sexta-feira, 7 de junho de 2013

4 músicas em uma dinâmica sobre sonho, vida e beleza

4 músicas em uma dinâmica sobre sonho, vida e beleza


A situação de aprendizagem descrita a seguir foi retirada do manual do instrutor do Projeto de Vida, que faz parte do Programa “Jovem Aprendiz Rural”, desenvolvido pela  Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Trata-se da terceira sessão de aprendizagem, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências para que o aprendiz possa definir um projeto de vida e traçar metas e objetivos pessoais.

Marc Chagall, The Poet with the Birds - 1911, Minneapolis Institute of Arts, Minnesota
Marc Chagall, The Poet with the Birds - 1911, Minneapolis Institute of Arts, Minnesota

 

Formulando as regras da beleza

 
A atividade envolverá a criação de regras estéticas para a vida. Divida os aprendizes em grupos de seis (6) sete (7) ou oito (8), juntando dois dos grupos da última atividade grupal da sessão anterior. Os participantes deverão preparar uma pequena representação, que inclua uma rápida verbalização de cada um dos integrantes do grupo. A verbalização deverá incluir o nome do participante e a leitura de tarjetas que contenham as regras estéticas da existência (como tornar a vida bela) assumidas por aquele participante.
Observe que dois participantes podem ler uma mesma tarjeta.
Observe aos grupos de que não se trata de simplesmente ler o nome e as tarjetas, mas sim, com esses elementos, criar cenas belas. As verbalizações e a leitura das tarjetas devem anteceder, entremear ou suceder um videoclipe a ser apresentado pelo grupo todo. A cena como um todo deverá ter um mínimo de cinco (5) e um máximo de dez (10) minutos.
Todos os grupos trabalharão sobre o mesmo tema: como fazer a vida bela. Como fazer da vida uma obra de arte. Cada grupo irá elaborar e apresentar o videoclipe a partir de uma música específica. As letras das músicas são apresentadas a seguir e também estão incluídas na Cartilha do Aprendiz. As músicas são: Beleza Pura, Sonho Impossível, Tocando em Frente e Redescobrir. As músicas podem ser substituídas por outras, desde que tenham relação com o tema do videoclipe. Os auto-retratos e as autobiografias dos integrantes do grupo podem ser usados na cena.

GRUPO A – Beleza Pura
Não me amarra dinheiro não
mas formosura
Dinheiro não
a pele escura
Dinheiro não
a carne dura
Dinheiro não
Moça preta do Curuzu
Beleza pura
Federação
Beleza pura
Boca do Rio
Beleza pura
Dinheiro não
Quando essa preta começa a tratar do cabelo
É de se olhar
Toda a trama da trança a transa do cabelo
Conchas do mar
Ela manda buscar pra botar no cabelo
Toda minúcia
Toda delícia
Não me amarra dinheiro não
mas elegância
Não me amarra dinheiro não
mas a cultura
Dinheiro não
a pele escura
Dinheiro não
a carne dura
Dinheiro não
Moço lindo do badauê
Beleza Pura
Do Ilê aiyê
Beleza Pura
dinheiro Hié
Beleza Pura
Dinheiro não
Dentro daquele turbante dos filhos de Gandhi
É o que há
Tudo é chique demais, tudo é muito elegante
Manda botar
Fina palha da corte e que tudo se trance
todos os búzios
todos os ócios
Não me amarra dinheiro não
Mas os mistérios
Beleza Pura de Caetano Veloso, interpretada por ele mesmo no disco “Cinema Transcendental – A outra banda da terra


GRUPO B – Sonho Impossível
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão
 Sonho Impossível (J. Darion – M. Leigh, versão de Chico Buarque e Ruy Guerra, 1972. Existe uma gravação com Maria Bethânia, CD Sonho Impossível, Polygram, 1972.)

GRUPO C – Tocando Em Frente
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada
Eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega
E o outro vai embora
Cada um de nós
Compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.
 Tocando em frente (De Almir Sater e Renato Teixeira, in: Almir Sater ao vivo, Colúmbia.


GRUPO D – Redescobrir
Como se fora brincadeira de roda
Memória
Jogo do trabalho na dança das mãos
Macias
O suor dos corpos na canção da vida
História
O suor da vida no calor de irmãos
Magia
Como um animal que sabe da floresta
Memória
Redescobrir o sal que está na própria pele
Macia
Redescobrir o doce no lamber das línguas
Macias
Redescobrir o gosto e o sabor da festa
Magia
Vai o bicho homem fruto da semente
Memória
Renascer da própria força a própria luz e fé
Memória
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós
História
Somos a semente, ato, mente e voz
Magia
Não tenha medo meu menino povo
Memória
Tudo principia na própria pessoa
Beleza
Vai como a criança que não teme o tempo
Mistério
Amor se fazer é tão prazer que é como fosse dor
Magia
 Redescobrir ( Luiz Gonzaga Júnior)

Deixe que os grupos preparem a cena até o horário do intervalo. Acompanhe o trabalho dos grupos, incentivando a máxima criatividade dos participantes, sem interferir na forma ou conteúdo das apresentações.

Não se contente e não deixe que os grupos se contentem com pouco. Insista para que ensaiem as apresentações. Recomende que usem o ensaio para melhorar cada detalhe da apresentação. As cenas devem ser dignas de serem apresentadas em um palco.

3. Toda a arte

 
Solicite que os grupos, em ordem alfabética crescente, apresentem seus videoclipes. Durante a apresentação, os atores devem se comportar como atores, ou seja, não devem ser espectadores de si mesmos. O público deve se comportar como público. Não deve intervir na cena, apenas reagir de acordo com a proposta do grupo que está se apresentando.

Concentração dos atores e respeito do público são condições de sucesso
das apresentações. Se houver oportunidade, grave as cenas. Isso aquecerá os atores.

Após as apresentações, permita um momento breve de comentários gerais. Depois, se houver gravado as apresentações, projete uma a uma. Entre a apresentação de um grupo e outro, abra espaço para comentários. Procure evitar os comentários negativos. Oriente os aprendizes para focar no que houve de bom em cada apresentação.
Ao final da análise, solicite que cada participante transcreva, a lápis, suas regras pessoais das tarjetas para a tabela a seguir, que está incluída na Cartilha do Aprendiz.
Regras relacionadas comigo mesmo (ser)Regras  relativas às minhas relações com o outroRegras  relativas à minha participação profissional e social
TARJETATARJETATARJETA
TARJETATARJETATARJETA
TARJETATARJETATARJETA
Não é necessário que o aprendiz utilize todas as células da tabela. Informe que eles terão oportunidade de rever a tabela na próxima sessão.
Ao final da transcrição, peça que o grupo como um todo, sem falar, organize um painel com as tarjetas contendo as regras do belo viver. O painel deve ser organizado no chão, no centro do semicírculo delimitado pelas cadeiras.

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