A páscoa é uma data que todos comemoram, tanto os adultos como as crianças, mas posso dizer que essa data é mais especial e esperada pelas crianças, afinal a fantasia deles é totalmente incrível, não é verdade? Qual criança não sonha em ver um coelhinho com um ovo de chocolate na mão? Pois é, todas sonham.Portanto quando a páscoa se aproxima além dos pais terem que correr para comprar chocolate para os filhos, a escola não pode ficar fora dessa. O dia da páscoa é muito mágico, por isso deve ser comemorado, principalmente pelas crianças.
Mesmo se a festa for simples, pode ter a certeza que as crianças vão gostar, pois a criança não ver simplicidade, o que ela quer mesmo é se divertir, portanto a criatividade deve fluir.As crianças do ensino fundamental são um pouco maiores, tendo idade entre 6 a 10 anos, por isso as atividades e brincadeiras, não podem ser muito bobinhas, pois as crianças nessa idade gostam de ser desafiadas pelas brincadeiras, tornando-a muito divertida.
Mesmo sendo crianças grandinhas é preciso caprichar no chocolate e no colorido do ambiente que acontecerá a festa. Que tal ter um animador fantasiado de coelho? Um coelho mágico com certeza fará sucesso em sua comemoração.
PROJETO “PÁSCOA NA ESCOLA”
1. TITULO DO PROJETO
Páscoa na Escola
2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha
.3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Informática
Língua Inglesa
Língua Kaingang
Música  e Dança.
4. OBJETIVOS
Entender o significado da Páscoa
.Destacar os símbolos e o significado de cada um.
Conscientização do sentido espiritual e comercial em torno da data.
Propor atividades que demonstrem boas ações
.
5. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
6. AÇÕES
Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem e dobraduras sobre a Páscoa.
Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção  de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Desvencilhar o termo Páscoa do sentido comercial.
7. POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cleiton Costa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Sugestões de atividades:
Produção de textos coletivos;
Conversas informais;
Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre o tema;
Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e pintura;
Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
Jogos, brincadeiras, e dramatizações;
Interpretar e resolver situações-problema envolvendo o tema;
Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não comemoram);
País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da Páscoa pelo mundo;
A Páscoa dos judeus;
A história do chocolate;
Confecção de cestas de Páscoa.
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
10. CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante o projeto, levando para casa os materiais confeccionados em aula bem como a cesta de páscoa com os doces.
11. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
  1. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.