quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CORUMBÁ MS

Fatima Doroteia Arruda Lima atualizou a foto da capa dela.
1 minEditado
Corumbá (Banco de Cascalho no idioma tupi-guarani; pron. AFI: [koɾũˈba]) é um município da Região Centro-Oeste do Brasil, situado no estado de Mato Grosso do Sul e a segunda cidade mais antiga deste estado. Pertencente à Mesorregião dos Pantanais Sul-Mato-Grossenses e á Microrregião do Baixo Pantanal[5] e maior cidade pantaneira, sempre foi muito estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque (que finaliza o Pantanal ao sul), no último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, lhe garantiu um rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali. Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, ambas importantes centros fluviais da região numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado).
O gentílico dos habitantes da cidade é corumbaense e de acordo com estimativas do IBGE de 2015, possui uma população de 108 656 habitantes[9] (sendo assim a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, além de ser o 281º maior município brasileiro em termos de população. e o 18º maior município do Centro-Oeste do Brasil. É também o 5º município fronteiriço mais populoso do Brasil), o que resulta em uma densidade de 1,662 hab/km²[9] divididos em 32 259 domicílios.[18] Com exatos 64 960,863 km² de área territorial, o município de Corumbá é o 11º maior município em extensão territorial do Brasil (o maior fora da região Norte) e o 1º colocado em Mato Grosso do Sul e na Região Centro-Oeste. Este município supera em termos de área, países independentes tais como Suíça, Eslovénia, Estónia, entre outros.
Corumbá é uma cidade conhecida através da sua diversidade multicultural, especialmente influências culturais árabes, italianas, portuguesas, sul-americanas (paraguaios, argentinos, uruguaios, bolivianos), índios, pela sua culinária e música. Corumbá é um destino turístico internacionalmente famoso graças aos seus vários eventos. Entre elas, as mais importantes são o Carnaval, Festival América do Sul, Festival Latino Americano de Arte e Cultura, entre outros.
Fundada originalmente pelo sargento-mor Marcelino Rois Camponês a mando do Governador da Capitania de Mato Grosso, o Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, as disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque.
Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia (situação conhecida como tríplice fronteira), Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região. Segundo o IBGE, Corumbá possui um PIB de cerca de R$ 3,75 bi, representando mais de 7% do total das riquezas produzidas no estado e cerca de 0,1% do total nacional. Com isso, o município ficou em terceiro lugar no estado, logo atrás da capital e Dourados. No Brasil ficou entre os 177 primeiros colocados e o 75º maior PIB entre os municípios interioranos brasileiros. Além disso, 95% dos professores municipais tem ensino superior.
Existe uma conurbação de Corumbá com mais 3 cidades: Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Com isso existe uma rede urbana de cerca de 150 000 pessoas, sendo atendida por dois aeroportos: Corumbá e Puerto Suárez. Com arrecadação de mais de 300 milhões de reais em 2012,[15] o município de Corumbá atingiu a condição de quarta cidade com maior potencial de consumo no Estado e 318º entre as 500 com maior potencial de consumo do País com ipc de 0,044% em 2014.[23]
Corumbá possui vários cognomes, que descrevem características locais. Entre elas as mais conhecidas são Capital do Pantanal (pois é a principal e mais importante zona urbana do território pantaneiro e por abrigar 60% da mesma região), Cidade Branca (da cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras), Triplice-Fronteira do Centro-Oeste (única cidade da Região Centro-Oeste do Brasil nessa situação), Capital Portuária do Centro-Oeste (principal porto da mesma região) e Capital Fronteiriça do Centro-Oeste (principal cidade fronteiriça da região). O nome da cidade é abreviado geralmente para CRBÁ ou CMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário