domingo, 1 de abril de 2012

Mente sã...corpo são...

Blog de amagiadeeducar :A Magia de Educar, Mente sã...corpo são...

Todos nós sabemos que uma criança arrasta, engatinha, corre, pula, joga, fantasia ,faz e fala coisas que muitas vezes não entendemos.Mas podemos resumir sua marca característica uma intensidade motora e a fantasia. No espaço que lhe sobras entre os locais que vive.
Por mais restrito que seja seu espaço, tanto em casa como na escola ainda resta um espaço de liberdade para pensar, para se mexer, irá brincar, para criticar, e é ai que ela aprende.Por isso podemos pensar que a criança aprende numa educação de corpo inteiro
Por isso uma educação para  a liberdade precisa, deve ter a preocupação, sempre em seus princípios, de ampliar o espaço para educar os pequenos E esta preocupação deve ser iniciada desde bem cedo e deverá ser conduzidos assim para a escola e para a vida.
Os pais como vimos deve colocar esse espaço prioritariamente em suas vidas, tanto quanto a escola
È se  pensar durante a aprendizagem , deve haver momentos de imobilidade,e momentos de agitação. O fundamental é que em todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança.
Uma coisa é certa, negar a cultura infantil é, no mínimo, mais uma cegueira do sistema família e escola.
Corpo e mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo. Ambos devem ter assento  na escola, não uma(mente) para aprender e o outro ( o corpo) para transportar,mas ambos para se emancipar.
 No entanto percebe -se que esta não é ainda a realidade Estar preso a sala para desenvolver um currículo só de conhecimento , em muitas escolas é a tónica do currículo escolar .Mesmo em casa ,os pais aprovam e querem para seus filhos uma escola que as crianças trazem estejam na  sala enchendo os cadernos
 Por causa dessa concepção de que a escola só deve mobolizar a mente, o corpo fica reduzido a um estorvo que, que quanto mais quieto estiver, menos atrapalha. E mais aprende.
"Sem viver concretamente, corporalmente, as relações espaciais e temporais de que a cultura infantil é repleta, fica difícil falar em educação concreta,  em conhecimento significativamente, em formação para a democracia e assim por diante." (Freire ,João Batista)
E acrescenta: Sugiro que,  a cada ano letivo, por ocasião das matrículas tantos os pais quanto a escola não esqueçam de fazer a matrícula do corpo das crianças!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário