sábado, 22 de dezembro de 2012



CONHEÇA OS ADOÇANTES NATURAIS QUE PODEM SUBSTITUIR O AÇÚCAR NA SUA ALIMENTAÇÃO

  

03/12/2012 Que o consumo de açúcar refinado faz mal a sua saúde não é nenhuma novidade. Por ser um produto sintético, super concentrado em sacarose e  cheio de aditivos químicos, ele deve ser evitado ou mesmo abolido para quem quer ter uma dieta saudável e equilibrada. Para substitui-lo a melhor opção são os adoçantes naturais, de preferência o melado, mascavo ou mel que contêm micronutrientes.
Uma pesquisa mundial revelou que o brasileiro ingere de 3 a 6 vezes mais açúcar do que a média mundial, não somente quando adoça o café ou chá, mas quanto à quantidade de açúcar que coloca nos doces, e quanto à necessidade de comer tanto doce. Os açúcares são alimentos essencialmente energéticos e a maioria deles por apresentar velocidade de transformação em glicose extremamente elevada, funciona praticamente como injeção de glicose na veia. Isso significa dizer que, uma vez ingeridos, são rapidamente transformados em glicose, a qual é quase que totalmente liberada na corrente sangüínea, causando picos glicêmicos
Em conseqüência deste pico glicêmico, o pâncreas é ativado para solucionar tal desarmonia, liberando insulina (hormônio de armazenagem de glicose e gordura) na circulação sangüínea, provocando assim um triplo comando de obesidade:
*Armazenar gordura.
*Não liberar a gordura armazenada.
*A taxa de glicose no sangue cai demasiadamente (< 70 dg/l), e o cérebro – grande devorador de glicose – libera uma mensagem de que necessita de glicose para seu perfeito funcionamento, ou seja, comer mais doce.
Diante disso, os adoçantes naturais, denominação usada para classificar os adoçantes encontrados na natureza, são sem dúvida a melhor poção.
Conheça alguns dos principais adoçantes naturais:
Esteviosina – bioadoçante sem calorias e de alta qualidade, é retirado da planta estévia. Possui propriedades de equilibrar a insulina, e seu poder adoçante chega a ser 250 vezes maior do que o açúcar convencional.
Frutose – adoçante refinado que possui a mesma estrutura molecular do açúcar da fruta. Possui o potencial de adoçar duas vezes mais do que o açúcar branco.
Mel de Arroz – adoçante com sabor característico concentrado, textura de xarope e doçura suave. Possui um grande teor de maltose e carboidratos complexos.
Amasake – como o próprio nome já diz, este adoçante é de origem Oriental. É produzido a partir de arroz integral e outros cereais, e possui textura consistente.
Mel comum (mistura natural de glucose e frutose) – este adoçante é do tempo da vovó, além de ser muito saboroso, é duas vezes mais doce do que o açúcar, e por isso, pode ser ministrado em quantidades menores. Contêm vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas. Mas deve-se evitar em grandes quantidades, pois pode subir o nível do colesterol.
O xarope de bordo – E uma opção na hora de adoçar as comidas. Ele é obtido da sálvia do bordo e o seu grande benefício é que contêm menos calorias que o mel e o açúcar; além disso, é mais fácil de digerir que o açúcar de cana. Ele contêm minerais como o cálcio, o ferro e o potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário