sábado, 19 de março de 2016

PROVA DO SETIMO ANO A,B,C,E D.(1º BIMESTRE)

Exercícios sobre os Artistas do Renascimento
O Renascimento Cultural do século XVI teve uma grande quantidade de artistas que inovaram nas técnicas de produção de suas obras.



Por FATIMA DOROTEIA DE ARRUDA LIMA
ESCOLA ESTADUAL LEME DO PRADO
LADARIO, 19/03/2016.
DIA DE SÃO JOSÉ♥

Questão 1
O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano que ficou conhecido como o Pintor das Madonas.

a) Leonardo da Vinci

b) Rafael Sanzio

c) Giordano Bruno

d) Michelangelo

ver resposta


Questão 2)
(Mack-1996) O Humanismo foi um movimento que não
pode ser definido por:
a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento,
por suas características antropocentristas e individuais. b) ter uma visão do mundo que recupera a herança grecoromana, utilizando-a como tema de inspiração.
c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais.
d) centrar se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas".



Questão 3
Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

a) princípios matemáticos e racionais;

b) o antropocentrismo;

c) o plano reto e motivos religiosos; ou

d) a adoção da perspectiva.

ver resposta


Questão 4
(FCBH-MG) O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas. (Leonardo da Vinci)

Com relação ao Renascimento artístico, literário e científico, elemento típico de transição do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto:

a) Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difusão das ideias renascentistas.

b) A reflexão sobre problemas humanos levou o homem renascentista à análise de sua própria individualidade, num esforço de autoconhecimento.

c) A visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.

d) A riqueza proveniente do comércio financiou artistas, cientistas, arquitetos, que passaram a ser contratados para dar forma às novas realidades sociais.

e) O racionalismo passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, estimulando o nascimento da ciência moderna.

ver resposta




Respostas

Resposta Questão 1
Letra b

voltar a questão


Resposta Questão 2
a) Os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas remontam ao que era apreciado na Grécia e em Roma, durante a Antiguidade Clássica, como o racionalismo, o espírito crítico e o naturalismo. Os principais locais desta produção artística do século XVI foram as cidades italianas, como Florença, estendendo-se posteriormente ao restante da Europa.

b) Entre os pintores temos Leonardo da Vinci, que pintou a “Última Ceia” e a “Monalisa”, e Michelangelo autor das pinturas das paredes da Capela Cistina em Milão. Entre os arquitetos, podemos citar Fillipo Brunelleschi, que projetou a Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença, e Donato Bramante, cuja principal realização foi a catedral de São Pedro no Vaticano.

voltar a questão


Resposta Questão 3
Letra c.

O plano reto e os motivos religiosos eram uma característica artística da arte na Idade Média, dominada principalmente pela Igreja Católica. A arte renascentista surge em oposição ao que foi produzido pelos artistas medievais, adotando a razão e a utilização da matemática na elaboração de suas obras, resultando no uso da perspectiva de fundo nas pinturas. Além disso, o homem era o tema principal destes artistas, daí o motivo de caracterizar esta arte como antropocêntrica.

voltar a questão


Resposta Questão 4
Letra c.

A visão de mundo do renascentismo passou a ser pautada na razão e no conhecimento produzido pela experiência do ser humano, como indica a citação de Leonardo da Vinci no início da questão. Por ser um movimento cultural de ruptura, a visão destes artistas era contrária à apregoada pela Igreja Católica durante o período medieval.

voltar a questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário