sexta-feira, 20 de abril de 2012

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Andragogia e a arte de ensinar aos adultos
“Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível eaplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferençasem suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adultoaprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que nãosabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade decompreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido emfuão da necessidade dos estudantes, pois o indiduos independentesautodirecionados.Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno,na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vidadiária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao seenvolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional. A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". Aconfrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensinoaprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em umaação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mãodupla.São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores deuma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. Ametodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores damotivação e da experiência dos aprendizes adultos.Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e nãosomente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais deresolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em umespaço mais significativo.Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou oestudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas naeducação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividadeeducacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultosaprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como oadulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas, do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, abagagem de informação trazida por seus educandos.” 
Ref: Gabriel PerisséAutora: Amelia HamzeEducadoraProfª UNIFEB/CETEC e FISO -

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