sábado, 17 de setembro de 2016

Diferentes povos, diferentes músicas




Autor Valéria Peixoto de Alencar



Compartilhe
 Imprimir Comunicar erro

Objetivos

1) Conhecer diferentes tipos de tradições musicais.
2) Perceber as influências de diferentes culturas na música brasileira.
3) Estabelecer relações entre as músicas produzidas em diversas partes do mundo e a música brasileira.

Comentários

As manifestações musicais são tão antigas quanto o homem. É importante que o aluno compreenda que não existe música melhor ou pior, mas apenas músicas diferentes que se influenciam umas às outras.

Material

  • O texto Todo povo tem a sua música pode ser utilizado como ponto de partida.
  • Cds, fitas ou músicas baixadas da internet - mas que pertençam a diferentes culturas.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto."Música para Ouvir e Ver", retirado do Livro de Apoio Projeto Presente , Arte , autores: ROSA IAVELBERG, TARCÍSIO SAPIENZA E LUCIANA MOURÃO ARSLAN, EDITORA MODERNA , PÁGINA 102.
2) Audição de músicas tradicionais de vários povos e  estilos musicais, tais como:gospel,sertanejas,rock,pop,entre outras.
3) Divida os alunos em grupos, de maneira que cada grupo estude um determinado povo e estilo musicais.

Atividades

1) Os alunos devem pesquisar a cultura do povo e estilo musical escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar de outras manifestações, como a religiosidade, as vestimentas, a culinária, os mitos, etc.
2) Terminada a pesquisa, devem procurar semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.
3) Os resultados das pesquisas serão apresentados na forma de seminários para toda a classe.(com instrumentos  musicais, trombone,pandeiro,violão, flauta entre outras.
4 )  Quizzes; (VAMOS JOGAR  COM MÚSICAS?)
5)Jogo  do silêncio
6)cantos em duplas ou individuais.
7)Leitura e interpretação do  texto: "Há diversos  gêneros Musicais".(passarei na lousa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário