Como fazer um cartaz que chama a atenção?
O cartaz
(ou poster) é uma maneira simples e bastante funcional de comunicar
mensagens importantes para um público relativamente grande. O mais
importe de se destacar sobre este assunto é que os cartazes devem ser
necessariamente simples, algo que as pessoas olham e entendem a mensagem
em questão de segundos. Por isso a mensagem que ele passa deve ser
instantânea: a pessoa olha, vê uma imagem, um texto objetivo e entende.
Simples assim!
Partindo desse princípio é fácil deduzir que tudo num poster deve ser simples, claro e objetivo. Mas atenção, isso não quer dizer que ele tem que ser “sem graça”! Ao contrário, ele deve ser criativo, agradável e até mesmo apelativo. O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
Considerando que o objetivo principal de um cartaz é chamar a atenção
das pessoas com uma quantidade relativamente baixa de informações é
imprescindível que este contenha dados de contato, como site, telefone,
e-mail, etc. Dessa maneira o público interessado saberá onde conseguir
mais informações.
Feito o poster vem a última etapa, que deve ser cuidadosamente pensada: Aonde ele será colocado? Essa etapa é talvez a mais importante no que se refere a cartazes, pois não adianta nada você desenvolver o melhor cartaz do mundo se ninguém o vir! Sendo assim lembre-se sempre de escolher um local com grande circulação de pessoas.
Por fim é bom destacar que os pontos-chave sejam visíveis a mais ou menos 2 metros de distância do lugar onde as pessoas passam. Se ficar a uma distância muito maior do que esta é possível que o mesmo passe despercebido.
Veja a seguir algumas outras dicas que você pode utilizar para
desenvolver seus cartazes: deve-se escolher apenas um assunto por
cartaz. O espaço útil do papel deve ser dividido em três áreas; slogan,
imagem e texto. As letras devem ser legíveis e as imagens devem
preferencialmente ter legendas. Não se preocupe em encher todos os
espaços do papel. Na verdade espaços vazios são importantes, pois fazem a
ilustração e a mensagem se destacarem. A imagem deve ocupar a maior
parte do poster.
Partindo desse princípio é fácil deduzir que tudo num poster deve ser simples, claro e objetivo. Mas atenção, isso não quer dizer que ele tem que ser “sem graça”! Ao contrário, ele deve ser criativo, agradável e até mesmo apelativo. O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
Feito o poster vem a última etapa, que deve ser cuidadosamente pensada: Aonde ele será colocado? Essa etapa é talvez a mais importante no que se refere a cartazes, pois não adianta nada você desenvolver o melhor cartaz do mundo se ninguém o vir! Sendo assim lembre-se sempre de escolher um local com grande circulação de pessoas.
Por fim é bom destacar que os pontos-chave sejam visíveis a mais ou menos 2 metros de distância do lugar onde as pessoas passam. Se ficar a uma distância muito maior do que esta é possível que o mesmo passe despercebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário