Caminhada pelo entorno da escola
Objetivo(s)
- Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente;
- Identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu entorno.
- Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente;
- Identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu entorno.
Conteúdo(s)
- A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
- O desrespeito do homem com o meio ambiente;
- A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
- A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
- O desrespeito do homem com o meio ambiente;
- A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
Ano(s)
4º, 5º
4º, 5º
Tempo estimado
5 aulas
5 aulas
Material necessário
- Recortes de notícias atuais sobre mudanças climáticas encontradas em jornais, revistas, artigos da internet;
- Croqui da escola e seu entorno, esse croqui pode ser conseguido aqui;
- Máquina fotográfica.
- Recortes de notícias atuais sobre mudanças climáticas encontradas em jornais, revistas, artigos da internet;
- Croqui da escola e seu entorno, esse croqui pode ser conseguido aqui;
- Máquina fotográfica.
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida os estudantes em grupos e entregue as reportagens. Peça que os alunos leiam e discutam, com base nos seguintes questionamentos:
-O que são mudanças climáticas? Por que acontecem?
-Que conseqüências essas mudanças trarão ao homem?
-Que atitudes o homem pode tomar para amenizar essas mudanças?
-A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
Conduza um debate entre os grupos mostrando como o homem se apropria indevidamente do espaço, desmatando áreas verdes e construindo sem planejamento.
Saliente a importância de atitudes diárias individuais para a transformação das condições ambientais globais.
2ª etapa
Entregue um croqui, para que os estudantes possam mapear as árvores que estão no entorno da escola durante a caminhada, e um questionário, que servirá como roteiro de observação:
-você observa muitas árvores nesta rua?
-em que condições de preservação elas se encontram?
-toda casa possui uma árvore?
-essas árvores são novas ou antigas?
-são árvores frutíferas? você consegue identificar algum morador (pássaro) na árvore?
-qual o benefício que uma árvore traz ao morador que a possui?
3ª etapa
Este é o momento de sair a campo. Leve os estudantes para fora da escola, caminhe por todo o entorno, percorrendo ruas e parando sempre que encontrar uma árvore para que eles possam realizar o registro e mapear a localização das árvores no croqui.
Durante o trajeto, fotografe os estudantes trabalhando, a paisagem e árvores observadas.
4ª etapa
De volta à sala de aula, abra um círculo de debate. Deixe que contem o que acharam da caminhada e das árvores que encontraram. Faça no quadro um registro da observação do coletivo, anote as possíveis sugestões que surgirem.
5ª etapa
Faça um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo. Ele servirá de ponto de partida para ações futuras.
1ª etapa
Divida os estudantes em grupos e entregue as reportagens. Peça que os alunos leiam e discutam, com base nos seguintes questionamentos:
-O que são mudanças climáticas? Por que acontecem?
-Que conseqüências essas mudanças trarão ao homem?
-Que atitudes o homem pode tomar para amenizar essas mudanças?
-A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
Conduza um debate entre os grupos mostrando como o homem se apropria indevidamente do espaço, desmatando áreas verdes e construindo sem planejamento.
Saliente a importância de atitudes diárias individuais para a transformação das condições ambientais globais.
2ª etapa
Entregue um croqui, para que os estudantes possam mapear as árvores que estão no entorno da escola durante a caminhada, e um questionário, que servirá como roteiro de observação:
-você observa muitas árvores nesta rua?
-em que condições de preservação elas se encontram?
-toda casa possui uma árvore?
-essas árvores são novas ou antigas?
-são árvores frutíferas? você consegue identificar algum morador (pássaro) na árvore?
-qual o benefício que uma árvore traz ao morador que a possui?
3ª etapa
Este é o momento de sair a campo. Leve os estudantes para fora da escola, caminhe por todo o entorno, percorrendo ruas e parando sempre que encontrar uma árvore para que eles possam realizar o registro e mapear a localização das árvores no croqui.
Durante o trajeto, fotografe os estudantes trabalhando, a paisagem e árvores observadas.
4ª etapa
De volta à sala de aula, abra um círculo de debate. Deixe que contem o que acharam da caminhada e das árvores que encontraram. Faça no quadro um registro da observação do coletivo, anote as possíveis sugestões que surgirem.
5ª etapa
Faça um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo. Ele servirá de ponto de partida para ações futuras.
Avaliação
Divididos em grupos, os estudantes deverão confeccionar cartazes sobre o que aprenderam em relação as questões ambientais e a ação humana.Deverão fixarem nos murais da escola com a finalidade de sensibilizarem os demais estudantes.
Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia
Divididos em grupos, os estudantes deverão confeccionar cartazes sobre o que aprenderam em relação as questões ambientais e a ação humana.Deverão fixarem nos murais da escola com a finalidade de sensibilizarem os demais estudantes.
Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia
Objetivo(s)
- Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente;
- Identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu entorno.
Conteúdo(s)
- A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
- O desrespeito do homem com o meio ambiente;
- A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
Ano(s)
4º, 5º
Tempo estimado
5 aulas
Material necessário
- Recortes de notícias atuais sobre mudanças climáticas encontradas em jornais, revistas, artigos da internet;
- Croqui da escola e seu entorno, esse croqui pode ser conseguido aqui;
- Máquina fotográfica.
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida os estudantes em grupos e entregue as reportagens. Peça que os alunos leiam e discutam, com base nos seguintes questionamentos:
-O que são mudanças climáticas? Por que acontecem?
-Que conseqüências essas mudanças trarão ao homem?
-Que atitudes o homem pode tomar para amenizar essas mudanças?
-A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
Conduza um debate entre os grupos mostrando como o homem se apropria indevidamente do espaço, desmatando áreas verdes e construindo sem planejamento.
Saliente a importância de atitudes diárias individuais para a transformação das condições ambientais globais.
2ª etapa
Entregue um croqui, para que os estudantes possam mapear as árvores que estão no entorno da escola durante a caminhada, e um questionário, que servirá como roteiro de observação:
-você observa muitas árvores nesta rua?
-em que condições de preservação elas se encontram?
-toda casa possui uma árvore?
-essas árvores são novas ou antigas?
-são árvores frutíferas? você consegue identificar algum morador (pássaro) na árvore?
-qual o benefício que uma árvore traz ao morador que a possui?
3ª etapa
Este é o momento de sair a campo. Leve os estudantes para fora da escola, caminhe por todo o entorno, percorrendo ruas e parando sempre que encontrar uma árvore para que eles possam realizar o registro e mapear a localização das árvores no croqui.
Durante o trajeto, fotografe os estudantes trabalhando, a paisagem e árvores observadas.
4ª etapa
De volta à sala de aula, abra um círculo de debate. Deixe que contem o que acharam da caminhada e das árvores que encontraram. Faça no quadro um registro da observação do coletivo, anote as possíveis sugestões que surgirem.
5ª etapa
Faça um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo. Ele servirá de ponto de partida para ações futuras.
Avaliação
Divididos em grupos, os estudantes deverão confeccionar cartazes sobre o que aprenderam em relação as questões ambientais e a ação humana.Deverão fixarem nos murais da escola com a finalidade de sensibilizarem os demais estudantes.
Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário