Os benefícios do café, para a saúde, são espetaculares:
1) O café pode reduzir em até 50% as chances de diabetes. A cafeína melhora a sensibilidade de células relacionadas à insulina (hormônio que ajuda na absorção de glicose pelo organismo)
2) A cafeína pode ajudar a melhorar o seu estado emocional. Seus efeitos podem ajudar no humor, diminuir a fadiga e melhorar a disposição para as atividades diárias.
3) A cafeína melhora o seu desempenho. É comprovado que a cafeína melhora a concentração, memória e, para quem realiza atividades físicas, é altamente recomendável tomar uma dose de café antes dos exercícios aeróbicos para dar maior energia e disposição.
4) O café tem efeitos benéficos sobre a circulação. Apesar de que em excesso o café causa a contração de veias e artérias, dificultando a circulação sanguínea e acelerando o coração, seu uso controlado pode ser usado em tratamentos de enxaqueca pelo mesmo efeito.
5) O café pode ajudar em alguns distúrbios do cérebro. Apesar de causar ansiedade quando em excesso, levando também a distúrbios do sono, estudos apontam que tomar café pode ajudar a evitar problemas como o mal de Parkinson e a depressão. No caso da depressão, atuando como um antidepressivo leve, o café ajuda na produção de determinados neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina).
6) O café é benéfico para homens e mulheres. Uma das vantagens para ELES é a diminuição de um problema muito incomodo, que atinge muitos homens: a disfunção erétil. Como ajuda a relaxar os músculos e artérias dos genitais, o fluxo sanguíneo é aumentado, e então a ereção pode melhorar. Para ELAS, a cafeína pode ser uma grande aliada aos sintomas da TPM.
7) O café pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Alguns estudos apontam que bebendo algumas doses de café diariamente é possível prevenir o câncer endometrial e de pele.
8) A cafeína pode ajudar a melhorar o sono. Por mais estranho que pareça, um estudo aponta que, como a cafeína têm maior efeito após 30 minutos do consumo (com seu pico máximo após 1 hora), se você tirar uma soneca por 20 minutos, acordará cheio de energia. Então, se você está com sono e quer espantá-lo, uma ótima tática é tomar o cafezinho e cochilar antes de seu efeito acontecer.
Vale enfatizar que estamos falando no consumo moderado de café, ou seja, duas a quatro xícaras ao dia. Em quantidade moderada exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, cálculos biliares, câncer de intestino, alguns tipos de dores de cabeça, doença de Parkinson. Previne o consumo de drogas e álcool. Melhora a atenção e desempenho mental. Contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e cafeína, a principal amina ativa do café, que é absorvida rapidamente e chega ao cérebro em cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor dopamina.
Entretanto, importante destacar também que a cafeína é um estimulante e como tal pode interferir no sono e causar insônia.
O consumo exagerado pode levar a alguns malefícios que são atribuídos ao uso do café. Efeito diurético e perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo.
Entretanto, o uso moderado pode ajudar na saúde e bem-estar. Mas passar dos limites, como em qualquer outra coisa, não é recomendado. Lembre-se, seu corpo precisa de equilíbrio. Não exagere! Beba com moderação!
E para vocês apreciarem uma lavoura de café com fundo musical, neste vídeo, tive a oportunidade de passear por todo o cafezal com minhas priminhas Marisa e Tais. Está convidado a me acompanhar. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário