O Mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral
O mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral |
O mamoeiro (1925), Tarsila retrata a paisagem brasileira com intenso colorido.
"Esta obra mostra o início da ocupação dos morros das grandes cidades. A simplificação e estilização das formas promovem certa relação com o cubismo.
Mostrando a vida simples, o dia a dia das pessoas ( roupas no varal), vizinhas que se visitam, mãe com filhos.
É importante refletir sobre a mudança de hábitos das pessoas a partir
da grande concentração de pessoas que hoje habitam os morros. Frutas e plantas tropicais são estilizadas geometricamente.
Apesar de ter tido contato com
as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias
modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana,
foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade,
Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a
frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco. Este grupo foi o
mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1924, em meio à uma viagem de
"redescoberta do Brasil" com os modernistas brasileiros e com o poeta
franco-suíço Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artística "Pau-Brasil", dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros,
onde surgem os "bichos nacionais"(mencionados em poema por Carlos
Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as
máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana. A Antropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras,
como no ritual canibal (em que se devora o inimigo com a crença de
poder-se absorver suas qualidades), para que a arte nacional ganhasse
uma feição mais brasileira.
Tarsila do Amaral foi à representante do movimento Pau-Brasil que, subdividido nas fases construtivo, exótico e metafísico, representa o cúmulo da brasilidade, traduzida não somente em seus temas humanos e nacionais, como também nas cores vivas até então rejeitadas por uma academia retrógrada e passadista.
Seus
tons, de intensidade e força absurdas, são reminiscências de infância
da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então,
Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora cada colorido
excessivo para, assim, melhor representar um país-aquarela."
"O Mamoeiro pertence à Fase Pau-Brasil. Nessa fase as pinturas de Tarsila exaltavam
a natureza tropical, valorizavam a brasilidade, os tipos humanos como
os caboclos e os negros, e a tranqüilidade das pequenas cidades" (.Fonte:http://fotolog.terra.com.br/mev:16 )
Nesta
fase a influência da escola cubista é marcante ,mas a diferença entre
Tarsila e os outros pintores da época reside no fato de que ela
representa a temática de nosso país com cores fortes - ditas caipiras -
que seus professores diziam ser de mau gosto desaconselhando-a a
utilizá-las m sua obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário