quarta-feira, 18 de junho de 2014

modelo de prova / 6º ano ARTE ROMANA♥

ATIVIDADES

1º - Representações fiéis da realidade e valorizou a delicadeza dos pequenos detalhes. Esse estilo se enquadra na pintura romana no:
a) 1ª estilo
b) 2ª estilo
c) 3ª estilo
d) 4ª estilo
e) 5ª estilo
2ª - A técnica de pintura utilizada pelos romanos recebia seu nome em relação ao processo que era usado na sua composição. Que técnica era esta?
a) Pintura a Óleo
b) Técnica em gesso
c) Encáustica
d) Afresco
e) Técnica do ocre
3ª - Como se chama o recurso arquitetônico desconhecido pelos gregos e egípcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos:
a) arco e abóbora
b) abóbora e arcu
c) habóbada e arco
d) arco e abóbada
e) bóbada e arcco
4ª - Na estatuaria romana, a característica dá-se pela:
a) representação idealizada e bela das pessoas;
b) representação fiel da realidade e das pessoas;
c) representação detalhada das imagens e seres;
d) representação de motivos tribais com precisão;
e) representação distorcida da realidade observada.
5ª - Fazem parte das inovações romanas:
a) arco, flecha, cimento e colunas dóricas;
b) arco, abóbora, cimento e colunas decorativas;
c) arco, abóbada, concreto e colunas jônicas;
d) arco, abóbada, concreto e colunas decorativas;
e) arco, abóbora, concreto e colunas decorativas.

6ª - A arte romana reúne duas ideias importantes, embora diversas, herdadas dos etruscos e dos gregos. Quais são elas?

7ª - Os gregos construíram seus templos não para receber pessoas, mas para abrigar as estatuas das divindades e serem admirados de fora. Já os romanos procuraram criar grandes espaços interiores. Lembrando que os templos gregos eram construídos com colunas:
a) – Explique porque o arco, herdado dos etruscos foi fundamental para a arquitetura romana.
b) – Além do arco, que outro elemento arquitetônico foi fundamental para que osromanos pudessem criar grandes espaços interiores?
c) – Dê um exemplo de templo grego e um templo romano:

8ª - Que características do povo romano nos são reveladas por suas obras como o’aqueduto de Le Pont Du Gard?

9ª – Descreva a técnica do  mosaico:

10ª – Descreva a técnica do afresco:

GABARITO

GABARITOS

ARTE ROMANA  - 6º ANO 
ARTE ROMANA
C
D
D
B
D

5 comentários: