quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A CIENCIA DE VIVER BEM, TEXTO ESTUDADO NA DISCIPLINA LITERATURA - PROFESSORA ENEDIR DE FÁTIMA NA ESCOLA MARQUES DE TAMANDARÉ-LADARIO- MS

A ciência de viver bem 5 de 8


5 – Tenha (pelo menos) um amigo


Todo mundo quer ser feliz, isso é tão verdadeiro quanto óbvio. O psicólogo Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia (EUA), passou anos pesquisando o assunto e concluiu que, para chegar à tal felicidade, precisamos ter amigos. Os amigos, segundo ele, resumem a soma das 3 coisas que resultam na alegria: prazer, engajamento e significado. Explicando: conversar com um amigo, por exemplo, nos dá prazer. Ao mesmo tempo, nos sentimos engajados, porque doamos muito de nós mesmos a ele. E ainda esse bom bate-papo faz com que nossa vida adquira um significado mesmo que seja momentâneo.


O cientista social americano Ronald Inglehart analisou diversas pesquisas sobre qualidade de vida e chegou à conclusão que os ingredientes para uma vida feliz incluem relações próximas. "Os homens têm o que os psicólogos apelidaram de uma profunda necessidade de se sentirem incluídos. Os que são apoiados por amizades íntimas se declararam muito felizes", afirma.


Outro benefício decorrente de ter amigos é manter a saúde em ordem. De acordo com o psicólogo social David Myers, professor da Faculdade Hope, nos EUA, as pessoas que têm amizades próximas ou são ligadas à sua comunidade (seja de colegas de trabalho, de religião ou de organizações por causas comuns) têm menos possibilidade de morrer prematuramente, se comparadas àquelas pessoas que têm poucos laços sociais. E perder esses laços aumenta o risco de ficar doente. "A amizade libera substâncias hormonais no cérebro que favorecem a alegria de viver e o bem-estar", diz Roque Theophilo, presidente da Academia Brasileira de Psicologia.


Mas será que todo mundo tem amigos? A resposta não é tão óbvia. Uma das queixas mais frequentes no divã de analistas é a solidão. Gente que não encontra ninguém para dividir com sinceridade suas angústias. Ou que se sente só mesmo quando rodeada de pessoas - aquela impressão de ter mil amigos, mas na realidade não ter nenhum. É a chamada superficialidade das relações, tão discutida nos dias de hoje.


Segundo o psicanalista Contardo Calligaris, o único jeito de ultrapassar a barreira da solidão é justamente tendo pelo menos um amigo e um amor. Um só de cada, não precisam ser muitos. Mas isso dá um trabalhão dos diabos, não pense você que é fácil.


Contardo propõe uma situação hipotética: "Você é meu amigo e me telefona para jantar. Você passa o tempo todo falando de si mesmo. Quando eu começo a falar de mim, lá pelas tantas, você diz que precisa ir embora, pois acorda cedo no dia seguinte. Tudo bem, na próxima vez não vou aceitar o convite e você se sentirá sozinho." Isso não é amizade verdadeira. "Não se consegue uma amizade sem generosidade", afirma o psiquiatra. Para termos pelo menos um amigo, diz ele, precisamos nos livrar daquilo que ele chama de "avareza de si mesmo". Trocando em miúdos: doar-se, estar disponível, saber trocar.


E, principalmente, olhar além do próprio umbigo.

Um comentário:

  1. LEITURA PELA PROFESSORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA DO ESTADO DE MS , FÁTIMA DOROTEIA, ORIENTADA PELA PROF ENEDIR DE FÁTIMA- LADARIO-MS. EM 10/08/2011

    ResponderExcluir