Resolução de problemas em Matemática
Publicado por
Objetivo(s)
Desenvolver o raciocínio e a explicação das estratégias utilizadas na resolução de problemas.
Conteúdo(s)
Campo multiplicativo.
Ano(s)
4º
5º
Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
Cópias do problema e papel sulfite.
Desenvolvimento
1ª etapa
Entregue
a cada aluno uma cópia do seguinte problema: "Marcos é camelô e logo
cedo armou a barraca na feira. Ele levou para vender 384 lenços, que
organizou em pacotes de 8, e vendeu a 10 reais cada pacote. No fim da
feira ele tinha vendido 15 pacotes.
a) Quantos lenços ele vendeu?
b) Quantos pacotes Marcos ainda tinha para vender?"
Realize a leitura compartilhada, destacando os principais dados numéricos e as questões a ser respondidas. A tarefa é ler e analisar as informações e verificar as possibilidades de resolução pertinentes. Primeiro, o problema deve ser resolvido individualmente e, depois, discutido em duplas. Recolha as respostas para analisar e verificar os meios encontrados para cumprir a tarefa. Retome na aula seguinte.
a) Quantos lenços ele vendeu?
b) Quantos pacotes Marcos ainda tinha para vender?"
Realize a leitura compartilhada, destacando os principais dados numéricos e as questões a ser respondidas. A tarefa é ler e analisar as informações e verificar as possibilidades de resolução pertinentes. Primeiro, o problema deve ser resolvido individualmente e, depois, discutido em duplas. Recolha as respostas para analisar e verificar os meios encontrados para cumprir a tarefa. Retome na aula seguinte.
2ª etapa
Organize
pequenos grupos. Entregue a eles as respostas apresentadas pelas duplas
para que discutam os caminhos empregados e os resultados. Eles devem
perceber qual é o mais fácil e determinar o que apresenta a melhor
adequação. Questione se a estratégia utilizada foi comum a todos do
grupo e se ela levou ao resultado correto. Se alguém errou, dê
orientação para que descubra o que não funcionou durante seu trabalho.
3ª etapa
Proponha
que cada grupo determine qual das estratégias analisadas é a mais
eficaz. Peça que alguns alunos exponham à turma as discussões da aula
anterior e as conclusões a que chegaram sobre o problema, apresentando a
forma de resolvê-lo que foi selecionada. Pergunte o porquê da escolha,
instigando os demais a opinar. Solicite que justifiquem como encontraram
o resultado. Retome as explicações dadas, transformando-as em linguagem
matemática.
Avaliação
Faça
a tabulação das estratégias usadas na resolução do problema, observando
os avanços dos estudantes, e verifique quais se aproximam da
compreensão do algoritmo convencional da multiplicação e da divisão.
Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e
na definição das intervenções posteriores.
Flexibilização
- Antecipe a entrega do problema para o aluno trabalhar o texto junto ao AEE ou solicite um tradutor de libras para vir à sala de aula. Coloque o texto do problema no quadro e explore suas informações. Isso possibilita um melhor acompanhamento da atividade e, provavelmente, vai favorecer outros alunos. Quando estiverem resolvendo o problema, caminhe pela sala e verifique a necessidade de eventuais intervenções, observe se ele já tem hipóteses e está conseguindo registrá-las.
- Coloque o estudante com deficiência auditiva em um trio para que ele tenha mais possibilidade de atuação. Em seguida, instrua os colegas a falarem sempre de frente para ele, com bastante expressão e de forma pausada. Estimule e garanta sua participação nas análises e discussões que envolvem o restante da turma.
Deficiências
Auditiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário