sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Globo Repórter24/02/2012 | 06h10

Equipe da RBSTV apresenta reportagem especial sobre os benefícios da erva-mate

Pesquisa da UFSC indica que a planta tem propriedades medicinais que combatem o colesterol ruim e auxiliam no tratamento de diabetes; o programa vai ao ar hoje, depois de Fina Estampa

Equipe da RBSTV apresenta reportagem especial sobre os benefícios da erva-mate divulgação/divulgação
Em Xaxim, Kíria Meurer, Tadeu Campolino e Márcio Elias conheceram o plantio, a colheita e o uso da erva-mate Foto: divulgação / divulgação
A equipe da RBSTV Santa Catarina liderada pela repórter Kíria Meurer apresenta hoje, no Globo Repórter, os resultados apurados por pesquisadores da UFSC sobre os benefícios da erva-mate.
Estudos indicam que o vegetal tem propriedades para combater o colesterol ruim e auxiliar no tratamento de diabetes. Mas os portadores destas enfermidades devem ficar atentos pois os bons resultados dependem do grau de pureza da erva-mate.
Dados indicam que o vegetal atua contra os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Há quem a considere como o melhor que o chá-verde.
Do norte ao sul do Brasil, essa erva é consumida de formas bem diferentes. Kíria Meurer e a coordenadora do Núcleo de Atendimento à Globo da RBS TV, Margarida Santi, produziram reportagens que serão exibidas hoje no Globo Repórter que destacam uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina. Depois de três anos acompanhando 250 voluntários, estudiosos sugerem o consumo de um litro de chá-mate por dia, às refeições, para reduzir as taxas de gordura e açúcar no sangue e até eliminar alguns quilinhos.
Mas qual a melhor receita? Mate gelado na praia, ou bem quente numa roda de chimarrão? Kíria, Margarida, o repórter cinematográfico Márcio Elias e o auxiliar Tadeu Campolino foram ao município de Xaxim para acompanhar o plantio e a colheita da erva e para conversar com os habitantes, fiéis ao tradicional chimarrão. A repórter passou também pelo sudeste, que consome 60% do mate produzido no país, na versão tostada. Este índice levou os pesquisadores da UFSC a estudar os efeitos do chá obtido com folhas tostadas. Entre os voluntários, a redução do colesterol chegou a 40%, sem contar outros benefícios, como a diminuição das taxas de açúcar no sangue, emagrecimento e melhora da pele. Satisfeitos com os resultados, pesquisadores levantam a possibilidade de se produzir mate em cápsulas. Os detalhes estão na reportagem, que foi editada por Margarida na sede da Globo no Rio de Janeiro. O Globo Repórter começa logo depois da novela Fina Estampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário