terça-feira, 15 de março de 2016

modelo de projeto...CUIDANDO DA NOSSA ESCOLA/MARÇO DE 2016

Autor e Coautor(es)
 VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
 
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino Fundamental InicialÉticaRespeito mútuo
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoProcessos de leitura
Ensino Fundamental InicialMeio AmbienteSociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental InicialGeografiaConservando o ambiente
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoGêneros de texto
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoEvolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental InicialSaúdeRelações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental InicialÉticaDiálogo
Ensino Fundamental InicialCiências NaturaisAmbiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Criar uma cultura de cuidado e preservação do ambiente escolar;
·         Conscientizar que o patrimônio escolar é um bem pertencente a todos;
·         Conservar a construção e os móveis da escola como paredes, corredores, carteiras, cadeiras e armários;
·         Conservar e manter em bom estado todos os equipamentos utilizados nas salas de aula e nas outras dependências da escola;
·         Manter e colaborar com a conservação da limpeza dos banheiros e do prédio escolar;
·         Evitar qualquer dano ao prédio, pátio e muros da escola;
·         Associar a linguagem oral ao código linguístico;
·         Avançar no processo de leitura e de escrita;
·         Desenvolver a capacidade de criar e  revisar textos;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Geografia, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve: “conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem” e “reconhecer os problemas existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida”

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em sala de alfabetização. Ano: 1  unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de jun. 2014.

Muitas escolas públicas convivem com o problema da depredação de seu patrimônio. Na maioria das vezes os próprios alunos são responsáveis por esses atos. É por esse motivo que se faz necessário construir uma consciência de preservação e de laços afetivos com o ambiente escolar. Criar uma cultura de conservação do patrimônio escolar é incentivar os alunos à promoção de um sentimento de  proteção e defesa da construção da escola entendendo que ela pertence a todos, e promover a busca do bem estar das outras pessoas, desenvolvendo assim, a cidadania.

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema – um passeio pela escola

Professor, o objetivo dessa aula é conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e preservação do patrimônio escolar, bem como a necessidade da  manutenção da limpeza do ambiente escolar. Portanto, em roda de conversa fale com os alunos sobre os benefícios da escola e da convivência com as outras pessoas.
- Pergunte se já pensaram em como a escola é importante na vida de uma criança, pois é nela que passa grande parte do dia, aprende a ler, escrever e contar, brinca, se diverte, ouve histórias e convive com outras pessoas como os colegas da turma e das outras turmas, os professores e funcionários. Deixe que comentem sobre isso.
- Diga aos alunos que cada uma das atividades realizadas na escola acontece em lugares apropriados além da sala de aula, e que para estar em cada um desses lugares é necessário seguir regras e ter comportamentos adequados, como na biblioteca, quadra, pátio, refeitório, banheiros, entre outros. Para que esses locais funcionem bem é necessário que se respeite as pessoas que trabalham nesses lugares e que  cuide da conservação dos mesmos.
- Explique que quando os lugares não são conservados pelos alunos e funcionários é necessário reparos que, muitas vezes, custa caro à administração da escola ou ao governo, no caso das escolas públicas. Nesse último caso, os reparos são realizados com o dinheiro público, ou seja, com os impostos pagos pelas pessoas.
- Conscientize os alunos que a escola é de cada um que estuda nela e da necessidade de conservação dos bens públicos. Explique que quando estragamos algo na escola estamos estragando algo que é nosso.
- Apresente aos alunos o poema abaixo, produzido por um aluno do 7° ano do Ensino Fundamental em um concurso de poesias na  Escola Estadual Professor Helon Gomide em Trindade - GO.

1
Fonte: Sítio disponível em:<http://www.apoema.com.br/poemaecologico.htm >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

- Leia o poema com os alunos e solicite que falem de seus sentimentos em relação ao poema. Pergunte: Por que o autor do poema diz que devemos preservar a escola? O que quer dizer patrimônio público? E patrimônio escolar? Se não souberem responder sobre o patrimônio, explique o que isso significa.
- Você também pode trabalhar com pequenos textos sobre essa temática. Observe o exemplo desse texto:

2
Fonte: Sítio disponível em: <http://escolacybarros.blogspot.com.br/2009/09/preservacao-da-escola.html >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

Observando a escola

- Convide os alunos a fazerem um passeio pela escola e observarem o que está conservado na escola e o que está precisando de reparos. Bem como o que está estragado porque algum aluno ou funcionário não respeitou as regras de cuidado e preservação, como por exemplo, portas de banheiro escritas, carteiras riscadas ou paredes descascadas. Solicite também aos alunos que observem se os banheiros estão bem cuidados e limpos ou se há papel jogado pelo chão, pias sujas ou vasos sanitários sem descargas. Vocês podem construir juntos um roteiro.
- Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua as tarefas e lugares a serem visitados. Na verdade, todos os alunos podem visitar todas as partes da escola, mas combine com eles que, cada grupo fique responsável em registrar a observação de um determinado lugar, como por exemplo: salas de aula, biblioteca, corredores, cantina ou refeitório, secretaria, pátio, quadra, escadas, banheiros, fachada, muros, entre outros.
- Para os alunos fazerem os registros peça que levem pranchetas, lápis e borracha e máquinas fotográficas ou celulares. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops para fotografarem o recurso WxCam .  Para acessar o Wxcam, basta clicar sobre o ícone na área de trabalho.
Observe que há um menu de opções no canto superior do aplicativo: O botão permite fotografar.  Ao fotografar, o programa salvará automaticamente seu arquivo em uma pasta escolhida previamente. É preciso escolher essa pasta clicando em "Configurações" do menu do programa. Depois, clicar em "Preferências". No painel de "Preferências", clique em "Arquivos". Para escolher onde suas fotografias serão salvas clique em "Escolha" no item "Gravação de Fotos". Solicite aos alunos que fotografem tudo que acharem interessante sobre conservação ou não conservação da escola.
- Se em sua escola não houver equipamento disponível, peça aos alunos que façam apenas anotações das observações.
- Você pode também, construir com os alunos uma ficha de observação, com itens como: móveis quebrados, móveis limpos e organizados, paredes limpas, paredes riscadas ou descascadas, papéis jogados fora do lixo, entre outros.

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Aprofundando o tema – registrando problemas

Recolha as fotos tiradas pelos alunos e faça uma seleção para apresentar aos outros. Faça categorias para separação das fotos. Você pode, por exemplo, separar em: lugares conservados e lugares não conservados. Observe os exemplo abaixo.

Locais considerados conservados pelos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental

34
Fonte: Imagens da própria autora,  em visita com os alunos do 3° ano A do Ensino Fundamental pela Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - 2014.

Locais considerados não conservados pelos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental
56
7
Fonte: Imagens da própria autora, em visita com os alunos do 3° ano A do Ensino Fundamental pela Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - 2014.

- Depois de socializar as fotos ou registros com todos os alunos, pergunte:
1. Quais sentimentos tiveram ao ver os locais não conservados?
2. Quais sentimentos tiveram ao ver os locais conservados?
- Vá registrando na lousa os sentimentos.
- Depois peça aos alunos que registrem em seus cadernos suas impressões sobre a atividade realizada. Socialize os textos dos alunos. Corrija o texto individualmente e solicite a reescrita se achar necessário.


3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Buscando soluções

Converse com os alunos sobre a ideia de que para todo problema podemos buscar uma solução. E se a não conservação do ambiente escolar é visto como um problema, é necessário encontrarmos uma solução. Sendo a escola, um espaço de todos – alunos, professores, funcionários, pais e famílias temos o dever de contribuir para que ela seja um espaço bonito, bem cuidado, conservado e agradável para estar.
- Convide os alunos a escolherem três problemas encontrados na observação dos locais não conservados da escola e peça-lhes para escreverem o que pode ser feito para melhorá-los ou evitá-los. Ao propor soluções, os alunos podem dar sugestões que envolvam toda a comunidade escolar, inclusive o reparo junto à administração. Neste caso, convide-os a escreverem uma solicitação de reparo ao(a) diretor(a) da escola e a fazerem o compromisso de conservarem melhor o ambiente escolar.
- Solicite aos alunos que completem a lista de atitudes que devem ter para ajudar a manter a escola em boas condições.

1. Jogar o lixo na lixeira;
2. Manter as paredes sem rabiscos;
3. Conservar as carteiras;
4.
5.
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Socialize as listas de todos os alunos e escolha junto com eles os itens que acharem mais interessantes.

- Organize uma campanha para que os alunos das outras turmas também se sintam responsáveis pela conservação e manutenção da limpeza da escola. Proponha que criem cartazes com desenhos e frases para que a comunidade escolar ajude a manter limpos e organizados os espaços da escola. Revise a escrita com o grupo.
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Fonte: Imagem da própria autora. Cartaz produzido por alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – 2014.
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Fonte: Imagem da própria autora. Cartaz produzido por alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – 2014.
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Fonte: Sítio disponível em: <http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2012/08/27/veja-alguns-problemas-apontados-por-isadora-na-escola-em-santa-catarina.htm#fotoNav=29>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

Ajude os alunos a colocarem os cartazes em vários locais da escola incentivando também os alunos de outras turmas a conservarem a escola.

Concluindo


Professor, retome a atividade dos cartazes e discuta com os alunos o que eles acharam da atividade. Solicite que façam um relatório dizendo o que fizeram, sobre o que aprenderam e se consideram importante esta aprendizagem.
Recursos Complementares
O vídeo “ Conservação do Patrimônio Público Escolar”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_0o1kXjlDfw>,  acesso em: 05 de jun. 2014, é uma animação com personagens da Turma da Mônica que enfatiza o respeito e cuidado que os alunos devem ter com a escola como patrimônio público e dá exemplos de conservação do ambiente escolar como não riscar as paredes, jogar o lixo em lugares adequados, não danificar os móveis da escola, entre outros.
Avaliação
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Tem como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno:  conscientizou da necessidade de conservação do patrimônio escolar; compreendeu que a escola pertence às pessoas da comunidade onde ela está inserida e todos são responsáveis em mantê-la conservada, limpa e sem estragos, bem como todos os equipamentos da escola usadas por alunos, professores e funcionários. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

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