quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SIMULADO OITAVO ANO- TURMAS A E C

33- Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
a- (   ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição  bidimensional fazem parte do estilo barroco.

b. (   ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente
geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.

c. (   ) Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamente simétrica em relação a perspectiva linear utilizada.

d. (   ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.

e-.Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada, revelando uma preocupação naturalista.

                                                                                                       RESPOSTAS-   33- F-F-V-V F 


34-Sobre o Barroco, pode-se afirmar que

a) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e
a Antiguidade.

b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno
.
c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa no século XVIII.

d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.

e- O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca   RESPOSTA   B



                                                                                 
35) Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

a (    ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade greco romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos.

b. (    ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.

c. (    ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.

d. (    ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca

e-(   )O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antigüidade grecoromana;

                                                                              RESPOSTA . F-V-F-FF 


36-A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras.

Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais.

 “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, América e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)

 Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como

 a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.

b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

 c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

 d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

e)Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.

                                                                                  RESPOSTAS- LETRA  B




Nenhum comentário:

Postar um comentário