quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SIMULADO - SÉTIMO ANO A- B- C- D-

33-Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.  RESPOSTA   D

e- Impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.

34-A propósito do Renascimento Cultural, julgue as afirmações, verdadeiras ou falsas.
( ) Teve início na Alemanha, pois aquele país conseguiu de modo pioneiro unificar-se e propiciar condições econômicas, políticas e culturais para desenvolver tal projeto.
( ) Um dos seus traços marcantes foi o racionalismo que atendia às expectativas da burguesia no sentido de alcançar um domínio mais completo da natureza objetivando seus lucros.
( ) O teocentrismo desenvolveu-se como um importante valor cultural no período do Renascimento, marcado pela sacralização do mundo.
( ) O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo, fato que culminou no empirismo científico dos séculos XVII e XVIII.
 (   ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas. 
(  ) 
a) F – V – F – V  F RESPOSTA A
b) V – V – V – F
c) F – F – V – V
d) F – V – V – F
e) V – F – V – F




35-O Renascimento é considerado por muitos historiadores como um marco na revolução intelectual do Ocidente. Ocorreu primeiro na Itália e pode ser caracterizado por modificações nas artes em geral e em alguns conceitos anteriormente aceitos como imutáveis. Assinale o mais correto:
a) O humanismo, o heliocentrismo e o uso da fé como base para todo e qualquer pensamento ou criação artística.
b) As idéias de Santo Tomás de Aquino, a estética e os conceitos medievais.
c) O rompimento com a cultura e estética medievais, a valorização da cultura grecoromana, o racionalismo e o mecenato.
d) A resistência da burguesia aos novos valores.     RESPOSTAS C
e)escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.


36-Tendo em vista as relações existentes entre o Humanismo e o Renascimento, poder-se-ia afirmar que:
a) O Humanismo constituiu um movimento filosófico contrário ao Renascimento
b) o Humanismo foi o movimento que antecedeu ao Renascimento, sendo totalmente absorvido por este último;
c) o Humanismo e o Renascimento são movimentos contemporâneos, embora totalmente distintos e sem muitas relações entre si;
d) o Humanismo foi a visão do mundo que permitiu à herança greco-romana adquirir uma importância renovada no âmbito do movimento renascentista;  
                                                                                        RESPOSTA   D
 e-O artífice deveria representar passagens sacras.


GABARITO 1- LETRA D
2- LETRA-A
3-LETRA C
4-LETRA  D

Nenhum comentário:

Postar um comentário