sábado, 21 de abril de 2012

São tomás Aqui e o Agape

Nesse último mês li o livro do Padre Marcelo Rossi. Embora não seja um grande religioso, nem pratique nenhuma religião algumas vezes gosto de ler alguns textos (e livros, artigos, poemas, etc)  desse tipo de conteúdo.  Em especial gosto do Padre Marcelo, pois mesmo sendo um padre e um defensor da Igreja Católica, ele sempre me passou uma mensagem mais ampla e menos dogmática ligada ao amor. Eu, pessoalmente, acredito que o amor  – fraterno e puro – seja a chave para resolver grande parte de nossas mazelas. Antes que eu me esqueça, o livro é o Ágape da editora Globo.
Esse livro é basedo nos textos do Evangelho de São João. Gosto dessa parte da bíblia, pois sempre me pareceu os textos mais vívidos em referência dos demais ( sim, eu li a bíblia e outros livros sagrados. Recomendo).  Num dos capítulos do livro, o autor nos traz um poemoa escrito por São  Tomás Aquino. Irei transcreve um trecho abaixo:
Que eu chegue a Ti, Senhor
por um caminho seguro e reto;
caminho que não se desvie
nem na prosperidade nem na adversidade,
de tal form que eu Te dê graças
nas horas prósperas e nas adversas,
conserve a paciência,
não me deixando exaltar pelas primeiras
nem abater pelas outras.

Que nada me alegre ou me entristeça,
exceto o que me conduza a Ti
ou que de Ti me separe

Que eu não deseje agradar
nem receie desagradar senão a Ti
Tudo que passa torne-se desprezível
a meus olhos
por Tua causa, Senhor;
e tudo o que Te diz respeito me seja caro,
mas Tu, meu Deus, mais do que o resto.
O restante do texto deixo para que procurem no google. Mas essa pequena parte já mostra devoção do santo a Deus. Entretanto, se isso já não fosse o suficiente, existe uma mensagem linda de abnegação e busca da humildade, essas sim, são coisas a ficarem retidas em nossa mentes independente de religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário