domingo, 19 de novembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES NO AMBIENTE ESCOLAR



A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES NO AMBIENTE ESCOLAR


INTRODUÇÃO
A arborização urbana atua diretamente sobre o conforto humano no ambiente por meio das características naturais das árvores , proporcionando uma qualidade de vida melhor. Sendo assim , é fundamental se fazer um planejamento para a arborização urbana para que a árvore plantada traga benefícios e não transtornos para a população em geral e para a fauna urbana.
Diante disso, surge a importância da arborização nas escolas, para que possamos sensibilizar os estudantes no plantio e conservação das áreas verdes e na qualidade ambiental dentro da comunidade do Colégio Estadual São José.


JUSTIFICATIVA

Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante , a educação para cidadania representa a possibilidade de sensibilizar e até mesmo motivar os educandos a serem co-responsáveis na real defesa da qualidade de vida. Dentro deste contexto é válido destacara que a educação ambiental assume cada dia mais uma função transformadora.
A arborização, a qual objetivamos trabalhar, atua na melhoria da qualidade de vida dentro do ambiente escolar; elas diminuem os ruídos, melhoram a qualidade do ar no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio , harmonizam as paisagens urbanas, aumentam a umidade reduzindo as temperaturas , fauna e flora urbanas são preservadas; dentre outras.
Vale mencionar , que as áreas descampadas contribuem negativamente para o clima , tornando -o mais quente , contribuindo para a chuva ácida , enchentes , oscilações de temperaturas dentre outros problemas que veem causando uma série de transtornos percebidos principalmente dentro dos espaços urbanos.
Diante disso, surge a relevância de uma análise da arborização do minicípio de Granja, a partír do ambiente escolar do Colégio São José .Dentro deste contexto,objetivamos trabalhar a importância de um espaço arborizado e sensibilizar nossos educandos à conservação e preservação da mesma para uma melhor qualidade de vida em nosso espaço.


OBJETIVO GERAL
Promover o conhecimento e compreensão dos alunos sobre a importância da existência , preservação e conservação das áreas verdes nos espaços urbanos a partir do ambiente escolar.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Sensibilizar os educandos a serem co-responsaveis pela melhoria da qualidade de vida a partir de mudanças de posturas em relação ao plantio ,preservação e conservação das áreas verdes ,incutindo no educando o exercício da cidadania.
• Formar cidadãos capazes de serem disseminadores da consciência da importância das áreas verdes, afim de serem preservados em nossa comunidade.
• Estimular a população na realização de plantios e cuidados com as árvores.

METODOLOGIA
Realização de uma aula introdutória sobre a relevância da temática e sensibilização dos educandos para a realização do projeto.


Realizar atividades dinâmicas que promovam a sensibilização da importância das árvores.


Reunir os estudantes em grupos e orientá-los a pesquisar tema relacionado à tipos de solos e preparação dos mesmos para o plantio,espécies adequadas ao nosso clima , plantio.


Exposição de vídeos e filmes que explorem à temática do projeto.

Produzir textos , pinturas e cordéis que registrem percepções subjetivas sobre as melhoras na qualidade de vida (clima, aspectos visuais , dentre outros).


Realização de palestras com profissionais capacitados na área.

Aulas práticas (visitas a áreas arborizadas e áreas que não são , afim de realizarmos comparativos).

Coletas de mudas e esterco.

Atividade de plantio e cuidados com as mesmas.

Confecção de folders sobre a temática.

AVALIAÇÃO
Após as atividades colocadas em prática , espera-se que o discente seja capaz de compreender e sobretudo praticar em seu cotidiano a preservação das áreas verdes ,sobretudo a ser um agente disseminador , propagando seus conhecimentos com o objetivo de sensibilizar a sociedade a qual está inserido.
Para tanto , os educandos socializaram sua prática com os demais colegas dentro do ambiente escolar , através de relatos em salas de aulas diversas e na feira de ciências, bem como através da realização de seminários em sala , apresentação de cordéis e pinturas.

CRONOGRAMA


ETAPAS
ABR
MAI
JUN
AGO
Divulgação do projeto junto a comunidade escolar
X
Pesquisas referentes ao solo e plantas que se adequem ao nosso clima. Enfoque para o dia da árvore.
X
X
Aula de campo (visita a ambientes arborizados e não arborizados).
X
Palestras com profissionais da área.
X
Preparação do solo para o plantio e plantio.
X
X
Confecção dos folders, cordéis e pinturas.
X
Socialização das práticas em sala.
X

RESULTADOS
A arborização , além da função paisagística , proporciona inúmeros benéficios à população tais como: melhoria na qualidade de vida , redução da poluição devido aos processo de oxigenação, neutralizando os efeitos na população ,diminuição da poluição sonora, diminuição das temperaturas externas e absorção dos raios , sombreamento e valorização visual e ornamental do espaço físico.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considera-se área verde urbana , qualquer área de propriedade pública ou privada que apresente algum tipo de vegetação com objetivos sociais, ecológicos, científicos e culturais .
As áreas verdes , fornecem um elemento essencial para o bem estar da população , oferecendo áreas de recreação , paisagismo , preservação da fauna e flora. Alguns efeitos causados pela vegetação no meio urbano estão relacionados com a melhoria da qualidade de vida do ar e do conforto térmico , além dos efeitos psicológicos e externos.
A percepção ambiental , tida como uma tomada de consciência do ambiente pelo homem ,junto à sua conscientização em relação as áreas verdes no meio urbano , leva -o a uma reflexão crítica de interação entre homem e ambiente em que vive de forma a perceber melhor esse ambiente ,aprendendo a proteger e cuidar dele da melhor forma possível.


BIBLIOGRAFIA
BONONI,V.R.L. Controle ambiental de áreas verdes. USP , São Paulo Editores, Junior ,A.P, Romério M.A, Bruna ,G.C, Barueri – SP 2004

PAIVA, Haroldo nogueira de: Florestas urbanas : planejamento para melhoria da qualidade de vida/ Viçosa-MG: aprende fácil, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário