quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SIMULADO DE ARTE- SEXTO ANO A E B

-
33-Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual, em suas múltiplas combinações, determinam a estrutura da obra visual e a compreensão essencial daquilo que vemos. São considerados componentes visuais básicos 
A) pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, arte-mídia, cinema, vídeo, colagem e arquitetura. 
B) volume, espaço, tempo, materiais, som, ação, roteiro, luz e sombra, planos e ângulos.
 C) ponto, linha, forma, cor, textura, composição, luz e sombra, roteiro, som e movimento. RESPOSTA D
 D) ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, dimensão, escala e movimento
E) Arte  Greco Romana.



34-A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres:
a) o retrato das famílias, feito de forma realista, com o uso de carvão.
b) a descrição de cenas relacionadas com a vida política da pólis.   RESPOSTA D
c) a descrição das trocas comercias intercontinentais.
d) a descrição de cenas de caça, rituais e símbolos cosmológicos.
e-Arte da Reciclagem, Graffiti, Arte Narrativa e Pastiche.



35-Entre os sítios arqueológicos que contêm os maiores acervos de arte rupestre do mundo, alguns estão localizados no Brasil, no estado do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato. O nome do parque que administra esses sítios no Piauí chama-se:
a) Parque Nacional Serra da Capivara                                  RESPOSTA LETRA  A
b) Parque Nacional da Serra da Mantiqueira
c) Parque Nacional da Serra das Areias
d) Jardim Botânico Piauiense
e) Parque Nacional Serra das Antas.


36-Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.
e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.                                                           RESPOSTA  LETRA  A




Nenhum comentário:

Postar um comentário