quinta-feira, 18 de maio de 2017

modelo Plano de Aula n. 2.151.767 Professor: VIVIANE MALHEIRO RAMOS Município: Sidrolandia

Plano de Aula n. 2.151.767
Professor: VIVIANE MALHEIRO RAMOS
Município: Sidrolandia
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental
Ano/Fase/Modulo: 7º Ano
Turno: 2
Turmas: 7º Ano A
Disciplina: Ciências da Natureza
Periodo: 2º Bimestre
Data de Início: 01/06/2016 Data de Término: 30/06/2016
Quantidade de Aulas: 14
Conteúdos:
- A BIODIVERSIDADE – INVERTEBRADOS
- Características dos principais grupos de invertebrados relacionados à adaptação ao ambiente
- Relações do ser humano, com outros seres vivos e com o ambiente
- Prevenção a acidentes com animais peçonhentos (Aranhas, Lacraias, Escorpiões e Abelhas) e não
peçonhentos (Lagartas e Medusas)
- Doenças causadas por animais (Teníase, Esquistossomose, Ascaridíase, Ancilostomose, Filariose e Oxiurose)
Habilidades/Competências:
- Nomear e descrever as características dos principais grupos dos animais quanto à adaptação ao ambiente.
- Explicar as inter-relações e interações dos animais com outros seres vivos e com o ambiente.
- Discutir a importância da prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
- Identificar as doenças causadas por animais invertebrados.
Metodologia/Atividade a serem desenvolvidas
1ª aula: STE: os estudantes realizarão uma pesquisa para responder a questão: por que anelídeos e moluscos
recebem esse nome? Essa pesquisa terá valor de 0,5 pontos que serão somados a uma avaliação para gerar a média
bimestral. Site sugerido: http: http://alunosestudamemcasa.blogspot.com.br/2013/10/ciencias-moluscos-eanelideos.html
2ª aula: será apresentado através de slides elaborados pela professora o conteúdo: anelídeos. Os slides serão
apresentados aos estudantes com a ajuda do proinfo integrado com lousa digital, destacando as características gerais
desses seres vivos.
3ª e 4ª aula: os estudantes realizarão as atividades com os temas citados. Atividades que estão na página 149 do livro
do estudante. Depois as mesmas serão corrigidas em sala. Essas atividades terão valor de 0,1 pontos que serão
somadas com outras notas para gerar a média bimestral do estudante.
5ª aula: será apresentado aos estudantes o texto: Moluscos através de slides elaborados pela professora, destacando
as classificações e características desses seres vivos.
6ª e 7ª aula: os estudantes realizarão as atividades com os temas citados. Atividades que estão na página 156 do livro
do estudante. Depois as mesmas serão corrigidas em sala. Essas atividades terão valor de 0,1 pontos que serão
somadas com outras notas para gerar a média bimestral do estudante.
8ª aula: os estudantes realizarão uma atividade avaliativa em duplas com o tema: Anelídeos e Moluscos, contendo
(10) dez questões objetivas e dissertativas. Essa avaliação terá a nota de (0,5) cinco pontos no total, que serão
somados a outras notas para gerar a média bimestral do estudante.
9ª será apresentado aos estudantes o tema: Insetos, através de slides elaborados pela professora, destacando as
classificações e características gerais desses seres vivos, bem como, reprodução, modo de vida, etc.
10ª e 11ª aula: estudantes realizarão as atividades que a professora passará no quadro negro. Em seguida, as
mesmas serão corrigidas em sala pela professora e também será dado visto no caderno dos estudantes. Este visto
terá o valor de 0,1 pontos.
12ª aula: os estudantes realizarão um trabalho avaliativo com o tema: Insetos, contendo dez questões objetivas e
dissertativas. Esse trabalho avaliativo terá a nota de (0,5) cinco pontos no total, que serão somados a outras notas
para gerar a média bimestral do estudante.
13ª e 14ª aula: a professora passará um documentário em vídeo retirado do site you tube TV escola, sobre: O MUNDO
DOS INSETOS, de modo a mostrar todas as características sobre esses seres vivos. Segue o link do vídeo:
Fonte: Planejamento/SED Página: 1/2 Data/Hora Impressão: 30/5/2016 14:21:00
https://www.youtube.com/watch?v=rXRhQ9z9_XE
Sala de Tecnologia Educacional - 1
Projetor com Lousa Integrada
Avaliação da aprendizagem
Outros
Trabalho de pesquisa on-line individual
Como descrito na atividade/ metodologia.
Observações:
O dia da Família na Escola, foi contemplado nas turmas do Matutino.
Observações Adcionais:
Orientações do Coordenador:
Coordenador Pedagógico
NELDA CRISTIANNE SITORSKI
Turmas: 7º Ano A
23 Mai 2016
OK!
Att;
Profª Nelda

Nenhum comentário:

Postar um comentário