NeoclassicismoPostado por Amanda Duarte
No século XVIII, em plena Europa surgiu uma nova tendência entre os artistas na produção das obras. Neoclassicismo tinha traços de uma nova burguesia que predominava a sociedade após a Revolução Francesa e também no Império de Napoleão. Tais traços provavelmente foram estimulados pelas descobertas da época. Escavações estavam sendo feitas em sítios arqueológicos de Atenas, Pompeu e Herculano.
Características
O período tem como características, principalmente, o retorno ao passado, tido pela imitação de artes antigas greco-latinas. Os heróis gregos e a simplicidade que eram aplicadas nas obras eram pontos contemplados na época. O movimento trouxe certa valorização ao passado. Os críticos acreditam que o Neoclassicismo pode ser visto com pontos semelhantes ao Romantismo.
Pintura e arquitetura
A arquitetura neoclássica segue a linha dos templos também ao estilo greco-romano, tanto para construções civis ou com intuito religioso. São vários exemplos dessa arquitetura, algumas delas são a igreja de Santa Genoveva e a Porta do Brandemburgo na cidade de Berlim.
A cidade de Roma era tida como uma das principais cidades que cultuavam o movimento. Lá morava o crítico Joachim Winckelmann, que foi considerado o fundador do neoclassicismo. Um dos trabalhos dentro da arquitetura no estilo é a Chiswick House, próximo a Londres e feita pelo Lorde Burlington.
A pintura da época seguia a linha de escultura clássica grega, renascentista italiana e com equilíbrio na composição. As características mais marcantes nas pinturas são o formalismo na composição e refletia o racionalismo dominante. Assim como os contornos em sintonia com a harmonia das cores.
O presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, era praticamente um amador e amante da arquitetura. O político tinha afinidade com as tendências que vinham da Europa, isso o fez planejar e projetar sua própria casa com traços do neoclassicismo.
Os artistas
Ainda no século XVIII houve um fortalecimento das academias como locais de ensino de arte e passaram a ser organizadores de exposições de trabalhos. Essas academias foram essenciais para a sobrevivência do movimento nas obras.
Nomes se destacam perante o movimento, um deles é o pintor Jacques-Louis David. O artista é considerado um dos principais pintores da época, pois era bastante prestigiado pelo governo depois da Revolução Francesa e até realizou trabalhos como desenho de trajes e cenários para eventos oficiais. Outro nome que merece ser destacado é de Jean-Auguste Dominique Ingres. O artista foi um dos alunos de David, conhecido em seu tempo por discussões públicas com Delacroix, onde defendia o Neoclassicismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário