FETEMS e SED se reúnem pela primeira vez em 2017 e definem questões importantes para a categoria
PreviousNext
Uma comissão da FETEMS se reuniu, no final da manhã desta quarta-feira (1), com a secretária de educação do Estado, Maria Cecília Amendola da Motta, e sua equipe com o intuito de debater questões relacionadas à organização do ano letivo de 2017 e a valorização da carreira da categoria.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a reunião foi produtiva e diante do cenário nacional, os encaminhamentos também não foram ruins. “A matriz curricular sofrendo alteração nacional, o processo de lotação respeitando a vaga do coordenador, a perspectiva do pagamento do piso, enfim, debatemos diversas questões e encaminhamos muita coisa positiva diante de um cenário de perdas drásticas nacionalmente. Penso que o diálogo com o atual governo de MS está sendo de suma importância para manutenção dos direitos adquiridos ao longo de anos de luta da FETEMS”, disse.
Participaram da reunião representando a FETEMS, além do presidente, o secretário de finanças, Jaime Teixeira, a secretária de políticas sociais, Iara Gutierrez e o presidente da ACP, Lucilio Nobre.
Confira as decisões:
Ano letivo – Em Campo Grande e alguns municípios acordados a semana pedagógicas iniciam no dia 6 de fevereiro e vão até o dia 10. As aulas começam no dia 13 deste mês. No restante do interior a semana começa no dia 13 e as aulas no dia 17.
Promoção Funcional – A mudança de letra já está pronta, nas mãos da Secretaria de Administração do Estado e a SED ficou com o compromisso de acelerar o processo da publicação. Acompanharemos e manteremos todos informados.
Reajuste do Piso Salarial dos Professores – O Governo cumprirá a Lei, provavelmente como foi no ano passado, a partir de fevereiro, com retroativo de Janeiro. Semana que vêm a SED tem reunião com o governador, Reinaldo Azambuja, para finalizar isso.
Lotação 2017 – Primeiro será lotado os professores efetivos em sala de aula, depois os efetivos com prorrogação de carga horário e em seguida os convocados. Ao término da lotação dos efetivos serão lotados os professores coordenadores e em seguida será chamado os novos professores do concurso. Vagas que faltaram após acordo com a FETEMS.
Os professores deverão ser lotados em seu objeto de concurso, na modalidade de Ensino Fundamental, Médio ou Educação Básica.
Convocados receberão salário a partir da data do contrato.
1/3 de 2013 e restos a pagar – Na folha de Fevereiro os efetivos e aposentados que ainda não receberam o 1/3 de 2013 ou alguns restos a pagar receberão. Os convocados receberão essas quantias em março.
Alteração do currículo – A SED está realizando mudanças por conta das alterações nacionais que houve nas matrizes curriculares. A FETEMS está acompanhando o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário