ESCOLA ESTADUAL LEME DO
PRADO
CIÊNCIAS- 6ª ANO : A E
B- MAATUTINO-PROF- FATIMA DOROTEIA-2ª
SIMULADO
26-É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco
produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém
a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório
fixo de nitrogênio, promover a liberação de nutrientes lentamente, além de
impedir a compactação de solos argilosos e promover a
agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da (GABARITO A)
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos
do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas
temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da
rocha.
27-Em que camada da Terra se origina a lava que escapa pelos
vulcões?
a) Do núcleo.
b) Das placas tectônicas.
c) Do manto. ( GABARITO C)
d) Da crosta.
28-Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade
como esse que ocorreu no Chile?
a) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e,
por isso, quase não percebemos os tremores.
(GABARITO A)
b) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa
tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
c) A localização do Brasil não interfere na percepção dos
tremores.
d) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por
isso, quase não percebemos os tremores.
29-Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a
degradação do solo e da atmosfera?
a) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na
plantação.
b) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e
plantação de milho.
c) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho. (GABARITO A)
d) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal
cheio de insetos.
30-Leia, atentamente, o texto:
Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em
suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa
mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata,
economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando
tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados
das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em
seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali
plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das
plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante
quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a
surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto,
ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes
foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e
lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas,
com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o
proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de
cupinzeiros e formigueiros. Quais as atitudes do proprietário que contribuíram
para a degradação do solo e da atmosfera?
a) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na
plantação.
b) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e
plantação de milho. (GABARITO A)
c) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho.
d) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal
cheio de insetos.
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SIMULADO DE
ARTE- 6ª ANOS: A E B- MATUTINO-
PROF . FATIMA DOROTEIA.
41- A arte dos egípcios era ligada a um fundamento básico,
que norteou toda a sua
antiga civilização.
Esse fundamento era
(A) a democracia
(B) a religião (GABARITO B)
(C) o culto à beleza
(D) o racionalismo
42-A arquitetura do antigo Egito forneceu para a posteridade
a mais fértil e expressiva
documentação sobre a
cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se
indicar a
(A) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.(GABARITO C)
(B) utilização de porcelanato queimado na construção de
paredes, escadarias e de colunas.
(C) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
(D) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as
figuras retratadas
43- A arquitetura da antiga Grécia forneceu para a
posteridade a mais fértil e expressiva
documentação sobre a
cultura grega. Entre suas principais características pode-se
indicar a:
(A) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito
rara.
(B) utilização de porcelanato queimado na construção de
paredes, escadarias e de colunas.
(C) grandeza nas dimensões e construções sólidas. ( GABARITO C)
(D) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratada
44- A arquitetura egípcia, riquíssima, deixou como legado
(A) nuragues, mastabas e grandes palácios
(B) zigurates, pirâmides e hipogeus ( GABARITO C)
(C) mastabas, hipogeus e pirâmides
(D) mesquitas, templos e zigurates
45-Todos os itens abaixo listados correspondem à legados
culturais da civilização
egípcia, EXCETO:
(A) Esfinge de Gizé
(B) Pirâmides de Quéops, Quéfren e
Miquerinos (GABARITO D)
(C) Pirâmide de Djoser,
Saccara
(D) Palácio de
Cnossos
SIMULADO DE ARTE ;
7ª ANO: A-B-C-PROFESSORA FATIMA
DOROTEIA(MART A E B-/VESP-C e D)
41-O maneirismo
surgiu em uma época de profundas modificações políticas, econômicas e
religiosas, e as disputas políticas entre o papa e os imperadores, as reformas
protestantes e a contrarreforma católica; e as guerras religiosas passaram a se
referir nas obras artísticas. Maneirismo é uma palavra que vem do italiano
(maneira), significando que a pintura era identificada pelo seu estilo, no
caso, (GABARITO C)
(A) o uso exagerado da cor dourada e do lilás na decoração
interna de igrejas.
(B) o uso de
elementos decorativos que lembravam as letras “s” e “c” conhecidos como
rocailes.
(C) corpos distorcidos, bastante alongados, sendo, às vezes,
exageradamente musculosos.
(D) o emprego de
linhas curvas e sinuosas inspiradas na natureza.
42-A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na
História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a
eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo,
suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:
A) ater-se às formas da realidade, procurando o sentido
essencial e interior a cada qual;
(B) tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos,
cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores; (GABARITO B)
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a
justiça, o bem;
(D) transpor os sentimentos interiores para formas
figurativas.
43-O método de análise utilizado para se evidenciar, em uma
tela, repinturas ou desenhos subjacentes é:
(A) irradiação de infravermelho; (GABARITO A)
(B) raios X;
(C) microscópio eletrônico;
(D) cromatografia.
44-Michelangelo, Rafael e Leonardo constituem, segundo os historiadores da arte, o ápice da arte renascentista. Cada um alcança um grau de excelência inédito que tanto aprofunda os caminhos anteriores como também abre novas e inesperadas pesquisas. Michelangelo foi considerado o maior de todos, a ponto de ter conseguido o que parecia impossível: ir além, superar os antigos com sua arte sublime. Para o século XVI, a questão que se colocava era o que pode haver depois de Michelangelo, de Rafael, de Leonardo? Pensar em ultrapassá-los não teria sentido, só restaria fazer arte à maneira deles. Define-se, assim, aquilo que a história da arte chamou de Maneirismo, situado entre o Renascimento e o Barroco. O Maneirismo diferencia-se como: (GABARITO D)
(A) o momento em que se abrem as academias de belas-artes e
se institui o ensino acadêmico; (B) o momento em que não se acredita que os
antigos gregos foram os maiores, mas sim os antigos romanos;
(C) o momento em que predominou o gosto pelo bizarro, pelo
excêntrico e pelo afetado, inspirado pelos relatos das viagens de
descobrimento;
(D) o momento em que
a arte começa a imitar a própria arte.
45-As principais diferenças estilísticas entre a arte do
renascimento e a arte barroca são:
(A) formas claras, cores claras, composição dinâmica no
Renascimento; formas com contornos definidos, composição fria e temas
religiosos no Barroco;
(GABARITO B)
(B) formas claras, linhas nítidas, composição estática e
legível no Renascimento; formas contrastantes, contornos obscuros, composição
movimentada no Barroco;
(C) formas afetadas,
figuras retorcidas, espaço enviesado no Renascimento; formas abertas, espaço
obscuro, figuras monumentais no Barroco;
(D) formas enquadradas pela geometria, claro-escuro tênue, composição
estática e rígida no Renascimento; formas ogivais e verticalizadas, fundo
dourado e figuras com gestos contorcidos no barroco;
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------8º ANO: A
MATUTINO E 8º C VESPERTINO- ARTE- PROFESSORA FÁTIMA DOROTEIA DE ARRUDA
LIMA.
41
-As igrejas
barrocas brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa
litorânea com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e
ordens religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como:
(A) fachadas com colunas colossais, entablamento projetado e
frontão curvo, planta elíptica e revestimento em mármores; (GABARITO C)
(B) fachadas com colunas simples, frontão sobreposto e
torres sineiras, planta com nave retangular e capela-mor transversal e
decoração em estuque e gesso;
(C) fachadas maciças e com poucos elementos decorados,
frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor retangulares
e decoração em talha dourada;
(D) fachada com pórtico de entrada, torre sineira única e
centralizada, planta elíptica e altar-mor embutido na parede e decoração com
mármores coloridos
.
42-O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte
moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX, tendo como
protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e Pissaro.
Distintamente da arte dos períodos anteriores, o impressionismo buscava:
(A) retratar a realidade de modo realista, com uma técnica
apurada que dava atenção maior aos detalhes representados;
(B) representar a intensidade dos sentimentos com cores
fortes e contrastantes e gestos marcados; (GABARITO C)
(C) captar as
impressões visuais – o que o olho do pintor vê - mais do que copiar fielmente
os objetos da realidade;
(D) representar a realidade segundo as figuras geométricas –
o cubo, a esfera, o cilindro.
43- Suporte tradicional da pintura, antes da invenção do quadro
de cavalete na segunda metade do século XV durante o Renascimento, o afresco
apresenta particularidades técnicas que o caracterizam, entre as quais: (GABARITO A)
(A) vincula-se à arquitetura do lugar, uma vez que a
aplicação do desenho e das tintas ocorre no reboco ainda úmido de uma parede. À
medida que ocorre o processo de secagem, o reboco absorve a tinta;
(B) não depende da arquitetura, uma vez que é aplicado numa
superfície lisa de madeira;
(C) vincula-se à
arquitetura, uma vez que é aplicado numa superfície lisa de madeira de um
retábulo de igreja;
(D) não depende da arquitetura, uma vez que se trata de um
desenho impresso em papel.
44-A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na
História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a
eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo,
suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:
(A) ater-se às formas
da realidade, procurando o sentido essencial e interior a cada qual;
(B) tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos,
cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores; (GABARITO B)
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a
justiça, o bem;
(D) transpor os sentimentos interiores para
formas figurativas.
45--EM 1816, desembarca no
Rio de Janeiro, então capital do reino de Portugal, Brasil e Algarves, a Missão
Artística Francesa, liderada por Lebreton e composta por Debret, Taunay e
Grandjeam de Montigny, entre outros, tendo como principal objetivo:
(A) instituir o
ensino das Belas-artes e elevar o gosto na ex-colônia; (GABARITO
A)
(B) fazer retratos, estátuas e palácios para o Rei e sua
corte;
(C) preparar os
festejos para o casamento real de D. Pedro I e D. Leopoldina;
(D) divulgar e incentivar o estilo barroco na capital do
reino.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------SIMULADO DE ARTE -
9º ANO- TURMA C- VESPERTINO
41-O intercâmbio cultural foi traço marcante na história da arte
moderna. A influência da Polinésia em Gauguin, de Marrocos em Matisse, da
escultura negra no cubismo e no expressionismo, marcam, entre outros
cruzamentos culturais, o desejo de se ir além dos valores e do gosto da
civilização burguesa européia. Um dos casos mais conhecidos foi o impacto das
gravuras japonesas nos artistas do impressionismo e pós-impressionismo. Monet,
Manet, Degas , Renoir, Van Gogh, Cézanne
e Gauguin recebem nítida influências das gravuras de Hokusai e Utamaro
divulgadas na Europa a partir de meados do século XIX. Em termos
plásticos, as diferenças que marcavam tais gravuras que atraíram a atenção dos
artistas modernos são:
(A) estrutura espacial fora dos padrões da perspectiva
renascentista, cores chapadas, ausência de claro-escuro, linhas ondulantes e
suaves, grafismo construtivo e distribuição assimétrica;
(B) estrutura
espacial planar, tons em preto e branco, gestualidade nervosa e evidência dos
veios da madeira;
(GABARITO A)
(C) estrutura espacial perspectivada, linhas dispersas,
ausência de volume, predomínio de manchas;
(D) estrutura
espacial evanescente, ausência de figuração, predomínio de massas cromáticas
vaporosas e fluidas.
42- Uma das telas mais consagradas da História da Arte, As
Meninas de Diego Velazquez, pintada em 1656, tem como tema, numa surpreendente
inversão, o próprio pintor em atividade (olhando fixo para seu pretenso
modelo), tendo ao seu lado a Infanta Margarita e suas damas de honra. Com esta
inversão de ponto de vista o pintor arma um verdadeiro jogo intrigante porque:
(A) o retratado está
ausente da cena, restando ao pintor pintar sua própria atividade;
(B) o retratado é um
pintor qualquer que junto com a Infanta e seu séquito pousou de modelo a
Velazquez;
(GABARITO C)
(C) o lugar do
retratado é um lugar vago que pode ser tanto ocupado pelo Rei, quanto pelo
espectador que se vê incluído na cena;
(D) o retratado é Deus,
que não pode ser representado com figuras, por isso está presente em todos os
lugares.
43-Com relação ao patrimônio cultural brasileiro, é correto
afirmar que:
(A) a Constituição
Federal declarou tombados todos os documentos e os sítios detentores de
reminiscências históricas dos antigos quilombos;
(B) cabem ao Programa Nacional de Apoio à Cultura a gestão
da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a
quantos dela necessitem;
(C) será protegido
com exclusividade pela União; (GABARITO A)
(D) tem como formas
de proteção os inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e
usucapião.
44-Toda intervenção
destinada a manter a integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio
Cultural é definida como:
(A) salvaguarda; (GABARITO C)
(B) conservação;
(C) restauração;
(D) consolidação.
45-A arte dita
abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental,
emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas
artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo
russo). O próprio da arte abstrata é: (GABARITO B)
(A) ater-se às formas da realidade, procurando o sentido
essencial e interior a cada qual;
(B) tomar as formas
plásticas (linhas, pontos, planos, cores) como elementos autônomos que não
remetem a significados exteriores;
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a
justiça, o bem;
(D) transpor os sentimentos interiores para formas
figurativas.
DOMINGO, 17/05/2015.
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