terça-feira, 7 de junho de 2016

Projeto: Trânsito

Projeto: Trânsito Responsável é Seguro!


Justificativa:
Nossa escola está situada as margens da Rodovia Br 470 e sendo esta uma via com elevados índices de acidentes de trânsito, inclusive causadora de óbitos, reconhecemos a necessidade de trabalhar de forma interdisciplinar o tema "Educação para o Trânsito", vindo a receber o assessoramento da Escola Pública de Trânsito à convite do DNIT, que possui o projeto "Percepção de Riscos em Escolas Lindeiras às Rodovias Federais de Santa Catarina" e estando pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que sugere o trânsito como tema transversal, reforçando a importância das Unidades Escolares em desenvolver atividades, que possibilitem a análise e reflexão sobre o trânsito.
Objetivo Geral:
Possibilitar que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sejam capazes de conhecer o espaço público onde vivem a adotar, no dia-a-dia, atitudes de respeito as normas de trânsito e disseminadores de uma cultura para a paz e de mudança em seu meio social.
Objetivos Específicos:
  • Conhecer o espaço onde vivem, tendo a oportunidade de vivenciá-lo e de observá-lo, analisando e refletindo sobre suas características físicas e sociais.
  • Compreender o trânsito com a necessidade e o direito que todos tem de locomover-se no espaço.
  • Adotar atitudes de respeito ao espaço público preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
  • Identificar as vias públicas sinais e regras utilizadas para o bom funcionamento do trânsito.
  • Reconhecer a importância do uso das regras de trânsito e o seu uso no espaço social.
Temas a ser desenvolvidos através do material recebido:
a) Travessia de rua
b) Pedestre
c) Brincadeiras de rua
d) Cidadania no trânsito
e) Ciclista
f) Sinalização
g) Cinto de segurança
h) Primeiros socorros
Avaliação:
As atividades que serão desenvolvidas e todas as ações proporcionadas no espaço  escolar deverão refletir diretamente nas atitudes comportamentais e estas servirão de acompanhamento e de investigação no resultado do ensino-aprendizagem. Servirá também como indicador de mudança e reflexão de modo a favorecer e contribuir com o envolvimento de todos os cidadãos no trânsito de nossa comunidade.

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