quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ciências para o Ensino Fundamenta




Propriedades do ar.


Propriedades do ar.

O ar é matéria, e como toda matéria ele possui uma massa e consequentemente um peso, ele ocupa todo o espaço no ambiente onde não exista outra matéria. Se compararmos uma bexiga cheia com uma bexiga vazia, iremos perceber que a bexiga cheia possui uma pequena diferença de peso, essa pequena diferença é devida a densidade do ar e a sua massa, que são relativamente menores do que os elementos que conhecemos.


As propriedades fundamentais do ar são:

1.       Compressibilidade: o ar pode ser comprimido, ou seja ele pode diminuir de volume. Comprovamos isso quando pegamos uma seringa e tapamos sua extremidade aberta e empurramos o êmbolo, percebemos que o volume de ar que estava contido lá dentro diminuiu, mas não totalmente.


2.       Elasticidade: é a capacidade do ar, de voltar ao seu estado normal após sofrer compressão, que é o que acontece quando soltamos o embolo, com a extremidade da seringa ainda fechada, percebemos que ele retorna para onde estava anteriormente a compressão.


3.       Expansibilidade: é a capacidade do ar de sofrer expansão, ou seja de aumentar seu volume ocupando todo um espaço. É o que acontece nesta sala, o ar esta ocupando todo o espaço livre dela.

4.       Pressão: é a força exercida pelo ar, ao redor do recipiente onde esta. O ar ao nosso redor exerce pressão sobre nós e sobre todas as outras coisas. 

(Imagem retirada de <http://fisicandonopadreco.blogspot.com.br/> Acessado no dia 25 jan 2013)

5.       Difusibilidade: propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso.


(Imagem retirada de: http://dc105.4shared.com/doc/oZq-psvJ/preview.html Acessado em 25 jan, 2013)

  A forma de pressão exercida pelo ar, mais conhecida é a pressão atmosférica, que é a pressão exercida pelo ar na superfície da terra, nós só percebemos essa pressão quando sentimos desconforto em nossos ouvidos quando viajamos para locais mais altos, esse desconforto é causado pela diferença entre a pressão do seu corpo comparada a pressão externa, que sofreu uma alteração. O fato de não percebermos acontece por que o ar penetra em nosso corpo através dos pulmões, e leva oxigênio a nossos órgãos e tecidos.

·         Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica.
·         Quanto menor a altitude, maior é a pressão atmosférica. 
O instrumento que mede a pressão atmosférica chama-se Barómetro.


( Imagem retirada de <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1890s_Barometer.JPG> Acessado em 25, jan 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário