quarta-feira, 12 de abril de 2017

Origem do Universo e da Terra e Sistema Solar


Planejamento
Origem do Universo e da Terra e Sistema Solar

FIGURA 1: 
FONTE (da imagem): http://www.ruadireita.com/energias-renovaveis/info/a-agua-e-a-terra/

Conteúdos:

- Teorias sobre a Origem do Universo.
- Sistema Solar
- A origem da Terra.

Habilidades:

- Conhecer as teorias sobre a Origem do Universo;
- Conhecer algumas características do Sistema Solar;
- Conhecer a origem da Terra.

Instrumentos de avaliação:

- Interpretação de texto, imagens. (Avaliação)
- História em quadrinhos (Recuperação Paralela)

Critérios de avaliação:

- Reconhecer a origem do universo;
- Compreender a formação do sistema solar;
- Reconhecer os planetas e suas características;
- Comparar as divergências em relação a origem do Universo (religiosa,
Filosófica e científica).

Cronograma

- Cópia do conteúdo.
- Explicação.
- Atividade de reflexão
- Correção da atividade e revisão do conteúdo (recuperação do conteúdo)
- Avaliação
- Recuperação Paralela.
Data: ___/___/___

Aula 1: Cópia do conteúdo -
Origem do Universo e da Terra e o Sistema Solar

Metodologia da aula:
Conteúdos abordados:
- Copiar o conteúdo para estudos
- Origem do Universo
futuros.
- Origem da Terra
- Ler previamente o assunto.
- Sistema Solar
- Despertar curiosidade sobre o tema.



Objetivo:
Instrumentos de avaliação:
·       Compreender as teorias sobre
·       A cópia do conteúdo é uma
A origem do Universo e da Terra.
Atividade somatória do caderno
·       Entender as características do
com pontuação predeterminada.
Nosso Sistema Solar.


Resumo:

A teoria do Big Bang é a explicação mais aceita pela comunidade
científica.
Antes de tudo o que está no Universo, as constelações de estrelas, 
cometas Satélites, etc... havia um ponto concentrando toda a matéria 
existente, e por isso mesmo com uma densidade altíssima.
Em um momento qualquer houve uma explosão, fazendo com que a 
matéria existente neste ponto se espalhasse e se misturasse, formando 
todas coisas existentes e com movimento de expansão em todo o Universo.
Assim como os demais planetas do Sistema Solar, a Terra foi 
provavelmente originada através de uma força gravitacional que condensou 
diversos materiais preexistentes no espaço. Tais materiais foram constituídos de partículas como poeira cósmica e gás.
De acordo com os cientistas, nosso planeta deveria ter sido uma 
enorme massa pastosa incandescente que ao longo do tempo se resfriou, 
desprendendo gases e vapores. Uma parte desses vapores, que deveria se
o vapor-d ’água, à medida que se afastava da massa incandescente, 
resfriava-se e se transformava em água líquida, caindo em forma de chuva.
Assim, repetindo-se por muitas vezes, a superfície da Terra foi se
resfriando lentamente e grandes quantidades de água foram nela se acumulando.
      Ao longo do tempo, ela sofreu muitas outras transformações. Os
continentes, os oceanos e até a composição do ar mudaram para a Terra
Ser o que é hoje.
O sistema solar é formado pelo astro rei, o sol, por planetas e seus
satélites, estrelas, cometas, asteroides. O nosso sistema solar, se localiza
na Via Láctea e é composto por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter,
Saturno, Urano e Netuno.

Data: ___/___/___

Aula 2: Explicação do conteúdo -
Origem do Universo e da Terra e o Sistema Solar

Aula em PPT  ou em livro didático.

Metodologia da aula:
Conteúdos abordados:
- Aula expositiva e dialogada;
- Origem do Universo
- Leitura de texto e imagens.
- Origem da Terra
- Exposição de vídeo.
- Sistema Solar


Objetivo:
Instrumentos de avaliação:
·       Compreender as teorias sobre

A origem do Universo e da Terra.
·       Questionamentos orais sobre
·       Entender as características do
os assuntos explicados.
Nosso Sistema Solar.


Data: ___/___/___

Aula 3: Atividade de reflexão no caderno

Metodologia da aula:
Conteúdos abordados:
- Cópia da atividade no caderno.
- Origem do Universo
- Leitura de texto.
- Origem da Terra
- Resolução das questões.
- Sistema Solar


Objetivo:
Instrumentos de avaliação:
·       Compreender as teorias sobre

A origem do Universo e da Terra.
·       atividade somatória do
·       Entender as características do
caderno com pontuação predetermi-
Nosso Sistema Solar.
Nada.

Atividade

1.  Qual seria a explicação religiosa (que você conhece) para a Origem
da Terra?
2.  Qual é a explicação cientifica mais aceita atualmente para a Origem
do Universo?
3.  Descreva através da explicação cientifica a formação do Planeta
Terra.
4.  Quais são os elementos presentes em um Sistema Solar?
5.  Como se chama o sistema solar em que está localizado o planeta
Terra?
6.  Cite pelo menos duas curiosidades que você aprendeu?
7.  Faça uma ilustração do nosso sistema solar.
8.  Por que plutão não é mais considerado um planeta?

Data: ­­___/____/___

Aula 4: Correção da atividade e revisão do conteúdo

Metodologia da aula:
Conteúdos abordados:
- Correção da atividade.
- Origem do Universo
- O aluno deverá copiar a correção.
- Origem da Terra
- Revisão do conteúdo.
- Sistema Solar


Objetivo:
Instrumentos de avaliação:
·       Compreender as teorias sobre
·       Cópia da correção no caderno
A origem do Universo e da Terra.
Com pontuação predeterminada.
·       Entender as características do

Nosso Sistema Solar.



Data: ___/___/___

Aula 5: Avaliação
 Sugestões - História em quadrinhos sobre a Origem da Terra.
             - Construção de maquetes sobre o sistema solar.
             - Interpretação de texto.
             - Interpretação de filmes (Cada um em sua casa; Marte precisa de mães; InterestelarPixels; Planeta 51).
Metodologia da aula:
Conteúdos abordados:
- Avaliação  interpretação
- Origem do Universo e da Terra

- Sistema Solar
Objetivo:

·       Compreender as teorias sobre
Instrumentos de avaliação:
A origem do Universo e da Terra.

·       Entender as características do
·       Prova.
Nosso Sistema Solar.

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