quarta-feira, 17 de maio de 2017

Influenza -Informação-Gripe Suína H1N1 O que é?

Influenza -Informação-Gripe Suína H1N1

O que é?
É uma doença infectocontagiosa causada por uma variante do Influenzavirus H1N1.
Formas de contágio?
A contaminação da gripe suína se dá da mesma forma que a gripe comum:por vias aéras, contato direto com o contaminado,ou contato indireto através das mãos com objetos contaminados.Não há contaminação através do consumo de carne ou derivados suínos.
O vírus da nova gripe é um vírus pesado, isso significa que ele não fica voando por aí: se você dá um espirro, o vírus que sai da sua boca, vai para o ar e cai. Se você espirrou em cima de uma mesa, o vírus cai ali, e uma outra pessoa coloca a mão na mesa e coloca no olho por exemplo, essa pessoa se contamina, mesmo se estiver de máscara.Por isso a importância de lavar as mãos. 
É assim que as pessoas se contaminam em ônibus também, primeiro pela falta de espaço, pois se houvesse um respeito de um metro de distância entre uma pessoa e outra não haveria contaminação. Mas sejamos realistas: não tem como entrar num ônibus sem encostar em nada: sem colocar a mão numa barra para segurar, ou em qualquer outro ponto de apoio, enfim, é nesse contato com objetos contaminados que as pessoas podem se contaminar.
E principalmente quando vai espirrar ou tossir cobrir a boca com o cotovelo e não com a mão, pois estamos em contato direto com o meio, colocando a mão em objetos, cumprimentando pessoas. Até por isso, a apelativa de evitar cumprimentos com as mãos e em contato direto, como nós brasileiros, temos por hábito fazer.
Ação do vírus no organismo:
Veja a diferença entre a gripe normal e a nova gripe:





Veja como lavar as mãos corretamente:
O mais importante é se proteger.


Atividade prática com crianças:
promova na sala de aula a festa da purpurina: coloque nas mãozinhas dos pequenos, purpurina ou glitter, mas não explique para quê. Não use apenas uma cor, de preferencia use várias cores, para que as crianças se contaminem entre si com o glitter.Diga apenas que depois eles realizarão uma atividade e então eles devem ficar com o glitter ou a purpurina nas mãos. Só diga que não devem lavar a mão nesse período. Cerca de 15 a 20 minutos é o suficiente e deixe que eles façam as atividades e se comportem normalmente, com a purpurina na mão.
Todo lugar onde a criança colocar as mãos, vai ficar brilhando com purpurina, com o tempo você vai reparar que eles mesmos estarão brilhando: com purpurina pelo rosto,pela roupa e pela sala toda.
É nesse momento que você vai propor a atividade de reflexão:
..peça aos alunos que observem como ficou a sala e onde tem purpurina, dê tempo para que eles observem o ambiente, observem os colegas e peça para eles falarem onde está brilhando de purpurina.
Peça que observem se eles têm em si apenas a purpurina da cor das mãos, ou outra. Normalmente, eles terão de outras cores, pelo contato com os colegas.
Então explique a eles que a purpurina eles conseguem ver, mas o vírus não, porque ele é microscópico, só se enxerga com aparelhos especiais, enfim. Mas, que se ao invés da purpurina eles tivessem com o vírus nas mãos, após um espirro ou uma tossida,eles teriam contaminado todos os ambientes que estão brilhando e os colegas tmabém.
Por isso é importante lavar as mãos, passar alcool para matar o vírus, enfim, ter hábitos de higiene.
Após a atividade leve os alunos para higienizarem as mãos e aproveite para ensiná-los a fazer isso corretamente...
A atividade é muito simples, mas de grande poder simbólico, o que facilita a compreensão das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário