domingo, 15 de maio de 2016

SIMULADO DE ARTES SETIMOS ANOS A/ B/ C/D

SIMULADO DE    ARTES
SETIMOS ANOS A/ B/ C/D
1º - O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?
a)Classicismo.
b)Modernismo.
c)Renascimento.
d)Romantismo.
e)Barroco

2º - O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a.    Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b.    A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c.    A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
d.    A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
e)Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.

3º - No século XVIII, as  Gerais viviam a "corrida do ouro", o que chamava a atenção de muitos portugueses, que vieram para o Brasil. Um deles foi Manuel Francisco Lisboa, um artífice que, com muito esforço e aos poucos, foi tornando-se conhecido. Suas criações tornaram-se notórias e ele passou a ser convocado para realizar trabalhos cada vez mais importantes, chegando até a projetar igrejas e, futuramente seria conhecido como:
a.    Aleijadinho
b.    Candinho
c.    Sininho
d.    Chiquinho
e. Rafael  Sânzio.

4º - Muitos foram os artistas que contribuíram para o engrandecimento do estilo Barroco no Brasil. Entre eles destacamos:
a.    Mestre Ataíde, Aleijadinho e Andrea Del Verrochio;
b.    Aleijadinho, Mestre Vitalino e Pietá;
c.    Mestre Vitalino, Aleijadinho, e Tarsila do Amaral;
d.    Mestre Ataíde, Aleijadinho e Petrus
e) Rubens; Aleijadinho, Andrea.

5º -  Qual era a intenção do artista Barroco. É correto afirmar:
a.    Impressionar a sociedade brasileira;
b.    Impressionar os políticos brasileiros;
c.    Impressionar os artistas europeus com novas técnicas;
d.    Impressionar a sociedade e ao mesmo tempo os artistas europeus;

e.    Impressionar o expectador, envolvendo-o espiritualmente com a obra de arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário