segunda-feira, 27 de março de 2017

ECOLOGIA SEXTO ANO: A -B

1) Abelhas, piolhos e gafanhotos são seres respectivamente:
a) sociais, parasitas e parasitas.
b) sociais, parasitas e predadores.
c) parasitas, sociais e predadores.
d) predadores, parasitas e sociais.
Resposta: b

2) Entre o berne e a pele do boi existe uma relação de:
a) mutualismo.
b) sociedade.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
Resposta: d

3) É o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago:
a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) inquilinismo.
d) competição.
Resposta: a

4) Relação harmônica na qual uma espécie se beneficia e a outra não sofre nada:
a) parasitismo.
b) mutualismo.
c) comensalismo.
d) predação.
Resposta: c

SIMULADO SETIMO ANO CIENCIAS.

  • Questão 1
    Sabemos que as células vegetal e animal apresentam algumas diferenças básicas entre si. A presença de plastos, por exemplo, é uma característica típica da célula vegetal. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre os plastos, marque a alternativa incorreta:
    a) Plastos relacionam-se com a fotossíntese.
    b) Alguns plastos acumulam carotenoides.
    c) Os plastos relacionam-se com o equilíbrio osmótico.
    d) O cloroplasto é um exemplo de plasto.
    e) Plastos que não possuem pigmento são denominados leucoplastos.




  • Questão 2
    Algumas organelas celulares são encontradas tanto na célula animal quanto na célula vegetal. Outras, no entanto, são exclusivas de algumas dessas células. Entre as organelas listadas a seguir, marque a encontrada exclusivamente na célula animal.
    a) Complexo golgiense.
    b) Ribossomo.
    c) Cloroplasto.
    d) Lisossomo.
    e) Vacúolo.

  • Questão 3
    A célula vegetal apresenta algumas estruturas que permitem distingui-la de uma célula animal. Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que encontramos apenas estruturas ausentes em uma célula animal.
    a) Parede celular, peroxissomos e mitocôndrias.
    b) Plastos, parede celular e lisossomo.
    c) Cloroplastos, lisossomos e vacúolos.
    d) Parede celular, plastos e vacúolos.
    e) Cloroplasto, mitocôndrias e vacúolos.

  • Questão 4
     Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, o material genético também é encontrado no interior do:
    a) retículo endoplasmático e complexo golgiense.
    b) complexo golgiense e cloroplasto.
    c) lisossomo e retículo endoplasmático.
    d) cloroplasto e mitocôndria.




domingo, 26 de março de 2017

O que ensinar em Arte do 6º ao 9º ano

Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção

por: 
NB

Neila Baldi
Janeiro de 2010
O que ensinar em Arte
Fotos: Paulo Vitale
Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas. Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas (conheça as expectativas de aprendizagem. Assim, se o educador estudou Música, por exemplo, essa linguagem acaba enfatizada no currículo. Para os especialistas, o ideal é trabalhar as quatro de forma integrada. 

O fazer pedagógico na disciplina é baseado na chamada metodologia ou proposta triangular, defendida por Ana Mae Barbosa, da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP), que contempla três eixos norteadores: reflexão, apreciação e produção (leia uma proposta de plano plurianual para a área). Priscila de Souza, professora da EE Gabriela Mistral, em São Paulo, trabalha dentro dessa abordagem. "Por meio desse tripé, o ser humano vivencia a arte em todas as suas dimensões, independentemente da linguagem escolhida."
No Ensino Fundamental, cada conteúdo deve ser ensinado levando em consideração os três eixos. A aprendizagem de temas como o Modernismo, o Barroco e o Expressionismo requer do estudante reconstruir esses conceitos em interações sucessivas, além de pesquisar, escutar narrativas, participar da fruição de obras, executar trechos de peças musicais compostas nesses períodos e ler e redigir textos, entre outras atividades.



Ao propor projetos, é preciso prever a apreciação e a pesquisa

Mirian Celeste Martins, docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretora do Rizoma Cultural, ambos em São Paulo, acrescenta que nessa fase da escolarização o ideal é trabalhar com base em projetos e não de forma estanque. "Cada um deve focalizar um conceito, que pode ser desenvolvido numa determinada linguagem", afirma. É interessante que o trabalho provoque o que a especialista chama de "nutrição estética", ou seja, que o mesmo conceito possa ser ampliado em conexões com outros conceitos, obras e linguagens. 

Um exemplo citado por Mirian é o da materialidade. Para abordá-lo, o professor levanta o que os alunos sabem sobre materiais, ferramentas e suportes utilizados em arte. Feito isso, é possível pensar em ações expressivas, de apreciação e de pesquisa, que podem ser implementadas para ampliar o contato com uma ou mais linguagens artísticas. 

Mesmo admitindo que as modalidades possam ser trabalhadas em séries diferentes de um ciclo - se artes visuais e teatro forem eleitos nas primeiras, por exemplo, e dança e música nas demais -, aquelas não contempladas em determinada fase podem ser abordadas durante a apreciação de espetáculos ou por meio da apreciação de produções em vídeos ou pôsteres, por exemplo. 

Assim como em outras disciplinas, recomenda-se também que a aprendizagem seja significativa. Por isso, Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, lembra a importância de conhecer a realidade do aluno. "Do que um adolescente gosta? O que interessa a ele?", questiona. 

Desse modo, nas artes visuais, por exemplo, o grafite pode ser a porta de entrada para alguns conceitos da área, pois é algo bem próximo do interesse dos alunos nessa idade - assim como a integração de mídias. Rosa acrescenta que nessa faixa etária a arte contemporânea interessa mais aos alunos e, assim, com base nela, fica mais fácil trabalhar outros períodos históricos. 

O importante nessa fase da vida é o aluno "fazer pensando" e "pensar fazendo". Ou seja, não apenas priorizar a prática e deixar que a aula de Arte seja "lazer", mas refletir sobre ela, das mais variadas formas. Veja a seguir quatro situações didáticas essenciais para o ensino de Arte, do 6º ao 9º ano.

1. Produção inspirada em mestres consagrados


INSPIRAÇÃO O uso de obras consagradas ensina a reconhecer conteúdos, estilos e conceitos
INSPIRAÇÃO O uso de obras consagradas ensina a reconhecer conteúdos, estilos e conceitos
O que é Realização de atividades com base em obras de e conteúdos de artistas consagrados. 

Quando propor Como parte de sequências e projetos didáticos. 

O que o aluno aprende A reconhecer conteúdos, estilos e conceitos de Arte, ganhando instrumentos para o próprio fazer artístico. 

Como propor É preciso buscar as principais referências no conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. A possibilidade de que os estudantes já tenham tido contato com os temas é maior e, consequentemente, o interesse deles também. A ideia de uma parceria com grandes artistas consagrados faz com que os alunos aprendam novos estilos, traçados etc. É importante variar conceitos, movimentos artísticos e técnicas empregadas. Quadros famosos, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452-1519), e O Grito, de Edvard Munch (1863-1944), podem ser utilizados num exercício em que são apresentados sem o rosto do personagem retratado para que os estudantes completem a obra de um jeito próprio. Em teatro, os jovens podem ser instigados a reproduzir trechos de peças famosas, como Romeu e Julieta, de William Shakespeare (1564-1616), com linguagem moderna e mais próxima do universo deles. Em música, reescrever a letra de canções consagradas é um exercício precioso para desenvolver noções de ritmo e fraseado.

2. Percurso de criação pessoal

CRIAÇÃO PESSOAL Trabalhos de autoria auxiliam o aluno a expor suas ideias e percepções por meio da arte
CRIAÇÃO PESSOAL Trabalhos de autoria auxiliam o aluno a expor suas ideias e percepções por meio da arte
O que é A hora em que, apoiado nos mais diversos suportes das linguagens, o aluno pode criar uma obra. 

Quando propor Semanalmente. 

O que o aluno aprende A fazer um trabalho de autoria, usando diferentes recursos artísticos para expor suas ideias. 

Como propor O estudante deve ser apresentado a diferentes meios, suportes e ferramentas e estimulado a usá-los e descobrir combinações entre eles. O ideal é que ele ganhe consciência das escolhas feitas e dos resultados alcançados.

3. Interpretação de sons e imagens

INTERPRETAÇÃO A fruição da obra artística forma a capacidade de produzir, criticar e apreciar a arte
INTERPRETAÇÃO A fruição da obra artística forma a capacidade de produzir, criticar e apreciar a arte
O que é Em artes visuais, leitura de reproduções e de originais (leia a sequência didática). Em dança, fotos e vídeos de apresentações. Em música, audições guiadas de diferentes estilos - ópera, canto orfeônico, concerto etc. Em teatro, apreciação de peças ao vivo e/ou exibidas em vídeo. Os estudantes devem perceber questões ligadas a luz, som, cenário e figurino como produtores de sinais enriquecedores da linguagem teatral. A fruição da obra artística é um elemento formador da capacidade de produzir, criticar e desfrutar de arte - um momento precioso para que os jovens articulem sentimentos e pensamentos. 

Quando propor Como parte inicial de qualquer projeto ou sequência didática. 

O que o aluno aprende A ampliar o repertório para utilizar nas produções artísticas de sua autoria, expondo ideias e percepções próprias. 

Como propor Levando para a sala reproduções, promovendo visitas virtuais a museus e exposições na internet e levando a turma a exposições, peças teatrais e espetáculos musicais e de dança.

4. Fala, leitura e escrita sobre Arte

O que é Expressão de ideias diante de obras e do contato com artistas - ao vivo ou por meio de vídeos e biografias.

Quando propor Durante o ano todo, depois do contato com alguma obra de qualquer linguagem.

O que o aluno aprende A expressar ideias por escrito e oralmente, incorporando novos conceitos, e a desenvolver o senso crítico - fundamental para avaliar o que está produzindo.

Como propor É preciso se valer de textos de diversos gêneros, incluindo críticas, biografias e entrevistas com artistas, bem como a encomenda de críticas em que os jovens tomem posição sobre aquilo que viram, leram e ouviram. A promoção de debates e seminários deve explorar efeitos, intenções e interpretações de obras e ou de seus autores. É importante incentivar o estudante a utilizar as vivências para definir, para si, os conceitos relacionados à arte - por exemplo, os diferentes estilos de dança, como o balé clássico e a dança contemporânea, com base em experiências corporais com essas técnicas ou de vídeos sobre o tema. Essa definição, independentemente da linguagem, faz com que os jovens passem a utilizar com mais segurança o vocabulário e os termos específicos da área.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA 
Didática de Ensino de Arte
, Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque e Terezinha Telles Guerra, 200 págs., Ed. FTD, tel. (11) 3598-6200, 80,30 reais

SEXTO AO OITAVO ANO. CIÊNCIAS

ATIVIDADES DE REVISÃO
1) O que é Citologia?
É o estudo das células.

2) Qual a posição e a função da membrana plasmática?
Fica na parte mais externa da célula. Tem a função de proteção e de controlar a entrada
e saída de substâncias da célula
.
3) Onde ocorre a respiração celular? O que ela produz?
Ocorre nas mitocôndrias e produz energia para o organismo.

4) Que estrutura do citoplasma é responsável pelo transporte de substâncias?
O retículo endoplasmático liso.

5) Para que serve os ribossomos?
Para fabricar proteínas.

6) Que estrutura armazena e elimina secreções?
Complexo de Golgi.

7) Qual a função dos lisossomos?
Digerir alimentos e degradar resíduos celulares.

8) Qual o papel dos centríolos?
Participar da divisão celular.


9) Para que servem os vacúolos?
Armazenar e eliminar secreções.

10) O que existe de importante no interior do núcleo?
Ele carrega os cromossomos, que possuem o material genético hereditário e o responsável
pelo bom funcionamento celular; são constituídos de filamentos de DNA.

11) Qual a importância do núcleo?
Comanda o funcionamento da célula.

12) O que é tecido?
É um conjunto de células semelhantes que executam a mesma função (exceção de tecido
conjuntivo sanguíneo, que possui 3 tipos de células)

sábado, 25 de março de 2017

Marinalva! Eita bichinha falsa

Marinalva! Eita bichinha falsa em? Acho que malévola mesmo...


Essa eu não gosto mesmo, não suporto gente falsa e jogando sujo, primeiro diz que não aceita coleira, depois, após Marcos ser o líder, na época do muro se aproxima querendo formar aliança e diz que agora eles são 4 votos (ela,Mamão,Marcos e Emilly) fala sério, isso é podre, nem vou perder meu tempo me estendendo, são pessoas insípidas, mornas, que eu particularmente abomino.
Quanto a Vivian, podem me julgar, gosto dela, acho ela sem personalidade, mas não a vejo como uma mau caráter, nem como uma pessoa falsa, acho apenas fraca, mas mesmo assim, sinto carinho por ela.
Ieda, o que falar dessa senhora? Vamos lá, acho ela linda! Deve ter sido deslumbrante quando jovem, porque agora, na terceira idade continua bonita, pena que é falsa demais, não se escreve o que fala, nem vou me dar ao trabalho de detalhar o veneno que ela destila vamos dar-lhe o benefício da idade que lhe concede em parte o direito de romper valores.
Emilly? Todos já sabem o que penso dela e nada mudou, queria ela longe de meus meninos, porém, como mesmo disse Rômulo ela é competente, eles só a identificarão ao sair, vai ser um baque, mas é real. Infelizmente ela se vincula aos que torço, graças a Deus sei separar e entender a ignorância deles quanto a ela, estão abonados.
Gente, deixem Marcos em paz, deixem ele errar, acertar, nada do que ele faz maltrata alguém, a briga dele é com ele mesmo. Ana Paula fazia horrores e era abonada, ele só faz com ele, então deixem ele viver e se jogar da sua maneira. Talvêz ai esteja o seu encanto em ser apenas ele, único, verdadeiro, Marcos Harter, que junto com Ilmar são o dueto mais fantástico da edição.

Ilmar vence a prova do líder MARÇO/2017



Ilmar vence a prova do líder e salva sua parceria para evitar um paredão trágico entre eles... Numa disputa acirrada, de resistência física, Mamão é o novo líder. E parem de dizer que ele não foi amigo por não dar à Marcos a liderança, estão num jogo, nenhum dos dois precisa dessa falsa misericórdia, são guerreiros, deram o sangue e sua vitória foi linda e justa, digna de um jogador de elite, assim como a resistência limite de Marcos. Nenhum tinha que ceder nada para o outro, são adultos, fortes, campeões da vida, se Marcos brincando pediu a ele a liderança, ele também brincando fez o mesmo, ali é coisa de irmandade, como sempre disse, é a única verdade dentro daquela casa. Marcos foi ao seu limite físico, já estava vomitando a bilis, ele sabia que era hora de parar e Ilmar também estava chegando ao seu limite, embora ainda melhor que o outro, portanto venceu o que estava em melhores condições no momento, são brothers, ponto.
Tenho ficado satisfeita e ao mesmo tempo assustada com o nº de comentários que venho recebendo, queria poder responder a todos, não consigo, mas vou tentar de uma maneira geral chegar a todos os questionamentos que me fazem...
Primeiramente, como todos sabem, meu blog defende e torce por Ilmar e Marcos, desde sempre, portanto, sugiro aqueles que não aceitam isso, procurarem outros blogs, existem vários excelentes, bem mais técnicos e experientes que o meu, que admiro, respeito e pensam diferente de mim, nem por isso eu deixo de admirá-los, isso se chama democracia. Abaixo existe uma lista pequena, mas genuina dos melhores, em minha opinião, aos quais podem visitar e comungar com suas leituras, a minha é essa que vocês já conhecem, mas de qualquer maneira me sinto lisonjeada com a visita e os comentários, apenas tem um limite que deve ser considerado, quando passa para as ofensas não é legal, até aceito o debate aberto no meu chat, não preciso que digam amém a minha leitura do jogo, exijo apenas respeito. Essa coisa de que sentem nojo porque torço por Marcos é pobre demais para ter uma resposta pontual. Além de torcer por ele e Ilmar, sinto orgulho deles, portanto aqueles que rejeitam a idéia de não comungar comigo na base da agressão, não vai colar.
Quanto ao fato de que postei uma reportagem sobre uma doença de Marcos renal, não foi mérito ou demérito meu, a reportagem não era minha, coloquei a fonte abaixo, apenas ela foi postada para que possam ver que ele nunca usou isso para se vitimizar, é lógico que ele aguenta o tranco, a prova de hoje está ai para confirmar isso, é lógico também que a emissora o avaliou e mais lógico ainda que ele está apto a ser um participante, assim como um cirurgião que passa 11 hrs, se preciso for, numa mesa de cirurgia... Lamento ter ferido algumas pessoas, só não aceito dizerem que é apelação, se fosse, então, seria minha, porque ele jamais deixou de dar tudo de si em uma prova por esse motivo, ok? No mais, tenho, pelo menos penso ter o direito de postar o que bem entender em meu blog, desde que assuma minhas postagens e elas são todas amplamente assumidas. 
Agora respondendo aqueles que estão comigo, na mesma leitura do jogo, vamos em frente, com fé, esse jogo é muito louco, porque nem sempre é justo e dentro de tantas injustiças e coisas erradas devemos procurar o que melhor se enquadra dentro de nossa índole. Fico muito feliz com comentários esclarecedores que tenho recebido, alguns carinhosos, de apoio, de solidariedade, a todos eu leio na íntegra e se não respondo é por falta de tempo mesmo, afinal tenho o BBB, minha casa, meu marido, meus cachorros, meu gato, meu livro, minhas plantinhas, minha família, é pouco? Vou compartilhar com voces minhas lindinhas e meu lindinho, espera aí:


Criança precisa de rotin

Dr Freud.
Criança precisa de rotina
Para os pais que acreditam que o filho precisa ter tudo o que eles não tiveram, melhor rever o conceito. Os filhos precisam de pais presentes, precisam de rotina: saber onde dormem, o horário das refeições, saber que alguém irá buscá-los após a escola, que em função da separação dos pais a semana ele passará com a mamãe e o final de semana com papai e será amado em ambos os contextos. Precisam de alguém que os ensine a não maltratar os animais, não contribuir para o crescimento do preconceito, a devolver o brinquedo do amiguinho que pegou num momento de inveja, dentre outras regras de conduta que, quando não apontadas contribuem para a formação da personalidade psicótica/perversa.
Não é luxo, não é tecnologia, nem viagens à Disney, tampouco é “fast-food” diariamente, apenas o bom e velho amor associado ao tempo de qualidade. Menciono apenas o necessário para a sobrevivência e formação do caráter, o restante são vantagens que podem ser agregadas com moderação, caso caibam no orçamento familiar. Lembrando que, é preferível ter a presença dos pais, do que os bens materiais e a ausência de carinho, de olhar e escuta. A criança vai à praia de fusca e come pão com mortadela feliz da vida. Já o adulto, frequentemente fantasia o que agrada a criança e se estressa mantendo vários empregos para pagar pacotes de viagens internacionais que ocorrem a cada não sei quantos anos.
Vemos exemplos de pessoas que vieram de lar cujos pais eram adictos, e a família era complicada, entretanto, são adultos saudáveis, criativos e bem sucedidos. Outros que vieram de lares aparentemente perfeitos, tendo tudo ao alcance e são pessoas desajustadas emocionalmente. É muito relativo, a criança precisa de uma rotina que transmita segurança, que faça com que ela se sinta amada e desejada e isso ela pode ter morando num casebre ou num castelo. Aos olhos de alguns, criança feliz é criança que tem de tudo, aos olhos de estudiosos do comportamento, criança feliz é criança que tem o necessário e que sabe ser frustrada em algum momento, afinal a vida frustra.
Embora possam ter falhado conosco em algumas áreas, não por negligência mas, por ignorar o peso de determinados atos e palavras para nós, nossos pais nos transmitiram uma bagagem cultural importantíssima:
 Sabe por que apreciamos um pão francês com manteiga e uma xícara de café pela manhã? Rotina compartilhada na mesa de refeições com a família.
Sabe por que ainda insistimos em comer um bolo no dia de nosso aniversário? Rotina que lembra a infância, as festinhas que mamãe fazia, onde ela mesma preparava e recheava o bolo com leite condensado cozido na pressão.
Sabe por que cumprimentamos as pessoas? Rotina observada quando saíamos as ruas com nossos pais e avós.
Sabe por que apreciamos: comer peru no natal, comer macarrão aos domingos, repetir o arroz com feijão e o ovo frito, tomar café e molhar o pão na canequinha, ler bela adormecida, ir à igreja, ir ao cinema, ouvir determinadas músicas … tudo rotina! Hábitos e valores que nos foram transmitido, os quais levamos pela vida e vamos multiplicando através das gerações, com o intuito de ter nossos queridos sempre por perto presencialmente ou na memória.
Não precisamos reproduzir o que é ruim, se temos convicção que algo nos afetou e marcou nossa vida, vamos evitar levar adiante e comprometer a relação com nossos filhos, amigos, e cônjuges. Façamos uma releitura sem pressa de nossa infância, veremos que somos o que somos porque tivemos base e chão firme sob nossos pés, não porque nos foi oferecido games e roupas de grife . Talvez tivemos acesso ao básico do básico mas, não nos faltou o essencial: carinho, amor, disciplina e ROTINA.
Gilsemeire Campos
Psicóloga Coach
Alan Jones  sentindo-se abençoado com Lara Íris e Fatima Doroteia Arruda Lima.
Aquele gatinho (tadinho) é de verdade 😺😸😻
Coisas de irmã minha irmã!

quinta-feira, 2 de março de 2017

Dê uma chance à paz

Give Peace A Chance
Two, one two three four
Ev'rybody's talking about
Bagism, Shagism, Dragism, Madism, Ragism, Tagism
This-ism, that-ism, is-m, is-m, is-m
All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance

C'mon
Ev'rybody's talking about Ministers
Sinisters, Banisters and canisters
Bishops and Fishops and Rabbis and Pop eyes
And bye bye, bye byes

All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance

Let me tell you now
Ev'rybody's talking about
Revolution, evolution, masturbation
flagellation, regulation, integrations
meditations, United Nations
Congratulations

All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance

Ev'rybody's talking about
John and Yoko, Timmy Leary, Rosemary
Tommy Smothers, Bobby Dylan, Tommy Cooper
Derek Taylor, Norman Mailer
Alan Ginsberg, Hare Krishna
Hare, Hare Krishna

All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance
Dê uma chance à paz
Um, dois, três, quatro
Todos estão falando sobre
Bagismo, Shaguismo, Draguismo, Madismo, Ragismo, Tagismo
Esse ismo, ismo, ismo
Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz
Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz

Qual é
Todos estão falando sobre Ministro
Sinistro, Corrimãos e Latas
Bispos, Peixes, Coelhos, Olhos Abertos
E tchau, tchau

Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz
Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz

Vou falar agora
Todos estão falando sobre
Revolução, Evolução, Masturbação
Flagelação, Regulação, Integrações
Mediações, nações unidas
Parabéns

Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz
Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz

Todos estão falando sobre
John e Yoko, Timmy Leary, Rosemary
Tommy Smothers, Bobby Dylan, Tommy Cooper
Derek Taylor, Norman Mailer
Alan Ginsberg, Hare Krishna
Hare Hare Krishna

Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz
Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz