Planejamento
| |
Origem do Universo e da Terra e Sistema Solar
| |
FIGURA 1:
FONTE (da imagem): http://www.ruadireita.com/energias-renovaveis/info/a-agua-e-a-terra/
| |
Conteúdos:
| |
- Teorias sobre a Origem do Universo.
| |
- Sistema Solar
| |
- A origem da Terra.
| |
Habilidades:
| |
- Conhecer as teorias sobre a Origem do Universo;
| |
- Conhecer algumas características do Sistema Solar;
| |
- Conhecer a origem da Terra.
| |
Instrumentos de avaliação:
| |
- Interpretação de texto, imagens. (Avaliação)
| |
- História em quadrinhos (Recuperação Paralela)
| |
Critérios de avaliação:
| |
- Reconhecer a origem do universo;
| |
- Compreender a formação do sistema solar;
| |
- Reconhecer os planetas e suas características;
| |
- Comparar as divergências em relação a origem do Universo (religiosa,
| |
Filosófica e científica).
| |
Cronograma
| |
- Cópia do conteúdo.
| |
- Explicação.
| |
- Atividade de reflexão
| |
- Correção da atividade e revisão do conteúdo (recuperação do conteúdo)
| |
- Avaliação
| |
- Recuperação Paralela.
| |
Data: ___/___/___
| |
Aula 1: Cópia do conteúdo -
| |
Origem do Universo e da Terra e o Sistema Solar
| |
Metodologia da aula:
|
Conteúdos abordados:
|
- Copiar o conteúdo para estudos
|
- Origem do Universo
|
futuros.
|
- Origem da Terra
|
- Ler previamente o assunto.
|
- Sistema Solar
|
- Despertar curiosidade sobre o tema.
| |
Objetivo:
|
Instrumentos de avaliação:
|
· Compreender as teorias sobre
|
· A cópia do conteúdo é uma
|
A origem do Universo e da Terra.
|
Atividade somatória do caderno
|
· Entender as características do
|
com pontuação predeterminada.
|
Nosso Sistema Solar.
| |
Resumo:
| |
A teoria do Big Bang é a explicação mais aceita pela comunidade
| |
científica.
| |
Antes de tudo o que está no Universo, as constelações de estrelas,
| |
cometas Satélites, etc... havia um ponto concentrando toda a matéria
| |
existente, e por isso mesmo com uma densidade altíssima.
| |
Em um momento qualquer houve uma explosão, fazendo com que a
| |
matéria existente neste ponto se espalhasse e se misturasse, formando
| |
todas coisas existentes e com movimento de expansão em todo o Universo.
| |
Assim como os demais planetas do Sistema Solar, a Terra foi
| |
provavelmente originada através de uma força gravitacional que condensou
| |
diversos materiais preexistentes no espaço. Tais materiais foram constituídos de
| |
De acordo com os cientistas, nosso planeta deveria ter sido uma
| |
enorme massa pastosa incandescente que ao longo do tempo se resfriou,
| |
desprendendo gases e vapores. Uma parte desses vapores, que deveria se
| |
o vapor-d ’água, à medida que se afastava da massa incandescente,
| |
resfriava-se e se transformava em água líquida, caindo em forma de chuva.
| |
Assim, repetindo-se por muitas vezes, a superfície da Terra foi se
| |
resfriando lentamente e grandes quantidades de água foram nela se acumulando.
| |
Ao longo do tempo, ela sofreu muitas outras transformações. Os
| |
continentes, os oceanos e até a composição do ar mudaram para a Terra
| |
Ser o que é hoje.
| |
O sistema solar é formado pelo astro rei, o sol, por planetas e seus
| |
satélites, estrelas, cometas, asteroides. O nosso sistema solar, se localiza
| |
na Via Láctea e é composto por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter,
| |
Saturno, Urano e Netuno.
| |
Data: ___/___/___
| |
Aula 2: Explicação do conteúdo -
| |
Origem do Universo e da Terra e o Sistema Solar
| |
Aula em PPT ou em livro didático.
| |
Metodologia da aula:
|
Conteúdos abordados:
|
- Aula expositiva e dialogada;
|
- Origem do Universo
|
- Leitura de texto e imagens.
|
- Origem da Terra
|
- Exposição de vídeo.
|
- Sistema Solar
|
Objetivo:
|
Instrumentos de avaliação:
|
· Compreender as teorias sobre
| |
A origem do Universo e da Terra.
|
· Questionamentos orais sobre
|
· Entender as características do
|
os assuntos explicados.
|
Nosso Sistema Solar.
| |
Data: ___/___/___
| |
Aula 3: Atividade de reflexão no caderno
| |
Metodologia da aula:
|
Conteúdos abordados:
|
- Cópia da atividade no caderno.
|
- Origem do Universo
|
- Leitura de texto.
|
- Origem da Terra
|
- Resolução das questões.
|
- Sistema Solar
|
Objetivo:
|
Instrumentos de avaliação:
|
· Compreender as teorias sobre
| |
A origem do Universo e da Terra.
|
· atividade somatória do
|
· Entender as características do
|
caderno com pontuação predetermi-
|
Nosso Sistema Solar.
|
Nada.
|
Atividade
| |
1. Qual seria a explicação religiosa (que você conhece) para a Origem
| |
da Terra?
| |
2. Qual é a explicação cientifica mais aceita atualmente para a Origem
| |
do Universo?
| |
3. Descreva através da explicação cientifica a formação do Planeta
| |
Terra.
| |
4. Quais são os elementos presentes em um Sistema Solar?
| |
5. Como se chama o sistema solar em que está localizado o planeta
| |
Terra?
| |
6. Cite pelo menos duas curiosidades que você aprendeu?
| |
7. Faça uma ilustração do nosso sistema solar.
| |
8. Por que plutão não é mais considerado um planeta?
| |
Data: ___/____/___
| |
Aula 4: Correção da atividade e revisão do conteúdo
| |
Metodologia da aula:
|
Conteúdos abordados:
|
- Correção da atividade.
|
- Origem do Universo
|
- O aluno deverá copiar a correção.
|
- Origem da Terra
|
- Revisão do conteúdo.
|
- Sistema Solar
|
Objetivo:
|
Instrumentos de avaliação:
|
· Compreender as teorias sobre
|
· Cópia da correção no caderno
|
A origem do Universo e da Terra.
|
Com pontuação predeterminada.
|
· Entender as características do
| |
Nosso Sistema Solar.
| |
Data: ___/___/___
| |
Aula 5: Avaliação
| |
Sugestões - História em quadrinhos sobre a Origem da Terra.
- Construção de maquetes sobre o sistema solar.
- Interpretação de texto.
- Interpretação de filmes (Cada um em sua casa; Marte precisa de mães; Interestelar; Pixels; Planeta 51).
| |
Metodologia da aula:
|
Conteúdos abordados:
|
- Avaliação – interpretação
|
- Origem do Universo e da Terra
|
- Sistema Solar
| |
Objetivo:
| |
· Compreender as teorias sobre
|
Instrumentos de avaliação:
|
A origem do Universo e da Terra.
| |
· Entender as características do
|
· Prova.
|
Nosso Sistema Solar.
|
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Origem do Universo e da Terra e Sistema Solar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário