PROJETO: ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
O projeto, "Escola Limpa e Conservação do Patrimônio Público", está sendo trabalhado desde a educação infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. Um dos destaques desse projeto é que a turma que conservar a sala mais limpa, bem como fiscalizar a Unidade Escolar, ganhará uma viajem para o cinema em Palmas.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que está sendo formados “cidadãos conscientes”, que venham a contribuir para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores. Assim, é essencial que seja vinculado projetos que trabalhem as questões sociais e ambientais dentro da Unidade Escolar, para que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não só no ambiente escolar mas na comunidade geral.
Nos últimos anos as escolas públicas vêm enfrentando vários problemas, e um deles é a falta de cuidado com o patrimônio publico escolar. Para solucionar esse problema é dever da escola resgatar a valorização a conscientização dos alunos quanto a importância da mesma e como é bom viver em um ambiente limpo.
Esse descaso dos alunos com o Patrimônio Público é devido à falta de informação quanto aos custos para a construção e mantimento do mesmo. Os alunos acham que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para educação, ética e compromisso de ser cidadão.
Dessa forma, temos que fazer com que o aluno perceba que a Escola como um Patrimônio Público, é de responsabilidade de todos e deve ser preservada, defendida e protegida, visando um ambiente mais propicio a educação de crianças e adolescentes.
Segundo Amaury Meller Filho, "O patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o projeto pedagógico".
OBJETIVO GERAL:
- Promover a conscientização de toda comunidade escolar, quanto a valorização, conservação e preservação da Unidade Escolar, bem como da comunidade em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público;
- Incentivar a conservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, copos, pratos, colheres e materiais da biblioteca.
- Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida.
- Adotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na escola e ou na comunidade.
- Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS:
· Jogar lixo no lixo.
· Deixar as carteiras e materiais organizados.
· Manter carteiras, chão e paredes limpas.
· Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
· Respeitar a natureza
· Separar o lixo que pode ser reciclado.
· Confeccionar faixas e cartazes alusivos à campanha de limpeza.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
· Fevereiro a dezembro de 2013.
RESPONSÁVEIS:
· Toda Comunidade Escolar.
PARCEIROS:
· Secretaria Municipal de Educação e Cultura
· Secretaria Municipal de Saúde
· Secretaria Municipal do Meio Ambiente
· Secretaria de Transporte e Obras
· Secretaria da Juventude
METODOLOGIA
- Nomear semanalmente ou mensalmente monitores de sala e do recreio para “fiscalizar”, conversar e ajudar os colegas e não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar materiais e plantas da escola.
- A turma campeã ganhará prêmios. Ex: Ir ao cinema, bombons e etc.
Ø HISTÓRIA
· Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual) bem como do município de Aparecida do rio Negro.
Ø ESTRATÉGIAS
· Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
· Pesquisa sobre o Município de Aparecida do Rio negro.
· Entrevistas com ex-alunos e moradores mais antigos do município.
· Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
· Observação das alterações no município de Aparecida do Rio Negro.
Ø GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
- Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Ø ESTRATÉGIAS
- Mapeamento e construção de Maquetes.
- Pesquisas sobre a localização da escola.
OBS: O professor pode pedir ao aluno para fazer um mapa da sua rua, do seu setor, do setor da escola, e se for um aluno da fazenda pode pedir para fazer sobre o caminho da escola até sua casa.
Ø CIÊNCIAS
· As conseqüências da falta de higiene na saúde;
· Conservação do ambiente escolar.
· Problemas causados pelo lixo.
· Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
· Reciclagem;
· Meio ambiente.
Ø ESTRATÉGIAS
- Pesquisas;
- Coleta de material;
- Reciclagem de papel e confecção de objetos.
Ø LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
· Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
· Poesias, redações, textos e músicas;
· Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
· Frases de conscientização;
· Teatro.
Ø ESTRATÉGIAS
· Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
· Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
Ø EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
· Artes com papel reciclado;
· Teatro;
· Paródias;
· Cartazes;
· Fazer produtos com material reciclado.
Ø ESTRATÉGIAS
· Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
· Montagem de uma peça teatral referente ao tema;
· Oficinas sobre manuseio e confecção de produtos com material reciclado.
Ø MATEMÁTICA
· Problemas sobre a produção de lixo, área da escola;
· Gráficos;
· Planificação de sólidos;
· Problemas envolvendo os custos com materiais para a escala.
Ø ESTRATÉGIAS
· Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
· Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
· Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
Ø EDUCAÇÃO FÍSICA
- Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
Ø ESTRATÉGIAS
- Campanhas de material de limpeza;
- Campanhas de alimento não perecíveis;
- Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
- Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
· Questionários
· Cartazes
· Maquetes e desenhos
· Planta do Prédio
· Exposição dos trabalhos feitos
· Palestras distribuição de folhetos
· Campanhas educativas e preventivas
· Relatórios
· Redações, textos, filmes
· Atividades físicas específicas
· Reprodução de temas
AVALIAÇÃO
Após a execução das atividades de limpeza e conservação da escola todos os participantes se avaliarão numa reunião coletiva.
Após a execução das atividades de limpeza e conservação da escola todos os participantes se avaliarão numa reunião coletiva.
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
- as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
- será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
- observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
Obs: Cada envolvido deve entregar relatórios e evidências para ser anexado ao projeto.
CULMINÃNCIA:
· Mutirão da limpeza
· Definir data da Culminância: final de cada bimestre.
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