quarta-feira, 20 de maio de 2015

SEGUNDO SIMULADO

ESCOLA ESTADUAL LEME DO  PRADO
CIÊNCIAS- 6ª ANO  : A E B- MAATUTINO-PROF-  FATIMA DOROTEIA-2ª SIMULADO
26-É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como:  retém
a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promover a liberação de nutrientes lentamente, além de
impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos.
O húmus é um componente do solo e é formado a partir da  (GABARITO  A)
A) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
B) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
C) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
D) transformação dos minerais primários em minerais secundários.

27-Em que camada da Terra se origina a lava que escapa pelos vulcões?
a) Do núcleo.
b) Das placas tectônicas.
c) Do manto.    (    GABARITO C)
d) Da crosta.

28-Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como esse que ocorreu no Chile?
a) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.    (GABARITO A)
b) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
c) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
d) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.

29-Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera?
a) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação.
b) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho.
c) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho.    (GABARITO A)
d) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos.

30-Leia, atentamente, o texto:
Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros. Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera?
a) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação.
b) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho.  (GABARITO A)
c) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho.
d) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos.
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SIMULADO  DE  ARTE- 6ª ANOS: A E  B- MATUTINO-
PROF . FATIMA   DOROTEIA.
41- A arte dos egípcios era ligada a um fundamento básico, que norteou toda a  sua
antiga  civilização. Esse fundamento era
(A) a democracia
(B) a religião    (GABARITO B)
(C) o culto à beleza
(D) o racionalismo

42-A arquitetura do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva
documentação  sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se
indicar  a
(A) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.(GABARITO  C)
(B) utilização de porcelanato queimado na construção de paredes, escadarias e de colunas.
(C) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
(D) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras  retratadas



43- A arquitetura da antiga  Grécia forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva
documentação  sobre a cultura grega. Entre suas principais características pode-se
indicar  a:
(A) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.
(B) utilização de porcelanato queimado na construção de paredes, escadarias e de colunas.
(C) grandeza nas dimensões e construções sólidas.   ( GABARITO C)
(D) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as  figuras retratada


44- A arquitetura egípcia, riquíssima, deixou como  legado
(A) nuragues, mastabas e grandes palácios
(B) zigurates, pirâmides e hipogeus        (  GABARITO C)
(C) mastabas, hipogeus e pirâmides
(D) mesquitas, templos e zigurates

45-Todos os itens abaixo listados correspondem à legados culturais da civilização
egípcia,  EXCETO:
(A) Esfinge de Gizé
(B) Pirâmides de Quéops, Quéfren  e  Miquerinos        (GABARITO D)
(C) Pirâmide de Djoser,  Saccara
 (D) Palácio de Cnossos


SIMULADO DE  ARTE ;  7ª ANO: A-B-C-PROFESSORA  FATIMA DOROTEIA(MART A E B-/VESP-C e D)
41-O maneirismo surgiu em uma época de profundas modificações políticas, econômicas e religiosas, e as disputas políticas entre o papa e os imperadores, as reformas protestantes e a contrarreforma católica; e as guerras religiosas passaram a se referir nas obras artísticas. Maneirismo é uma palavra que vem do italiano (maneira), significando que a pintura era identificada pelo seu estilo, no caso,         (GABARITO  C)
(A) o uso exagerado da cor dourada e do lilás na decoração interna de igrejas.
 (B) o uso de elementos decorativos que lembravam as letras “s” e “c” conhecidos como rocailes.
(C) corpos distorcidos, bastante alongados, sendo, às vezes, exageradamente musculosos.
 (D) o emprego de linhas curvas e sinuosas inspiradas na natureza.

42-A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:
A) ater-se às formas da realidade, procurando o sentido essencial e interior a cada qual;
(B) tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos, cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores;        (GABARITO B)
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a justiça, o bem;
(D) transpor os sentimentos interiores para formas figurativas.

43-O método de análise utilizado para se evidenciar, em uma tela, repinturas ou desenhos subjacentes é:
(A) irradiação de infravermelho;    (GABARITO A)
(B) raios X;
(C) microscópio eletrônico;
(D) cromatografia.

44-Michelangelo, Rafael e Leonardo constituem, segundo os historiadores da arte, o ápice da arte renascentista. Cada um alcança um grau de excelência inédito que tanto aprofunda os caminhos anteriores como também abre novas e inesperadas pesquisas. Michelangelo foi considerado o maior de todos, a ponto de ter conseguido o que parecia impossível: ir além, superar os antigos com sua arte sublime. Para o século XVI, a questão que se colocava era o que pode haver depois de Michelangelo, de Rafael, de Leonardo? Pensar em ultrapassá-los não teria sentido, só restaria fazer arte à maneira deles. Define-se, assim, aquilo que a história da arte chamou de Maneirismo, situado entre o Renascimento e o Barroco. O Maneirismo diferencia-se como:          (GABARITO   D)
(A) o momento em que se abrem as academias de belas-artes e se institui o ensino acadêmico; (B) o momento em que não se acredita que os antigos gregos foram os maiores, mas sim os antigos romanos;
(C) o momento em que predominou o gosto pelo bizarro, pelo excêntrico e pelo afetado, inspirado pelos relatos das viagens de descobrimento;
 (D) o momento em que a arte começa a imitar a própria arte.

45-As principais diferenças estilísticas entre a arte do renascimento e a arte barroca são:
(A) formas claras, cores claras, composição dinâmica no Renascimento; formas com contornos definidos, composição fria e temas religiosos no Barroco;   (GABARITO B)
(B) formas claras, linhas nítidas, composição estática e legível no Renascimento; formas contrastantes, contornos obscuros, composição movimentada no Barroco;
 (C) formas afetadas, figuras retorcidas, espaço enviesado no Renascimento; formas abertas, espaço obscuro, figuras monumentais no Barroco;
(D) formas enquadradas pela geometria, claro-escuro tênue, composição estática e rígida no Renascimento; formas ogivais e verticalizadas, fundo dourado e figuras com gestos contorcidos no barroco;
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------8º ANO: A   MATUTINO  E    8º C VESPERTINO-  ARTE- PROFESSORA  FÁTIMA DOROTEIA DE  ARRUDA  LIMA.
41
-As igrejas barrocas brasileiras distribuem-se pelas principais cidades ao longo da costa litorânea com destacável unidade de estilo. Apesar das diferentes localidades e ordens religiosas, características em comum podem ser apontadas, tais como:
(A) fachadas com colunas colossais, entablamento projetado e frontão curvo, planta elíptica e revestimento em mármores;    (GABARITO C)
(B) fachadas com colunas simples, frontão sobreposto e torres sineiras, planta com nave retangular e capela-mor transversal e decoração em estuque e gesso;
(C) fachadas maciças e com poucos elementos decorados, frontão triangular e torres sineira, planta com nave e capela-mor retangulares e decoração em talha dourada;
(D) fachada com pórtico de entrada, torre sineira única e centralizada, planta elíptica e altar-mor embutido na parede e decoração com mármores coloridos
.
42-O impressionismo foi um dos movimentos inaugurais da arte moderna. Surgiu na França na segunda metade do século XIX, tendo como protagonistas os pintores Monet, Manet, Renoir, Degas, Sisley e Pissaro. Distintamente da arte dos períodos anteriores, o impressionismo buscava:
(A) retratar a realidade de modo realista, com uma técnica apurada que dava atenção maior aos detalhes representados;
(B) representar a intensidade dos sentimentos com cores fortes e contrastantes e gestos marcados;           (GABARITO C)
 (C) captar as impressões visuais – o que o olho do pintor vê - mais do que copiar fielmente os objetos da realidade;
(D) representar a realidade segundo as figuras geométricas – o cubo, a esfera, o cilindro.

43-  Suporte tradicional da pintura, antes da invenção do quadro de cavalete na segunda metade do século XV durante o Renascimento, o afresco apresenta particularidades técnicas que o caracterizam, entre as quais:     (GABARITO A)  
(A) vincula-se à arquitetura do lugar, uma vez que a aplicação do desenho e das tintas ocorre no reboco ainda úmido de uma parede. À medida que ocorre o processo de secagem, o reboco absorve a tinta;
(B) não depende da arquitetura, uma vez que é aplicado numa superfície lisa de madeira;
 (C) vincula-se à arquitetura, uma vez que é aplicado numa superfície lisa de madeira de um retábulo de igreja;

(D) não depende da arquitetura, uma vez que se trata de um desenho impresso em papel.

44-A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:
 (A) ater-se às formas da realidade, procurando o sentido essencial e interior a cada qual;
(B) tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos, cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores;      (GABARITO  B)
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a justiça, o bem;
 (D) transpor os sentimentos interiores para formas figurativas.

45--EM  1816, desembarca no Rio de Janeiro, então capital do reino de Portugal, Brasil e Algarves, a Missão Artística Francesa, liderada por Lebreton e composta por Debret, Taunay e Grandjeam de Montigny, entre outros, tendo como principal objetivo:

 (A) instituir o ensino das Belas-artes e elevar o gosto na ex-colônia;      (GABARITO  A)
(B) fazer retratos, estátuas e palácios para o Rei e sua corte;
 (C) preparar os festejos para o casamento real de D. Pedro I e D. Leopoldina;
(D) divulgar e incentivar o estilo barroco na capital do reino.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------SIMULADO  DE  ARTE -  9º ANO- TURMA C-  VESPERTINO
41-O intercâmbio cultural foi traço marcante na história da arte moderna. A influência da Polinésia em Gauguin, de Marrocos em Matisse, da escultura negra no cubismo e no expressionismo, marcam, entre outros cruzamentos culturais, o desejo de se ir além dos valores e do gosto da civilização burguesa européia. Um dos casos mais conhecidos foi o impacto das gravuras japonesas nos artistas do impressionismo e pós-impressionismo. Monet, Manet,  Degas , Renoir, Van Gogh, Cézanne e Gauguin recebem nítida influências das gravuras de Hokusai  e Utamaro  divulgadas na Europa a partir de meados do século XIX. Em termos plásticos, as diferenças que marcavam tais gravuras que atraíram a atenção dos artistas modernos são:
(A) estrutura espacial fora dos padrões da perspectiva renascentista, cores chapadas, ausência de claro-escuro, linhas ondulantes e suaves, grafismo construtivo e distribuição assimétrica;
 (B) estrutura espacial planar, tons em preto e branco, gestualidade nervosa e evidência dos veios da madeira;        (GABARITO  A)
(C) estrutura espacial perspectivada, linhas dispersas, ausência de volume, predomínio de manchas;
 (D) estrutura espacial evanescente, ausência de figuração, predomínio de massas cromáticas vaporosas e fluidas.

42- Uma das telas mais consagradas da História da Arte, As Meninas de Diego Velazquez, pintada em 1656, tem como tema, numa surpreendente inversão, o próprio pintor em atividade (olhando fixo para seu pretenso modelo), tendo ao seu lado a Infanta Margarita e suas damas de honra. Com esta inversão de ponto de vista o pintor arma um verdadeiro jogo intrigante porque:
 (A) o retratado está ausente da cena, restando ao pintor pintar sua própria atividade;
 (B) o retratado é um pintor qualquer que junto com a Infanta e seu séquito pousou de modelo a Velazquez;        (GABARITO  C)
 (C) o lugar do retratado é um lugar vago que pode ser tanto ocupado pelo Rei, quanto pelo espectador que se vê incluído na cena;
 (D) o retratado é Deus, que não pode ser representado com figuras, por isso está presente em todos os lugares.

43-Com relação ao patrimônio cultural brasileiro, é correto afirmar que:
 (A) a Constituição Federal declarou tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos;
(B) cabem ao Programa Nacional de Apoio à Cultura a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem;
 (C) será protegido com exclusividade pela União;    (GABARITO  A)
 (D) tem como formas de proteção os inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e usucapião.

 44-Toda intervenção destinada a manter a integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio Cultural é definida como:
(A) salvaguarda;   (GABARITO C)
(B) conservação;
(C) restauração;
 (D) consolidação.

45-A arte dita abstrata é fenômeno relativamente recente na História da Arte Ocidental, emergindo nas primeiras décadas do século XX, com a eclosão das vanguardas artísticas (cubismo, futurismo, neoplasticismo, suprematismo, construtivismo russo). O próprio da arte abstrata é:          (GABARITO B)
(A) ater-se às formas da realidade, procurando o sentido essencial e interior a cada qual;
 (B) tomar as formas plásticas (linhas, pontos, planos, cores) como elementos autônomos que não remetem a significados exteriores;
(C) inspirar-se nas ideias da razão, como a liberdade, a justiça, o bem;
(D) transpor os sentimentos interiores para formas figurativas.


DOMINGO, 17/05/2015.




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