domingo, 15 de maio de 2016

SIMULADO DE ARTE
OITAVOS ANOS A E C
PROFESSORA FÁTIMA DOROTEIA
01- Cândido Portinari e Sebastião Salgado, recorrendo a distintas
manifestações artísticas, respectivamente pintura e fotografia,
podem ser considerados “intérpretes do Brasil”. Com base na leitura
das imagens, é correto afirmar:
A) Pintor e fotógrafo, independentemente de uma posição temporal e de
um lugar social, oferecem uma interpretação da sociedade brasileira que
acentua as mudanças no mundo do trabalho no campo.
B) Os dois artistas representam com imparcialidade o trabalhador rural
brasileiro de suas épocas, sem intenção de problematizar a relação
capital-trabalho.
C) As duas obras oferecem uma compreensão plena sobre o mundo do
trabalhador rural, sendo excludentes em suas narrativas, uma vez que a
pintura representa uma situação fictícia que rompe com o passado.
D) A fotografia supera a interpretação anterior do pintor, eliminando o
valor e a necessidade dela para se compreender o mundo do trabalho no
campo.
E) O mundo do trabalhador rural brasileiro é (re) conhecível pelo diálogo e
confronto entre as diferentes interpretações feitas em épocas distintas,
que oferecem um sentido à realidade.

02) Candido Portinari (1903 – 1962), importante artista brasileiro, é autor da
obra
(A) A Carta.
(B) Retirantes.
(C) Caipira picando fumo.
(D) Batalha de Riachuelo.
(E) O Violeiro.


3)São representantes da estética expressionista, barroca, romântica,
impressionista, surrealista e contemporânea, respectivamente, os
seguintes artistas brasileiros:
a) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque, Manoel da Costa Ataíde, Lasar
Segall, Abraham Palatinik e
Victor Meirelles.
b) Lasar Segall, Victor Meirelles, Georgina de Albuquerque, Ismael Nery,
Manoel da Costa Ataíde e Abraham Palatinik.
c) Lasar Segall, Manoel da Costa Ataíde, Victor Meirelles, Georgina de
Albuquerque, Ismael Nery e Abraham Palatinik .
d) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque, Victor Meirelles, Manoel da Costa
Ataíde, Abraham Palatinik e Lasar Segall.
e) Ismael Nery, Georgina de Albuquerque e Victor Meireles.


04)No livro “Explicando a arte Brasileira”(2003), Garcez e Oliveira
narram: “A música moderna brasileira iniciou-se com a obra de um
jovem que viajou o Brasil para conhecer e pesquisar seus diversos
ritmos. Ele incorporou em suas obras elementos do folclore, das
melodias indígenas, das músicas populares, da sonoridade dos
pássaros e da realidade brasileira, produzindo obras de inúmeros
gêneros e idealizando um projeto de ensino de música para crianças nas
escolas.” Qual o nome deste músico e como é classificada a sua obra?
(A) João Carlos Martins / Popular.
(B) Alfredo Viana Filho / Romântica.
(C) Guerra Peixe / Expressionista.
(D) Camargo Guarnieri / Sertaneja.
(E) Heitor Villa-Lobos / Nacionalista


05)sobre o modernismo brasileiro no período de 1920 a 1930, é correto afirmar:
a) O movimento modernista propõe a releitura de temas retratados por pintores europeus do final do século XIX, especialmente
paisagens e alegorias históricas, como fator de ruptura aos princípios acadêmicos.
b) Incorporando técnicas de deformação da figura e estilização das linhas, o modernismo brasileiro introduz o prosaico como pilar da
nacionalidade, conceito este discutido paralelamente ao movimento artístico.
c) A pintura no modernismo brasileiro destaca personagens urbanos com características do realismo, influenciando, assim, os primeiros
pintores do movimento.
d) O interesse por temas populares e folclóricos do Brasil, paralelamente à incorporação de novas tendências da arte, propiciou campo
fértil à execução de trabalhos plásticos pelos artistas.
e) Impulsionada pelos modernistas, a escultura congrega as principais características do movimento, reproduzindo os modismos e

integrando vários estilos em suas peça

Nenhum comentário:

Postar um comentário