sexta-feira, 29 de maio de 2015

Maisa Veiga‎PROFESSORES CAMPO GRANDE-MS

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Primeiro quero me apresentar profissionalmente: sou professora desde 1.994, na rede estadual, formada em Letras, com especialização na área de Língua Portuguesa – lato sensu, e uma série de curso de formação e aperfeiçoamento, atualmente curso especialização em Gestão Escolar. Meu concurso no estado data de fevereiro de 2000, minha colocação foi 28º lugar.
Estou fazendo esse esclarecimento porque assim como o Governo vem a publico dizer que somos o terceiro estado que melhor paga os professores e apresenta como salário de professor um o valor de mais ou menos R$ 5.500,00, sinto-me na obrigação de fazer alguns esclarecimentos:
1º - Estudei por anos em uma universidade, fiz especialização Lato sensu, e vários cursos de aperfeiçoamento profissional, logo não reivindico algo fora de minha realidade ou de minha capacidade intelectual, sou um profissional que deseja ser valorizado economicamente;
2º - Para ter o reconhecimento profissional busco exercer minhas atribuições com competência, como professora chego no horário estabelecido cumpro com minhas obrigações – e faço aqui um parênteses: todos aqueles que até o momento atacam os professores e chamam de irresponsáveis ou não capacitados, ainda não os vi visitando as escolas e ensinando a fazer melhor – faço meus planejamentos, imprimo as atividades a serem dadas as meus alunos, com meus próprios recursos, compro materiais que são necessários aos meus fazeres pedagógicos, elaboro minhas atividades aos finais de semana ( hora extra) e corrijo provas;
3º Muito sem jeito apresento meu holerite
• meu salário base é R$ 5.623,92 após 20 anos de magistério, por 40horas, e com especialização Lato sensu;
• entre outras coisas são descontados do meu salário: imposto de renda no valor de R$ 859,71; cassems R$ 404,92 ( plano de saúde) e ms prev R$ 742,35 ( previdência)
• ficando meu salário liquido R$ 3.616,93.
Então, eu com todo esse tempo de carreira não consigo receber liquido R$ 5.000,00.
Um professor em inicio de carreira, ou seja, os contratados, porque esses são sempre iniciantes, não recebem por tempo de serviço, não contam os anos anteriores recebem apenas R$ 3.994,20, mas precisa ter 40 horas para chegar nesse valor! E aqui não estão inclusos os descontos comuns – Imposto de Renda, MS Prev e Cassems.
Portanto, em respostas aos muitos comentários: - Nós professores temos sim respeito pela nossa profissão, somos responsáveis e comprometidos e acima de tudo amamos o que fazemos, porque só por amor alguém exerce essa profissão! Por que não desistimos? Porque não se explica o amor! Somos idealistas e apaixonados, podemos e temos defeitos, mas buscamos o melhor para nossos alunos, trabalhamos de graça em festas Juninas, festas da primavera, do folclore, entre outros, em nossas escolas, em horário extra. Quando faltam materiais compramos, pedimos e reciclamos para dar dignidade aos nossos alunos.
Pergunto a qualquer funcionário liberal: você consegue sustentar sua família dando a ela dignidade e as mesmas condições, recebendo o meu salário?
Eu não consegui vaga nas creches para minhas filhas, logo pago escolinha, e não pago tempo integral, porque não conseguiria dar a elas uma alimentação adequada e nem as vestiria ou calçaria, na verdade a roupa da maior fica para a menor!
Assim, você, profissional liberal, continua achando que não merecemos receber melhor? Que somos factoides de partidos políticos? Que não queremos reconhecimento profissional? Cabe a você que não vive o que vivo julgar minhas atitudes? A você peço respeito! Faço uso aqui uso das falas de uma profissional da educação que disse: “só quem vive com esse salário tem autoridade para falar de como é viver com ele, suas necessidades, suas carências e se ele é o suficiente ou não para sobreviver. “ Não estamos fazendo politicagem, temos necessidades reais!
Por tudo isso, venho pedir apoio aos nossos deputados, venham caminhar conosco, venha ao nosso sindicato, venham ouvir nossas necessidades, venham ver nossas escolas. Não nos procurem apenas na época das eleições prometendo verbas parlamentares para fazer reformas em nossas instituições, somos mais que voto, SOMOS GENTE!
Não fiquem na defensiva, não estamos aqui porque o Governador é do PSDB, estamos aqui porque queremos respeito, dignidade, coerência com as ações. Nós não temos que ser o terceiro estado a pagar melhor os profissionais da educação, temos que ser o primeiro, porque todo discurso político diz prioridade na educação, mas quando o professor pede um salário melhor ele é chamado de factoide de partido, de irresponsável, de incompetente, de Pau mandado de sindicato!
Senhor Governador não tenha orgulho de pagar R$ 5.500,00 por 40 horas, para um profissional que levou mais de 20 ans, com especialização, para chegar nesse valor, - eu tenho completos 21 anos de educação e não consegui ser letra D, para chegar nesse valor - porque por esse salário o senhor não manteria sua família, dando a ela dignidade! Aliás qual de vocês senhores trocariam seu salário pelo meu? Qual dos senhores sobreviveria com o meu salário, por um mês? Quem conseguiria dar dignidade a suas famílias com esse valor?
Não queremos ter o vosso salário, queremos o nosso salário, queremos respeito, não brinquem de governar, não brinquem com nossas necessidades!
Maisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário