/ou científicas,  na 1ª semana de outubro, entre os dias 2 a 6, marcando, assim, o momento histórico dos 40 anos de constituição do Estado de Mato Grosso do Sul.
     
Reitera-se que o tema proposto tem como principal objetivo enaltecer a identidade e as memórias dos povos que compõem a sociedade pluriétnica de Mato Grosso do Sul, com foco na realização de atividades pedagógicas envolvendo os estudantes, professores e comunidade escolar em geral, com intuito de promoverem ações culturais, artísticas e/ou científicas que estejam relacionadas às comemorações dos “40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul”. Esse tema gerador poderá ser desenvolvido durante todo o terceiro bimestre deste ano letivo, tendo a sua culminância no mês de outubro, conforme já citado.
    
A proposta deverá propiciar a reflexão dos participantes acerca de suas expectativas e experiências socioculturais em seus municípios, identificando quais foram as mudanças geográficas, econômicas, políticas, sociais e culturais que ocorreram nos últimos 40 anos que, de alguma forma, contribuíram para a construção das diversas memórias e identidades relacionadas aos povos que formam a atual sociedade sul-mato-grossense.
    
Ressalta-se que as atividades pedagógicas de pesquisa e investigação são proposições e sugestões para os professores, os quais poderão aplicar, ampliar e/ou alterar para a produção de outras atividades, tendo em vista o conhecimento das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes.
    
As escolas que já iniciaram alguma proposta em relação às comemorações referentes aos “40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul”, conforme orientado por meio da Comunicação Interna n. 572, de 23 de maio de 2017, poderão dar continuidade às respectivas atividades pedagógicas.
  
Cabe destacar que as escolas autorizadas a desenvolver outra atividade no sábado letivo destinado à Formação Continuada serão devidamente orientadas pela respectiva Coordenadoria ou Núcleo desta Secretaria. Essas escolas deverão desenvolver as atividades referentes às comemorações alusivas aos 40 anos do Estado de Mato Grosso do Sul em outro momento de estudo, conforme orientação da equipe gestora.
     
Esta Secretaria coloca à disposição o Núcleo de Coordenação Pedagógica para informações adicionais, se necessário, por meio dos telefones (67) 3318-2260 ou 3318-2252.
      
Atenciosamente,

OFEERENDAS NAS ENCRUZILHADAS


As oferendas deixadas nas encruzilhadas era uma forma de os negros alimentarem seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores. Eles escolhiam lugares estratégicos por onde escravos fugitivos passariam e colocavam comida pesada; carne, frango e farofa porque sabiam da fome e dos vários dias sem comer desses indivíduos e deixavam também uma boa cachaça pra aliviar as dores do corpo e dar-lhes algum prazer na luta cotidiana. As velas eram postas em volta dos alimentos pra que animais não se aproximassem e consumissem o que estava reservado para o irmão em fuga e aí surge o que todos conhecem como macumba. O rito permanece sendo realizado pelas religiões afro como forma de agradecimento e pedidos aos seus ancestrais e em homenagem a seus santos. A cultura branca e eurocêntrica foi quem desvirtou a prática, para causar medo, terror e abominação e reforçar os preconceitos e discriminações contra os negros. Não tenho religião e não pratico nenhum culto mas gosto de saber que já houve tanta solidariedade no mundo e que as pessoas se preocupavam muito umas com as outras a ponto de fazerem um esforço pra alimentarem alguém mesmo sem conhecerem o seu rosto. Hoje vejo tanta gente em igrejas e igrejas em tantos lugares servindo apenas como instrumento de manipulação e exploração da fé alheia para manutenção do poder. Enfim nós não evoluímos."
¿Professor Leandro? (historiador da UnB)?