sábado, 17 de setembro de 2016

Figuras de linguagem e seu efeito no discurso.

Conteúdo: Figuras de linguagem e seu efeito no discurso.


Objetivo geral: Reconhecer as figuras de linguagem em músicas populares brasileiras realizando exercícios de fixação do conteúdo. Compreender que as figuras de linguagem podem estar relacionadas a aspectos semânticos (sentido), fonológicos (som) ou sintáticos (disposição das palavras no discurso).

Objetivos específicos:
Levar o aluno a:
-       Praticar sua interpretação de textos literários e canções;
-       Compreender que as figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens;
-       Entender que as figuras de linguagem podem ser estratégias para conseguir determinado efeito na fala ou no discurso.
Procedimentos de ensino
Recursos
Procedimentos de avaliação
Aula expositiva com a explicação dos tipos de figuras de linguagem e leitura de música popular brasileira.

Explicação dos efeitos das figuras de linguagem na fala e em textos;



Quadro
Giz
Apagador
Computador (recurso de áudio)

Xerox com exercícios/texto impresso

Música: Imortal (Sandy e junior)
Chove, chuva (Jorge Ben Jor)
Eu quero tchu, eu quero tcha  (João Lucas e Marcelo)
Choram as rosas (Bruno e Marrone)
Copo de vinho (Robinho da Prata)
Química do amor (Luan Santana)
Amo noite e dia (Jorge e Mateus)
Monte castelo (Legião Urbana)
Exagerado (Cazuza)
Música Ambiente (Legião Urbana)
Te esperando (Luan Santana)
Que país é esse? (Legião Urbana)
Cidade maravilhosa (Beth Carvalho)
Céu da boca (Ivete Sangalo)

Os alunos serão avaliados por meio de atividade escrita e oral.

Será entregue uma folha impressa com trechos de músicas populares brasileiras.
Os alunos vão ouvindo, lendo e identificando quais figuras de linguagem estão presente na música.
Referências:

Livro de português adotado no ensino fundamental.
CARVALHO, de B. Laiz. DELMANTO, Dileta. Jornadas. Port. Língua Portuguesa, Editora Saraiva, 2012, São Paulo.

Letras das músicas: Site http://letras.mus.br/ acesso dia 07/08/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário