quarta-feira, 16 de março de 2016

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL/EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
   ICMS Patrimônio Cultural  

  
Atividades que podem ser trabalhadas nas Escolas e Comunidades:

INTRODUÇÃO:


Apresentamos nesta página algumas atividades que podem ser trabalhadas nas escolas e junto às comunidades.
 

CONCEITOS:

“A expressão Educação Patrimonial”, usada muito recentemente, trata na verdade de uma atividade escolar conhecida e praticada desde a década de 1940, em cidades onde o IPHAN, há sete décadas, mantém áreas tombadas, como Ouro Preto e Olinda. Trata-se de atividades extracurriculares, hoje classificadas como trans ou interdisciplinares, que procuram reconhecer e valorizar as referências culturais locais, regionais ou nacionais. (...)

 A Educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para a vida pessoal e coletiva.

 Não basta saber que um bem é considerado de valor cultural relevante. É preciso conhecer e divulgar esses valores, tomar consciência daquilo que significa ou pode vir a significar para um grupo social ou comunidade. É preciso também descobrir e informar a todo cidadão sobre as operações necessárias à sua preservação: operações que incluem a manutenção, conservação, restauração, uso, administração e outras.”(Concurso Tesouros do Brasil, Elaboração e Realização: La Fabbrica do Brasil).

 “O trabalho de educação patrimonial é imprescindível para a adequada proteção do patrimônio Cultural. Trata-se de um trabalho constante de conscientização e envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, nos trabalhos de preservação dos marcos e manifestações culturais, definindo conceitos, esclarecendo dúvidas, divulgando trabalhos e resultados dos trabalhos e o mais importante, dividindo responsabilidades.” (Projeto de Educação Patrimonial da Cidade de Mantena / Minas Gerais).

“A Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio Cultural, como instrumento de afirmação da cidadania. Objetiva  envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem.”(IPHAN).

“A Educação Patrimonial constitui-se num campo disciplinar que utiliza o Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento, possibilitando a compreensão, apreensão e valorização do universo sociocultural das diferentes comunidades.”(Programa de Educação Patrimonial do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural de Caxias do Sul / Rio Grande do Sul).

 “Através da Educação Patrimonial, o processo de ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado, muito além do ambiente escolar onde toda a comunidade pode estar envolvida. Pode tornar-se um instrumento a mais no processo de educação que colabore com o despertar de uma consciência crítica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio  - em toda sua expressão – e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural.”(Queiroz, Moema Nascimento. A Educação Patrimonial como Instrumento de Cidadania)

 “A educação patrimonial permite à comunidade reapropriar-se de lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram ou são importantes do seu ponto de vista. Para que ocorra esta reapropriação, o poder público pode promover propostas de aprendizagem que atraiam a atenção de pessoas de todas as idades, inclusive de aluno desde o ciclo fundamental. De uma forma lúdica e prazerosa, possibilita às pessoas que adquiram e registrem conhecimentos novos. As escolas que adotam este tipo de metodologia conseguem provocar em seus estudantes um interesse grande para o aprendizado. No caso de este trabalho ser desenvolvido com crianças, em geral é feito um repasse destes conhecimentos novos para os outros membros da família”. (Patrícia Laczynski).

 AS ATIVIDADES

A – Observação e Registro

-       Identificação dos objetos: função/significado; desenvolvimento da percepção visual e simbólica.

-       Fixação do conhecimento percebido, aprofundamento da análise crítica.

-       Desenvolvimento da memória, pensamento logístico, intuitivo e operacional.

 

1- Conceitos a serem trabalhados dentro de sala de aula:

(Matérias: História – Geografia)

    Você sabe o que é um bem?

    Quais são os seus bens?

    E os bens de sua família? Por que eles são importantes?

    Quais são os objetos mais antigos da sua família?

    Quando foram comprados ou produzidos?

    A quem pertenceram e a quem pertencem atualmente?

    Serviam ou servem para que?

    Você sabe o que é cultura?

    O que seria um bem cultural? Porque eles são importantes?

    Dê exemplos de bens culturais?

    Você sabe dizer quais são os bens culturais de sua Cidade?

    O que é Patrimônio Cultural?

    O que é tombamento?

    Quais os bens culturais tombados em sua cidade?

2- Jogo de Comparações – a ser trabalhado dentro de sala de aula:

(Matéria: História - Geografia)

- Foto antiga de uma rua comparada com a foto atual.

- O que existia e que não existe mais.

- O meio de transporte do passado e o atual.

- Como se vestiam as pessoas e como se vestem hoje.

- Faça uma entrevista com um parente mais velho sobre a sua vida na infância e

  adolescência : onde morava, onde estudava, se trabalhava, como brincava, lugares que freqüentava, músicas que ouvia, como se vestia.

 

3- Questionário - Reconhecendo a cidade – a ser trabalhado dentro de sala de aula:

(Matéria: História, Geografia, Educação Artística)

-          Você conhece a história da sua cidade? Como nasceu a sua cidade?

-          Desenhe a planta da sua cidade localizando os lugares e os prédios ou

        casas mais importantes.

-           Conte quantas escolas, cinemas, igrejas, praças existem na sua cidade.

-          Quais os lugares de diversão que você mais freqüenta. Escreva uma

         redação sobre este local.

-           Você sabe onde nasce o rio que passa por sua cidade? Qual a origem do

          nome do rio?

-           Faça um desenho do rio desde a sua nascente até chegar a sua cidade, 

         identificando os lugares por onde passa.

-           Desenhe o caminho que você percorre para chegar na escola identificando

         as casas mais antigas.

-           Quais são as festas mais importantes da cidade e onde acontecem.      

          Descreva a festa que você considera a mais importante.

-           Em sua opinião, qual o bem cultural mais importante da cidade. Por que?

-           O que você acha que deve ser feito para se preservar os bens culturais da

         sua cidade.

-           Quais os problemas que a sua cidade apresenta?

-           Quais as soluções para estes problemas?

-           Como é a sua cidade dos sonhos?

 

4- Elaboração de inventário do acervo cultural da cidade:

(Matéria: História e Geografia)

Para compor a exposição a ser realizada.

 

1- Levantamento a ser trabalhado referente aos bens culturais da cidade contendo informações históricas (construtor, época da construção, primeiros moradores, usos, etc.) e fotografias. Utilizar uma planta cadastral recente da cidade ou localidade.

2- Utilizando uma cópia da planta cadastral da cidade, montar um painel para que os alunos colem as fotografias dos bens culturais mais expressivos na quadra ou região onde se localiza.

3 – Montar um mapa (planta cadastral) localizando os principais problemas da cidade.

 

5- Elaboração de um dossiê sobre um bem cultural:

(Matéria: História)

Pesquisa em grupo sobre um bem cultural considerado mais importante contendo sua história e descrição, fotografias, e justificativa de sua importância para a cidade.

Soluções para que seja valorizado, revitalizado e integrado à comunidade.

 

6- Visita Guiada1:

Para compor a exposição a ser realizada.

 

-Criação de um roteiro pelos pontos mais antigos da cidade, visitando prédios e museus. Utilizar um mapa antigo para poder fazer comparações com a atualidade.

 

Pesquisa sobre o cotidiano da praça ou rua principal da cidade:

(Matéria: História e Geografia)

O que acontece na rua /praça? Quem freqüenta e o que faz? Por que freqüenta?

Existem áreas de lazer? Bares? Quadras? Coreto? Brinquedos?

Reconhecendo a Praça:

Qual a origem do nome da Praça? Se for uma personalidade histórica faça uma pesquisa sobre ela.

Desenhe a praça identificando os bancos, bustos, coretos, jardins, monumentos.

Que tipos de animais habitam a praça?

Identifique em um desenho as plantas que adornam o jardim. Nomes populares e científicos.

De onde vieram as plantas? Quem plantou?

 

Reconhecendo a Igreja:

 Como chama a igreja matriz? Quando foi construída? Quem construiu? Qual o material utilizado para sua construção? Qual o Santo de Devoção? Pesquise sobre a vida do Santo: Como viveu, o que fez, como morreu.

Identifique os atributos da imagem. De onde veio a imagem? Quem produziu? Como foi adquirida?

Existe uma festa em homenagem ao Santo? Quando, onde e como acontece? Descreve a festa:

Entreviste o principal responsável pela festa usando o seguinte roteiro:

Nome:

Função na festa:

Quando surgiu a festa? Por que acontece a festa?

Quem financia?

Principais participantes:

Como acontece a festa: Início, meio, fim.

 

Como é o altar principal da igreja? Descreva o elemento decorativo que mais te chamou atenção.

Faça um desenho do interior da Igreja.Identificando as principais imagens e onde estão localizadas.

 

7- Visita Guiada 2:

(Matéria: Geografia, História)

- Realizar uma visita guiada a um bem sob intervenção.

Quase são os profissionais envolvidos na obra?

Qual a função de cada um?

O que pretende a obra? Quais as fases da obra? Descreva.

Montar uma exposição com desenhos ou fotos da obra.

Depois da restauração/ intervenção o que vai acontecer com o bem cultural?

Você concorda com o futuro uso do bem cultural? Por que? Se não, que uso gostaria que tivesse?

 

8- Montagem do Júri simulado:

(Matéria: História e Geografia)

Escolher um bem cultural com problemas que tenha sido identificado na visita guiada para ser o objeto de discussão.

Escolher quatro alunos para interpretarem os papeis de dois irmãos a favor da preservação e dois contrários à preservação.

Um grupo de alunos fará o papel do corpo de jurados. 

 

9- Jogo de identificação:

(Matéria: História, Geografia, Educação Artística)

Utilizando fotografias / transparências de objetos e detalhes de prédios.

 Dividir a turma em dois grupos. Os alunos terão que identificar os detalhes e objetos.

 

10- Pesquisa sobre os pratos típicos da cidade:

(Matéria: História) Para compor a exposição a ser realizada.

 

Recolher receitas de comidas típicas junto aos familiares ou conhecidos. Montar uma feira de alimentação com pratos típicos elaborados pelos familiares dos alunos.

 

11- Elaboração de um álbum de figurinhas referente aos bens culturais:

(Matéria: História)

Criar um prêmio  para os três primeiros alunos que montarem o álbum.

 

12- Vista a um Museu:

(Matéria: História)

Leve os alunos a um museu local. Dê como tarefa a ser desenvolvida em grupo uma pesquisa sobre o museu: quando foi criado? Quem criou? Porque criou, Como criou e montou? Tipo de acervo? Qual a peça mais interessante?

 

13-  Montagem de um museu – a ser montado na escola:

(Matéria: Educação Artística) Para compor a exposição a ser realizada.

 

Recolha junto a seus pais, objetos antigos que tenham um importante significado para sua família: fotografias antigas, utensílio domésticos, objetos de uso pessoal etc.

Monte a exposição por assunto com os objetos identificados por legenda elaborada pelos alunos.

 

14- Fazer uma pesquisa sobre o folclore da região:

(Matéria: Educação Artística)

As danças típicas, lendas, provérbios. Fazer uma exposição do material encontrado.

Fazer a encenação de uma dança folclórica local no dia da exposição.

Quais os instrumentos utilizados na dança folclórica? Desenhe ou fotografe estes instrumentos.

 

15- Fazer um estudo das formas geométricas das edificações da cidade:

(Matéria: Matemática)

Fotografar janelas e portas, ladrilhos, detalhes diversos para serem identificados pelos alunos.

 

16- Montar gráfico referente a antiguidades ou tipos das edificações do município:

(Matéria: Matemática) Para compor a exposição a ser realizada.

 

Quantas casas do século XVIII? Quantas do século XIX? Quantas do século XX?

Quantas igrejas, quantos prédios públicos, quantas casas térreas, quantos prédios.

 

 

17- Pesquisa sobre o custo de material para a construção de uma edificação.

(Matéria: Matemática)

Fazer uma relação do material utilizado na construção de uma edificação e pesquisar em depósitos e casas especializadas o valor do material.

 

18- Elaborar problemas sobre números de edificações e usos.

(Matéria: Matemática)

 

19- Identificar as formas geométricas nas construções:

(Matéria: Matemática)

Utilizar uma edificação para que os alunos identifiquem as formas.

 

20- Identificação dos tipos de habitações da cidade ou localidade:

(Matéria: Ciências)

Identificar e analisar os tipos de materiais utilizados para a construção das edificações.

(tijolos, adobe, pau-a-pique, madeira, etc).

 

21- Pesquisa sobre a fauna e flora da região:

(Matéria: Ciências) Para compor a exposição a ser realizada.

Elaboração de uma pesquisa sobre as plantas e ou dos animais encontrados na região.

Identificar animais extintos e a causa de sua extinção.

Fazer um cartaz com desenhos /fotos dos animais identificando os locais onde são encontrados ou existiam.

 

22- Fazer uma comparação da forma de abastecimento de água e alimentos no passado e atual:

(Matéria: Ciências)

Como a água chegava nas casas no passado? E Atualmente?

Como os alimentos eram e são transportados?

 

23 – Divida a turma em grupo para pesquisar “causos” ou lendas do município.

Cada grupo deve escolher um causo/lenda para encenar no dia da Exposição.

 

B – Exploração e Apropriação

-      Desenvolvimento das capacidades de análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados.

-      Envolvimento afetivo, internalização, desenvolvimento da capacidade de auto-expressão, apropriação, participação criativa, valorização do bem cultural.

 

As atividades poderão compor uma exposição na escola aberta à comunidade:

 

1-     Elaborar um concurso referente à eleição do bem cultural símbolo da cidade.

Para compor a exposição a ser realizada.

(Matéria: História)

Fazer uma lista com pelo menos 4 bens culturais mais expressivos da cidade e montar equipes de alunos para a promoção e defesa de cada bem.

 

2- Pesquisa sobre o estado de conservação dos rios e do solo, do ar:

(Matéria: Ciências)

Identificar problemas de poluição e as ações para soluciona-los.

3- Montar um Guia turístico bilíngüe:

(Matéria: Língua Inglesa e espanhola)

Informações sobre a cidade, roteiros turístico.

 

4- Resgatar os brinquedos antigos:

(Matéria:  Educação Física)

Fazer um levantamento das brincadeiras antigas e implementa-las.

 

5- Fazer uma pesquisa sobre as atividades artesanais e artísticas:

(Matéria:Educação Artística) Para compor a exposição a ser realizada.

Que tipo de atividade existe na cidade. Identificar os artesãos e suas atividades.

Promover uma visita a um atelier de arte para familiarizar os alunos com a produção artística.

Como são produzidos os trabalhos? Que tipo de material utiliza? Onde expõe?  Como vende os produtos? Para quem vende?

Identificar os principais problemas relacionados com a atividade. Quais as soluções possíveis para os problemas?

Fazer uma exposição de peças produzidas na cidade.

 

6- Fazer maquetes de edificações ou espaços:

(Matéria:Educação Artística)

Para compor a exposição a ser realizada.

 

Montagem de maquetes de papelão, madeira, isopor ou qualquer material disponível.

 

7 - Montagem de um Jornal histórico sobre a cidade:

(Matéria: Português, História)

Narrar os principais acontecimentos que ocorreram na cidade como se fossem matérias de jornal.

 

8 - Concurso de redação sobre o tema:

(matéria: Português)

Elaboração de um concurso de redações entre os alunos referente ao Patrimônio Cultural com a premiação dos três primeiros lugares.

 

9- Montagem de uma Cartilha:

(Matéria: História, Português, Educação Artística)

Familiarizados com os conceitos e toda a problemática relacionada com o patrimônio cultural da cidade, os alunos poderão criar cartilhas do patrimônio cultural ilustradas.

 

10 - Montagem de uma peça teatral – a ser encenada na escola e locais públicos:

(Matéria: Português, Educação Artística) Para compor a exposição a ser realizada.

 

A peça pode ser criada pelos professores juntamente com os alunos ou  escolhida em concurso entre os alunos.

 

11 - Elaboração de lista de ações prioritárias em defesa do patrimônio cultural.

 

12 – Elaborar uma palestra para pais e alunos referente aos trabalhos de educação patrimonial. Conceitos a serem trabalhados: bem cultural, cidadania, memória, identidade, patrimônio cultural, defesa do patrimônio cultural, importância dos trabalhos relacionados com a preservação do patrimônio cultural (Inventário, dossiês, restauração, conservação e registros).

 

 

Alimentação/Culinária: Sugestões de atividades a serem trabalhadas

 

OBJETIVOS

 

-          Apreensão e compreensão de todo o processo produtivo dos alimentos e das relações sociais e culturais envolvidas.

-          Estimular a percepção das paisagens rurais e urbanas e suas diferenças.

-          Reconhecer os fazeres e saberes das comunidades locais.

 

1 – Onde você mora?

2 – Quantas refeições você faz ao dia?

3 – O que come no café da manhã, no almoço e no jantar?

4 – O que come no recreio?

5 – Vocês sabe o que come o seu vizinho? Pergunte aos seus vizinhos o que mais gostam de comer.

6 – De onde vem os alimentos que você consome?

7 - Você tem horta em casa? O que planta?

8 – Onde compra os alimentos?

9 – Qual o principal produto agropecuário do seu município?

11 – Como é plantado/criado? Você sabe de onde veio e como chegou ao Brasil / Minas Gerais/ Município? Quantas espécies/raças existem e qual a diferença? Faça uma pesquisa.

12 – Você come esse produto? Quando come? Porque come?

Quais as formas de preparo deste alimento? Descreva-as minuciosamente.

13 – Faça uma pesquisa para descobrir como os outros municípios /Estados e países utilizam esse produto. Recolhe receitas locais e compare com as receitas de outros lugares.

14 – Você costuma consumir esse produto em outros locais? Quais?

15- Quais os alimentos que o acompanham? Quais os caminhos que o alimento percorre até chegar em sua mesa? Quais as bebidas que acompanham esse alimento?

16 – Seu município exporta esse produto? Para quais municípios/Estados/País? Quanto é exportado?

17 - Como é colhido/criado esse produto?

18 – Os trabalhadores rurais comem esse produto? Compram? Ganham do patrão?

19 – Quais os alimentos que acompanham esse produto nas refeições dos empregados?

Há quanto tempo esse produto é produzido no seu município?

20 – Faça uma entrevista com um proprietário de uma fazenda Como vive? Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade)

21 - O proprietário tem fotografias antiga da fazenda? Pode emprestar para uma exposição?

22 – Faça uma entrevista com um empregado da fazenda: Como vive esse empregado? Onde mora? Como é a sua casa? (Como é construída? Quantos cômodos tem? Quem construiu? Quando construiu? Casa própria? Alugada? Emprestada? Quantas horas trabalha? Como se locomove para ir ao trabalho e para ir a cidade)

23 – Como são os caminhos/estradas que ligam a fazenda à cidade? O que se vê no caminho? (povoados, lugarejos, fazendas, mata, cachoeiras, rios, pontes) descreva e ilustre esse caminho.

24 - O empregado tem fotografias antiga da sua família e sua casa? Pode emprestar para uma exposição?

25 – Quantas vezes o empregado vai a cidade e em quais ocasiões?

26 – Como é a roupa de trabalho e a roupa de festa do empregado e do proprietário?

27 - Os proprietários estão organizados? Os Empregados estão organizados? Como? Há quantos anos?

28- Existem festas motivadas por esse produto? Quem financia? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? O que acontece? Descreva todas as fases desta festa. Consiga fotografias antigas e recentes da festa

29 – Quais as ocasiões em que esse alimento é consumido? (dia a dia, festas, comemorações, etc)

30 – Faça um registro fotográfico/desenhos/pinturas de todo o caminho percorrido pelo produto até chegar em sua mesa.

31 – Utilizando mapas, e plantas da cidade, localize as principais fazendas produtoras deste alimento e os locais onde é vendido.

32 – Entreviste pessoas idosas: Hábitos alimentares do passado. Existe algum alimento do passado que não se encontra mais? Qual? Como era preparado? Porque deixou de ser preparado?

33 – Entreviste a cozinheira da cantina da Escola: Onde mora? O que come no café da manhã antes de ir para a escola? Como se locomove para ir a escola? Há quanto tempo trabalha na escola? Com é definido o cardápio da escola? O que ela mais gosta de preparar? Solicite a receita.

34 – Faça um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais existentes no percurso entre a sua casa e a escola. (nome, endereço, proprietário, quantos anos funciona, quantos anos tem, quando foi construído o imóvel, principais produtos vendidos).

35 - Entreviste um feirante ou comerciante. – Fazer uma feira na escola utilizando produtos doados pelo comércio local/com pratos típicos do município/região preparados pelos pais dos alunos e pelos diretores e professores.

Nesta ocasião poderá ocorrer a exposição dos mapas, fotografias antigas e recentes e dos trabalhos produzidos pelos alunos.

 

 Elaboração:

 

Carlos Henrique Rangel 

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