•Pós-impressionismo
•Simbolismo
•Vanguardas: Fauvismo e Expressionismo alemão
IMPRESSIONISMO
•Luz
e movimento
•Pintura
rápida
•Figuras
sem contorno
•Abuso
da cores
•Cores
puras
•Sentimento
•Sem
perspectiva e sem equilíbrio
Claude Monet (1840-1926), Almoço sob a arvore, 1865 -1866, ost,
248 x 217 cm, d'Orsay, Paris
Rosa e Azul – Renoir, 1881, ost, 119 x 74cm
Vincent van Gogh pintando girassóis – Gauguin, 1888
Monet, Water Lilies, 1914-26, ost, 199,5 x 599 cm
Monet, Impressão nascer do sol,
1872, 48 x 63 cm, Musée marmottan, Paris
San Giorgio Maggiore ao anoitecer – Claude Monet
Degas, A aula de dança, 1873 - 1876, ost, 85 x 75 cm, d'Orsay, Paris
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), Bal du moulin de la Galette, 1876, ost, 131 x 175 cm, d'Orsay, Paris
Degas, Ballet, 1876, pastel, 59 x 42 cm, d'Orsay, Paris
Degas, O copo de absinto, 1875-1876, ost, 92 x 69 cm, d'Orsay, Paris
PÓS-IMPRESSIONISMO
•Oposição
ao impressionismo ( (preocupação
com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a
superficial análise da realidade)
•Novos
caminhos para pintura
•Cor
e bidimensionalidade (valores
científicos)
•Os
artistas pós-impressionistas eram
aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
•VAN
GOGH
Georges Seurat (1859-91), Um domingo na Grande Jatte, 1884-86
ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago
Cézanne, Os jogadores de cartas,
1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris
Cézanne, Monte Sainte- Victoire,
1902-04, ost, 73 x 92 cm, PMA
Van Gogh, O doutor Paul Gachet, 1890, ost, 68 x 57 cm d'Orsay, Paris
Paul Cézanne (1839-1906), Ponte de Maincy, 1879, 58,5 x 72,5 cm, d'Orsay, Paris
Van Gogh, Noite
estrelada, 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA,
NY
Van Gogh, A igreja d'Auvers-sur-Oise, 1890, ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris
SIMBOLISMO
•Superação da pura visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).
•Forte ligação com a literatura (suporte nas poéticas literárias
contemporâneas )
•Trazer à
realidade, tornar presente e visível algo que se supõe pertencer apenas ao
espírito. Tornar visível o invisível.
•Representação/ Revelação de um mundo da fantasia, da imaginação.
• Pintura
como instrumento de pesquisa da mente humana.
Redon, Orfeu, c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm,
Cleveland Museum of Art, Ohio
Gustave Moreau
(1826-98), Galateia, c. 1880, osm, 85,5 x 66 cm,
d'Orsay, Paris
Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo,
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris
As
transformações artísticas na virada do século XIX - XX:
•Primeiras rupturas :
realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
•Rupturas radicais: fauvismo, expressionismo
alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.
"É comum associar
o moderno na arte com um colapso do decoro tradicional na cultura ocidental,
que previamente conectava a aparência das obras de arte à aparência do mundo
natural. Os sintomas típicos desse colapso são a tendência de as formas, cores
e materiais da arte ganharem vida própria, produzindo combinações inusitadas,
oferecendo versões distorcidas ou exageradas das aparências da natureza e, em
alguns casos, perdendo todo o contato óbvio com os objetos comuns de nossa
experiência visual” (Harrison,
2000:09).
FAUVISMO
• Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes sem definição de
linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o motivo de
experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para a tela
com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os fovistas, uma maneira de
desencadear na tela a violência das próprias emoções.
• Liberação das mesmas de seu uso tradicional, rompendo com a
referência direta à aparência real
dos objetos.
Matisse, Música, 1910, Hermitage
Matisse, Dança, 1909 -10, Hermitage
André Derain, Ponte
em Charing Cross, 1906
Matisse, Retrato de Madame Matisse, 1906
Vlaminck, O rio Sena em Chatou, 1906, ost, 82,6 x 101,9 cm, Metropolitan Museum
Vlaminck, André Derain,
1906, osc, 26,4 x 21 cm, Metropolitan
Derain, Londres, Ponte
em Southwark, 1905-06, ost, 81 x 100 cm, col part
EXPRESSIONISMO ALEMÃO
•Die Brücke
Uso das cores berrantes e
formas violentamente distorcidas para expressar fortes sentimentos a respeito
do sofrimento humano, da pobreza, violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe
que sugerisse beleza e chocavam o burguês em sua complacência real e imaginada.
•Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor
para despertar a emoção independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer
referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou
não-figurativa.
•IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como fator
determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).
Emil Nolde, Jardim
de Flores, 1908, ost, 65,5 x 83 cm, Kunstmuseum Düsseldorf
Emil Nolde, Galanteador encontra Garota, 1919
Ernst Ludwig Kirchner, Marcella, 1909-10
Heckel, Casas Vermelhas, 1908, ost, 65,5 x 79, 5 cm,
Kunsthalle der Stadt Bielefeld
Schmidt-Rottluff, Casas à noite, 1912, ost, 94 x 86 cm, MoMA, NY
Ernst Ludwig Kirchner, Cabeça de Homem Doente, Auto-retrato,
1918, xilogravura, Staedel-Museum
Schmidt-Rottluff, Cabeça de Homem, 1917, madeira,
34 x 13 x 16,5 cm, Tate, Londres
Kandinsky, Igreja em Murnau, 1909, osc, 49 x 70 cm, MoMA, NY
Franz Marc, Paisagem com cavalo,
1910, ost, 85 x 112 cm, Museum Folkwang, Essen
Kandinsky
, Composição IV, 1911
ost, 159 x 250 cm, Kunstsammlung
NW, Dusseldorf
Kandinsky, Composição VI,
1913, ost, 195 x 300 cm, Hermitage
Klee
, Rua principal e ruas laterais 1929
ost, 83 x 67 cm, Wallraf-Richartz Museum,
Colônia
As transformações artísticas na virada do século XIX - XX: Virada do século XIX – XX:
• Primeiras
rupturas : realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo.
• Rupturas
radicais: fauvismo, expressionismo alemão, futurismo, cubismo, neoplasticismo,
suprematismo, construtivismo, dadá e surrealismo.
Os artistas elegiam a imaginação, as preocupações e as
experiências individuais como fonte da arte, desta maneira, a arte se afastava
gradualmente de qualquer pretensão de retratar a natureza, seguindo na direção
da pura abstração, em que dominam a forma, as linhas e as cores.
FAUVISMO/FOVISMO (Les Fauves – As Feras)
Local: Paris (1904-1907)
Artistas: Henri Matisse, André Derain, Maurice
Vlaminck, Raul Dufy, Albert Marquet, Van Dongen, Georges Rouault, entre outros.
Principais características:
• Uso de cores intensas e fortes (muitas vezes
sem definição de linhas) para criar as formas. As cores (puras) eram agora o
motivo de experimentação dos artistas que queriam transportar as sensações para
a tela com o máximo de explosão e brutalidade. A pintura tornou-se para os
fovistas, uma maneira de desencadear na tela a violência das próprias emoções.
• Liberação das mesmas de seu uso tradicional,
rompendo com a referência direta à aparência real dos objetos.
• Elementos
de arte não-européia: a escultura africana (referência para Vlaminck, Derain e
Matisse que, inclusive as colecionava) e a cerâmica e têxteis da Argélia
(referência para Matisse pelas cores brilhantes e saturadas e padrões vigorosos
e pronunciados).
Expressionismo
alemão
Local: Alemanha
Artistas: Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel, Karl
Schmidt-Rottluff, Emil Nolde, do grupo Die Brücke (A Ponte,
de Dresden, 1905-1913). Wassily Kandinsky, Paul Klee, Franz Marc e August
Macke, do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul,
Munique, 1912 a 1914).
Principais características:
-Die Brücke
Uso das cores berrantes e formas violentamente distorcidas
para expressar fortes sentimentos a respeito do sofrimento humano, da pobreza,
violência e paixão. Evitavam qualquer detalhe que sugerisse beleza e chocavam o
burguês em sua complacência real e imaginada.
- Der Blaue Reiter:
Experimentação da cor para despertar a emoção
independentemente do tema.
Dá o primeiro passo para o abandono de toda e qualquer
referência à realidade reconhecível, em outras palavras, a arte abstrata ou
não-figurativa.
IMPORTANTE: a admissão da personalidade do artista como
fator determinante do caráter de uma obra de arte (o individualismo moderno).
Simbolismo
Data: Última década do século XIX.
Local: França.
Principais
características:
·
- Configura-se como uma superação da pura
visualidade impressionista, mas em sentido espiritualista (e não científico).
· - Ligação com a literatura (suporte nas poéticas
literárias contemporâneas – Mallarmé)
· - Trazer à realidade, tornar presente e visível
algo que se supõe pertencer apenas ao espírito.
· - Tornar visível o invisível.
· - Representação/ Revelação de um mundo da
fantasia, da imaginação.
· - Pintura como instrumento de pesquisa da mente
humana.
· - Principais artistas: Odilon Redon e Gustave
Moreau.
domingo, 24 de março de 2013
Exercícios
1. O que é impressionismo? Dê pelo menos três características e as explique. Cite pelo menos três artistas e suas obras.
2. Qual a diferença entre impressionismo e pós-impressionismo? Dê o motivo do surgimento do pós-impressionismo.
3. Qual foi a importância dos movimentos estudados em sala para a arte abstrata?
4. Na virada do século XIX para o XX os artistas começaram a valorizar que forma de expressão individual?
5. Quais são os dois grupos artísticos do Expressionismo Alemão? Dê sua características. Cite pelo menos dois artistas de cada grupo.
2. Qual a diferença entre impressionismo e pós-impressionismo? Dê o motivo do surgimento do pós-impressionismo.
3. Qual foi a importância dos movimentos estudados em sala para a arte abstrata?
4. Na virada do século XIX para o XX os artistas começaram a valorizar que forma de expressão individual?
5. Quais são os dois grupos artísticos do Expressionismo Alemão? Dê sua características. Cite pelo menos dois artistas de cada grupo.
domingo, 10 de março de 2013
Simbolismo
Vocês
podem notar que o Simbolismo ainda possui uma característica
figurativa, mas a pintura é um pouco mais borrada,alguns artistas
começaram a explorar algumas características dos movimentos seguintes,
das vanguardas, principalmente o sentimento.
Redon, "Orfeu", c. 1903-1910, Pastel, 69 x 57 cm
Cleveland Museum of Art, Ohio
Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris
Odilon Redon (1840-1916) A carruagen de Apolo
1905 e 1914, pastel, 91,5 x 77 cm, d'Orsay, Paris
Gustave Moreau (1826-98), "Galateia", c. 1880
osm, 85,5 x 66 cm, d'Orsay, Paris
Pós- impressionismo
- Iniciou-se em Paris, França
- Características: Questionamentos de oposição ao Impressionismo (preocupação com os efeitos momentâneos e fugitivos devido a superficial análise da realidade).
- Dois grupos:
- fundamento científico
Cézanne - plano de cor
2. Gauguin, Van Gogh e Lautrec - ênfase na expressão de suas emoções e sensações por meio da cor
- Influenciaram as vanguardas do início do século XIX
- Transição para novos caminhos da pintura
- Acentuaram na pintura seus valores científicos (cor e bidimenionalidade)
- Artista pós-impressionista eram aqueles que não representavam fielmente os preceitos do impressionismo.
- Nunca vendeu um quadro em vida
- Pioneiro nas tendências modernistas
- Ressaltava o sentimento em suas pinturas
- Pintou aproximadamente 2000 telas em 10 anos
- A realidade que o artista vê é sombria e cinzenta
- Frases ditas po Van Gogh:
- "A pintura está em minha pele"
- "Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida."
- "A cor expressa algo em si simplesmente porque existe e deve-se aproveitar isso pois o que é belo é verdadeiro."
- "Quero pintar o retrato das pessoas como eu as sinto e não como as vejo."
- "Quero a luz que vem de dentro, quero que as cores representem emoções."
- Frase de sua morte: "A miséria não tem fim."
- Dá um tiro em seu peito no dia 27/07/1890
- Morre no dia 29/07/1890
Georges Seurat (1859-91), "Um domingo na Grande Jatte", 1884-86,
ost, 207,5 x 308 cm, Art Institute of Chicago
Toulouse Lautrec, "A cama", 1892, oscsm, 54 x 70 cm, d'Orsay,
Paris
Toulouse Lautrec, "La Goulue at the Moulin Rouge",
1891- 92, osc, MoMA, NY
Henri de Toulouse Lautrec, (1864-1901)
"Rousse La toilette", 1889, ost, 67 x 54 cm
d'Orsay, Paris
Paul Cézanne (1839-1906), "Ponte de Maincy", 1879, 58,5 x
72,5 cm, d'Orsay, Paris
Cézanne, "Os jogadores de cartas", 1880-1895, ost, 47, 5 x 57 cm, d'Orsay, Paris
Cézanne, "Maças e laranjas", 1899, ost, 74 x 93 cm, d'Orsay, Paris
Cézanne, "Monte Sainte- Victoire", 1902-04, ost, 73 x 92 cm,
PMA
Paul Gauguin (1848-1903), "Les meules jaunes", 1889, ost, 73
5 x 92 5 cm, d'Orsay, Paris
Gauguin, "Mulheres do Tahiti", 1891, ost, 69 x 91,5 cm, d'Orsay, Paris
Gauguin, "Semente de Areoi", 1892, óleo, 92 x 72 cm,
MoMA, NY
Vincent Van Gogh (1853-90), "O quarto de Van Gogh em Arles", 1889,
ost, 57,5 x 74 cm, d'Orsay, Paris
Van Gogh, "La méridienne", 1889 e 1890, ost, 73 x 91 cm, d'Orsay, Paris
Van Gogh, "O doutor Paul Gachet", 1890, ost, 68 x 57 cm
d'Orsay, Paris
Van Gogh, "A igreja d'Auvers-sur-Oise", 1890,
ost, 94 x 74,5 cm, d'Orsay, Paris
Van Gogh, "Noite estrelada", 1889, ost, 73 x 92 cm, MoMA, NY (PRINCIPAL OB
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