Hortas Escolares
Uma ótima ideia que várias escolas estão adotando é a da criação de hortas escolares gerenciada pelos alunos. De acordo com o projeto “Educando com a Horta”, é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e das comunidades do seu entorno por meio das hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. E além disso, o projeto também propõe que as hortas podem:
- Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
- Estimular o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso, inter e transdisciplinar;
- Proporcionar descobertas;
- Gerar aprendizagens múltiplas;
- Integrar os diversos profissionais da escola por meio de temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional.
Levando esses fatores em consideração, disponibilizo algumas cartilhas virtuais excelentes sobre o assunto para ajudar os professores e gestores que querem aplicar esta ideia. O próprio projeto anteriormente citado, tem no seu primeiro caderno, uma abordagem teórica sobre a utilização das hortas como ferramenta de aprendizado: Educando com a Horta 1 O seu segundo caderno mostra o passo a passo para implantar a horta e os materiais e cuidados necessários: Educando com a Horta 2 O quarto caderno, que é voltado para os alunos, tem algumas sugestões de atividades e informações: Aprendendo com a Horta vol I e Aprendendo com a Horta vol II Esta outra cartilha, foca na construção da horta, quais alimentos utilizar, informações sobre nutrientes, sugestões de aulas e de receitas usando a horta escolar: Manual Horta Escolar E este último caderno traz trinta planos de aula para ensino fundamental e médio sobre temas relacionados à criação de hortas: Meio Ambiente: Mão na Massa
Nenhum comentário:
Postar um comentário