CIRANDA DA BAILARINA na preparação do feedback
O texto publicado a seguir é excerto da Oficina de Trabalho em Equipe, que faz parte do currículo do Programa Jovem Aprendiz Rural, desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Para mais informações sobre o Programa, clique aqui.
Convide os participantes para ouvirem a música Ciranda da Bailarina, de Edu Lobo e Chico Buarque. Peça para localizarem a letra no manual do aprendiz. Lembre a todos para aplicarem a aprendizagem sobre ouvir que já tiveram em outra oficina.
Ao final da audição, estimule comentários sobre a música. Procurando bem, todo mundo tem “problemas” ou “defeitos” ou onde se desenvolver… “só a bailarina que não tem”. Relacione as observações sobre a música com nossa possibilidade contínua de desenvolvimento. A simples consciência de um problema, ou “imperfeição” pessoal pode ser um caminho para a sua superação. Quem é “bailarina”, quem não tem imperfeições, não é suscetível de desenvolvimento.
Pergunte o que entendem por feedback. Explore o conceito e a prática cotidiana de feedback e, em particular o feedback nas equipes. Aborde especificamente o feedback no trabalho, que pode chegar de diferentes formas. Toda a informação que se obtém do ambiente (chefe, colegas, professores, pais, filhos etc.) relacionada à própria atuação são alertas e referências importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional, em diferentes contextos. Para discutir as formas de dar e receber feedback, você pode coordenar a dinâmica Se eu fosse você, eu me trataria melhor, incluída a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário