domingo, 8 de dezembro de 2013

Um homem educado

Um homem educado

 
Ser um homem educado é um conjunto de atitudes, não se restringe a abrir a porta do carro ou carregar as sacolas de compras.

É muito mais que isso!

É a elegância no vestir, no falar, é a cortesia na hora e medida certa, a cordialidade, a simpatia no trato com seus superiores e subordinados com igualdade e principalmente jamais esquece de agradecer.

É assim que classifico alguns homens os quais tenho a honra de compartilhar a amizade, como por exemplo: Luís Augusto Mury, culto, educado e sempre muito gentil, o André Calcagno, que apesar de muito jovem é um lord inglês, (tinha que ser valenciano!), o Vicente Paulo de Melo, um intelectual, jornalista dos bons, íntegro e fiel a seus princípios, sempre bem humorado e educado, Benedito Cunha mais conhecido como Neném (o filho da dona Neide), sempre atencioso, preocupado com nossa segurança no trabalho, com uma palavra amiga em todos os momentos para os colegas.

Enfim, homens diferentes em sua formação e personalidade, mas todos exemplos de gentileza e boa educação com todos ao seu redor. São pessoas que me orgulho de chamar de amigo!

O homem bem educado, segundo pesquisas:

Os cumprimentos dos homens educados nos fazem sentir acolhidos: eles jamais deixam de nos cumprimentar com um sorriso de satisfação, com um caloroso aperto de mão e com uma atenção pessoal.

Os homens educados jamais demonstram vaidade de sua proximidade com os poderosos.

Você pode contar com os homens educados, pode convocá-los em necessidade.

Dos homens educados conseguimos receber esse apoio, essa palavra amiga nos momentos de dificuldade.

É refinado. Desenvolvido. Tem interesses nobres e humanos. Não fala tanto de si mesmo porque tem o coração aberto aos demais. Não perde o autocontrole facilmente. Não tem como óbvio que os outros o devam servir. Não é arrogante nem orgulhoso.

Sabe aonde ir, como ir, é amável e procura proporcionar bons momentos para aqueles aos quais está ligado: amigos, esposa, filhos, pais, etc.

Sim os homens educados seguram a porta do elevador para as mulheres passarem, carregam embrulhos, etc. Parecem mesmo estar pendentes de seu papel de homens o que lhes dá muita dignidade. Na sua presença temos uma boa sensação de bem estar e de proteção. Mas fazem isso por suas próprias convicções e não para se projetarem, ou "conquistarem" alguém, o que lhes dá muita naturalidade e dignidade ao que fazem.

O homem educado não tem dificuldade de "colocar azeitona na empada do outro." Ou seja, ele apresenta pessoas que possam vir a ser amigas ou a realizar negócios, indica profissionais, apoia os projetos dos jovens, etc. Ele também tem uma natural abertura para novas propostas culturais.

O homem educado dá sempre o benefício da dúvida. É misericordioso.

O homem educado é especialmente gentil com os mais fracos, seja por diferenças de cultura, posição, dinheiro. Jamais se sentem inferiorizados quando estão com alguém que lhes é superior em qualquer coisa.

O homem educado não mente e não quer enganar para conseguir uma vantagem. Prefere assumir uma perda a envolver-se com corrupção de qualquer tipo. Também não se vale dos mais fracos. É corajoso, um cidadão consciente e participativo e gentil.

Sabe a idade que tem.

O homem educado assume os erros que cometeu e procura repará-los.


Fim da primeira parte do artigo, onde falamos sobre o homem educado. Próximo artigo, a segunda parte, estaremos falando sobre o comportamento do homem mal educado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário