Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?
Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas. (Aqui no blog já postamos 6 Receitas típicas africanas, já viu?)
Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ou Potjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto.
Bobotie
Bobotie é outro prato muito famoso da Africa e é um curry que tem suas origens em Cape Malay. Bobotie é um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos, curry, consumido com arroz amarelo, que é aromatizado com açafrão. Atchar e sambals são condimentos para ir com pratos de curries. Sambals consistem de pepino, tomate, cebola e iogurte.
O povo Afrikaner criou uma série de pratos muito comuns que se tornaram favoritos com todos os grupos culturais. Leite azedo é uma especialidade onde o recheio é à base de leite e aromatizado com canela. A influência alemã é muito forte na Namíbia, onde as padarias e pastelarias alemães são muito comun.
A comida típica Sul-Africana também teve influência sobre os alimentos namibiano e alguns de seus pratos especiais são Biltong, carne de caça (Kudu, Springbok e Gemsbok) e Potjiekos.
Cerveja Africana: A cerveja local é Tafel Windhoek Lager ou lager. Deuce M ou 2M é a cerveja local em Moçambique.
Em uma típica cozinha africana você encontra o fogão do lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas. A comida típica encontrada nas mesas das famílias até hoje são as carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma grande panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.
Comidas tipicas da Africa
África Central, Leste da África, Chifre da África, África do Norte, África do Sul e na África Ocidental cada um tem os seus próprios pratos distintos, técnicas de preparação, e os costumes de consumo. Conheça alguns dos pratos mais famosos e tradicionais de cada região da Africa:
Africa Central
Fufu
Fufu. Vegetais cozidos, como mandioca, inhame ou banana, que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com uma sopa de imersão ou molho.
Leste da Africa
Uglai e repolho
Uglai e repolho. Ugali (também chamado às vezes sima ou posho) é um produto de fubá presente em muitas refeições africanas, especialmente na África Oriental. Geralmente é feita a partir de farinha de milho (milho ou do solo) e água, e varia em consistência de papa de aveia ou massa.
Chifre da Africa (Horn of Africa)
Kitcha fit-fit
Kitcha fit-fit. Um prato servido no café em Eritreia. Kitcha caber-Fit é uma combinação de um pão típico de Eritreia, kitcha e uma manteiga temperada, misturado com berbere (um tempero quente vermelho).
Cozinha etíope
Comida da Etiópia. Cozinha etíope e eritreia típicas: Injera (panqueca parecido com o pão) e vários tipos de wat (guisado).
Xalwo
Xalwo, a versão somali de halva, é um ícone da gastronomia Somália. Xalwo ou halva é uma confecção popular servido em ocasiões especiais, como celebrações ou recepções de casamento. É feito de açúcar, amido de milho, cardamomo em pó, noz-moscada em pó, e ghee. Os amendoins são também muitas vezes adicionadas para melhorar a textura e sabor.
Africa do Norte
Norte da África encontra-se ao longo do Mar Mediterrâneo e inclui em seu meio vários países, incluindo Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia e Egito. Esta é uma região marcada por geográfica, diversidade política, social, econômica e cultural, a gastronomia e o estilo de culinária e arte da África do Norte também são tão diversas como a terra, seu povo e sua história.
Coucous
Coucous. É um tradicional prato de semolina (minúsculos grãos de trigo duro), que é cozido a vapor. É tradicionalmente servido com um cozido de carne ou vegetais. Cuscuz é um alimento básico em toda a culinária do Norte Africano de Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia.
Africa do Sul
Potjiekos
Potjiekos é um guisado Afrikaner tradicional, feito com carne e legumes e cozida na brasa em panelas de ferro fundido.
Africa Oriental
Maafe
Maafe ou amendoim cozido, preparado por um cozinheiro senegalês. É um guisado ou molho (dependendo do teor de água) comum a grande parte da África Ocidental. Origina-se do povo Mandinka e Bambara do Mali. Variantes do prato aparecem na culinária de países em toda a África Ocidental e África Central.
Ingredientes típicos do africano:
Legumes:
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins
Batata doce
Quiabo
Melancia
Mandioca
Amendoins
Repolho
Amendoins
Carnes:
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais
Frango
Carne de porco
Bife
Variedade de peixes locais
Plantas:
Alho
Pimenta Melegueta – “West Africa” (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz
Alho
Pimenta Melegueta – “West Africa” (substituto de cardamomo)
Cravos-da-índia
Pimenta Preta
Cardamomo
Noz-Moscada
Curcuma
Arroz Mix
Caril em pó
Outras comidas típicas:
Limão
Arroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário