sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO
Nesse diagnóstico, buscou-se descrever a realidade a que pertence essa instituição e localizar necessidades, através de uma reflexão crítica sobre as atividades atuais da escola, com a finalidade de nortear a tomada de decisões e aperfeiçoar a coesão entre a referência e realidade, a teoria e a prática.
A Escola de Educação Básica Lucena Lima é uma comunidade escolar em ascensão, muito cresceu nos últimos anos, adquirindo mais espaço e aumentando sua infraestrutura, seu número de funcionários e de alunos. No atual momento, preocupa-se não somente em crescer, mais em desenvolver, em obter ganho de qualidade de ensino, em contextualizar o currículo para uma prática pedagógica mais consistente, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
Outra discussão atual é a necessidade de mobilizar os alunos para seu aprendizado de forma mais eficiente, visto que, hoje, observa-se alguma dispersão e indisciplina, principalmente no Ensino Fundamental II. Em contraste, as turmas da segunda fase de alfabetização e letramento vêm dando o bom exemplo.
Destaca-se também, as apresentações artísticas dos alunos entre todas as turmas, no entanto, nota-se que alguns alunos que decidem participar desses eventos, não têm compensado o tempo investido nos diversos ensaios ao longo do ano letivo, comprometendo seus estudos de casa.
Embora, a recente mudança dos livros didáticos tenha encontrado alguma dificuldade, a qualidade do ensino aumentou e os conteúdos estão ainda mais contextualizados. Outro atrativo do novo sistema de ensino é o seu portal na internet, que além de muito conteúdo - complementando o livro didático - traz enciclopédia virtual e diversos aplicativos voltados para a educação, dessa forma a biblioteca física encontra-se obsoleta, de modo que os alunos preferem realizar suas pesquisas na internet.
Ainda, sobre o sistema avaliativo, há uma discussão quanto à clareza do mesmo, visto que alguns pais têm tido dificuldade em entender o significado das notas e o quanto realmente vale “um ponto” no atual sistema, contudo, essa questão torna-se delicada ao revelar uma possível má formação educacional característica dos bairros pobres da capital.
Mesmo oferecendo apenas o ensino regular, existe a preocupação em defender os direitos da criança, inclusive em oferecer uma educação inclusiva, de modo que o corpo docente tem sido solidário aos alunos que apresentam maior dificuldade em aprender, desenvolvendo metodologias mais específicas e inserindo-os, quando necessário, no processo de recuperação sem prejuízo no convívio com os demais alunos. Porém, infelizmente, essa escola ainda não conta com profissionais especializados e estrutura física adequada ao acesso de qualquer criança.
Em relação às ações previstas na última edição deste projeto, conseguiu-se desenvolvê-las com êxito, de modo que, essa escola tem construído caminhos cada vez mais sólidos em direção aos seus objetivos. Isso foi possível através de um planejamento participativo, de uma gestão mais democrática, de um ensino de qualidade mesmo voltado para uma classe social de baixo poder aquisitivo. Assim, essa escola tem se tornado mais influente no bairro, até mesmo atraindo alunos de outras localidades. 

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